Qual a melhor época para conhecer o Deserto do Atacama?

Você pode aproveitar qualquer época do ano para conhecer o Atacama. Mas tem 4 meses no ano em que a experiência é matadora.

Uma das primeiras perguntas que todo turista faz a si mesmo quando está programando a próxima viagem de lazer é qual a melhor época do ano para visitar o destino que ele deseja conhecer. No Deserto do Atacama não é diferente.

Vamos direto ao ponto, amigo viajante? 

Os melhores meses para você curtir o deserto mais seco do mundo são Abril, Maio, Outubro ou Novembro. Ponto.

Ah, então não posso curtir minhas férias de Janeiro ou minhas férias de Julho nesse lugar incrível? 

Claro que pode. Afinal, Inverno e Verão são as épocas que mais recebem turistas brasileiros em San Pedro de Atacama todos os anos. Isso se deve ao calendário de férias escolares do país, que acabam determinando quais são as altas temporadas de férias no Brasil. Para o Atacama, os meses de Dezembro, Janeiro e Julho não são necessariamente a alta temporada.

Por isso, fizemos aqui um rápido guia para te ajudar a entender por que Maio é melhor do que Janeiro para programar sua visita e seus passeios no deserto:

O verão é excelente para conhecer o deserto chileno, mas prepare-se para enfrentar muuuuuita chuva.
  • DEZEMBRO, JANEIRO, FEVEREIRO E MARÇO – Sim, é Verão! E, quando a gente fala na estação mais quente do ano, não podemos esquecer que chove, mas chove muito nessa época. Atacama? Mesma coisa não fosse por um detalhe: o Inverno Altiplânico. Essa é a época da temporada de chuvas no deserto, que percorre os três primeiros meses do ano. Pode fechar seu pacote para curtir o deserto, mas prepare-se para encarar chuvas em vários momentos da viagem. E tem o calor. Atacama é deserto, portanto, espere calor de verdade durante o dia, ainda mais porque o Atacama se localiza a 2.400 metros de altitude, em que são poucas as nuvens para ajudar a filtrar a incidência do Sol sobre os turistas. Então, se sua viagem está marcada para os meses de janeiro, fevereiro e março, não esqueça de arrumar a mala com protetor solar e roupas leves e, sempre (sempre mesmo!) se hidratar durante os passeios.
  • ABRIL E MAIO – Escolheu dois dos melhores meses do ano para conhecer essa maravilha natural que é o Atacama. Estamos na meia-estação e você está fugindo das temperaturas extremas, do calor escaldante do deserto no Verão e das tempestades de neve que predominam na região ao longo do Inverno. Está com passagem comprada para um desses dois meses? Agora só fechar os melhores passeios e curtir.
Atenção para os meses do inverno: é comum algumas estradas serem fechadas nesse período por conta da quantidade de neve que cai.
  • JUNHO, JULHO E AGOSTO – Viu que mencionamos tempestades de neve logo acima? Aqui no Atacama, essas tempestades são largamente conhecidas como “Vento Branco”, e sua incidência é alta especialmente no mês de Julho. Por conta desse fenômeno bastante recorrente, é muito comum que no Inverno as estradas sejam fechadas e a visitação a alguns lugares passe a ser restrita, o que pode fazer com que um ou mais dos passeios que você gostaria de fazer sejam cancelados. E já tem sido praxe interromper o acesso a esses lugares 1 mês antes, ou seja, em Junho. Alguns dos lugares que geralmente têm visitação interrompida no Inverno: Rota dos Solares (também conhecida como Salar de Tara), Piedras Rojas e Lagoas Altiplânicas, além do trekking para o vulcão Lascar. Sem contar o frio. Nos locais onde são feitos alguns dos principais passeios do Atacama, como os Geysers el Tatio, a temperatura cai a níveis abaixo de zero. Paisagens lindas para a contemplação, desde que seja possível visitá-las. Em Agosto, mantêm-se as mesmas condições, só que com uma vantagem: a possibilidade de contemplar o Deserto Nevado, com toda a paisagem da cordilheira coberta da neve que se acumula no Inverno.
  • SETEMBRO – Inverno no fim. O que não significa que não possa ainda estar muito frio e correntes intensas de ventos. E prepare-se para encontrar San Pedro de Atacama absolutamente lotada! Além do feriado de 7 de Setembro no Brasil — que leva muitos brasileiros a povoar o Chile nessa época –, é na semana de 18 de Setembro que se comemoram as festas pátrias do Chile, com bastante agitação noturna e multidões em toda a região.
  • OUTUBRO E NOVEMBRO – Meia estação, Primavera em ação. Temperaturas amenas, nada de extremo, nem para o topo nem para o fundo do termômetro. Sem multidões, sem grandes lotações e risco muito pequeno de encontrar passeios interditados. Assim como Abril e Maio, é arrumar as malas e aproveitar tudo que o Atacama tem a oferecer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s