O que é o Salar do Uyuni?

O maior deserto de sal do mundo: isso é o Salar de Uyuni, na Bolívia.

O Atacama, todo mundo conhece. E, se não conhece, deveria. Sério!

E o Salar do Uyuni, o que é? Nem tão conhecido quanto o deserto chileno, mas nem por isso menos exuberante. A propósito, esse é um destino que ainda precisa ser descoberto por brasileiros e gente de todo o mundo, porque a experiência é mais do que memorável. É única!

O Salar de Uyuni, localizado na Bolívia, é o maior deserto de sal do planeta. Uma área de mais de 11 mil quilômetros quadrados, situada a 3.600 metros de altitude e a 600 km da capital La Paz, onde se localizava um lago na pré-história. O lago secou e deixou uma paisagem desértica, com numerosas formações rochosas e as ilhas de cactos, e a única formação natural que pode ser vista do espaço!

O salar é um destino exclusivo, uma aventura ainda experimentada por pouca gente. E viajar para lá é mais fácil do que parece, mas é preciso planejamento. Primeiro fator a levar em consideração: nunca pense em ir sozinho. Por se tratar de uma vasta extensão, predominantemente tomada por sal branco sem fim, são poucos os pontos de referência no lugar que fica entre a cidade boliviana de Uyuni e o Deserto do Atacama. Aliás, é possível contratar pacotes para cruzar o salar de ponta a ponta, a bordo de um carro, ao longo de 4 dias. 

Outro ponto importante: em qual época do ano você vai querer conhecer essa maravilha natural. É bom levar em consideração que no Inverno é aquela vastidão de sal branco a perder de vista, com a superfície refletindo os raios solares de modo irremediavelmente ofuscante. No verão, com a temporada de chuvas, um fino e interminável espelho d’água domina a paisagem, refletindo o céu estrelado até o horizonte (o desafio é conseguir distinguir o horizonte…). O principal cuidado a tomar no caso da estação chuvosa é sobre o índice pluviométrico: caso chova muito, fica inviável dirigir pela região, dado o volume de água depositada sobre a superfície do lugar.

O Uyuni em duas épocas diferentes do ano: com as chuvas de verão, a superfície fica absolutamente tomada por um enorme espelho d’água.

Durante a experiência, você vai ver e pisar sobre muito sal — inclusive casas, hotéis e artesanato local, construídos e feitos inteiramente do mineral. Nem tudo é sal, porém.

Ainda próximo ao vilarejo de Uyuni está localizado o Cemitério de Trens, uma exposição a céu aberto de vagões sucateados de empresas ferroviárias de todo o mundo que tentaram operar e explorar a região — bastante rica em minerais como lítio, magnésio e potássio. Há também a Isla Incahuasi, uma “ilha” de verde em meio ao branco predominante do salar onde se encontram cactos com 10 metros ou mais de altura. E o mais curioso: você vai ouvir os cactos “cantarem”; seus espinhos, enormes, “assobiam” conforme o vento sopra entre eles.

O lugar não só parece, como de fato é um sem-fim de cenários para vocês obter algumas das melhores fotos que vão povoar seus álbuns e seu Instagram. Por exemplo, a Laguna Verde, um lago de água turquesa, resultante de partículas de cobre oxidadas. Ou a Laguna Colorada, onde a cor que se espalha pela vastidão é de um vermelho tijolo bem intenso.

A fauna também se destaca nesse paraíso de sal: flamingos rosa, lhamas, vicunhas e até mesmo grandes felinos, como pumas, podem ser vistos na área.

Para completar o pacote dessa experiência inesquecível na vida de qualquer viajante, há ainda vulcões inativos, lagoas termais, gêiseres que exalam água a 38ºC, cavernas etc.

Nós temos muita, muita experiência em operar passeios pelo Uyuni e uma coisa podemos garantir: você nunca viu ou viveu nada igual em toda sua vida. Como a gente disse, é hora de descobrir essa maravilha natural.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s