Deserto do Atacama temperatura: como se preparar.

🕑 7 minutos de leitura
Compartilhar

Não importa se você é daqueles mochileiros compactos ou gosta de estar preparado com uma mala cheia de opções: saber a temperatura do Deserto de Atacama é o passo inicial para não ficar carregando peso à toa na viagem. 

Por isso, reunimos aqui como é o clima em cada mês, quais fenômenos a natureza te reserva e o que não pode faltar na mala

Neve no deserto mais árido do mundo

O Atacama e seus fenômenos naturais

Para entender esse clima maluco da região, primeiro é necessário conhecer um pouco mais sobre sua geografia. E vale ressaltar que Deserto do Atacama e San Pedro de Atacama são duas coisas diferentes, vou explicar. 

Deserto do Atacama

Com mais de 100mil km2 de área, o Deserto de Atacama é considerado não só o mais alto deserto do mundo, mas também o mais árido. Então se é o mais árido, não deve chover nunca, certo? Errado! 

Como todo deserto, a temperatura do Deserto do Atacama durante o dia pode ser bem extrema e, dependendo do mês, varia de 0˚C a 40˚ C em algumas horas

Por isso, se somarmos calor intenso + altitude + barreira natural criada pela Cordilheira dos Andes, tudo isso impede a passagem das nuvens que vêm carregadas do oceano, tornando a chuva no Deserto do Atacama um fenômeno raro. Maaaaas…

O clima varia muito a cada passeio, fique atento

O Deserto do Atacama é tão grande que abrange 4 das 16 comunas que fazem parte do Chile. Cada pedacinho dele tem um clima diferente e é difícil generalizar. 

São áreas com altitudes diferentes, algumas totalmente desérticas mesmo, outras estão mais próximas do oceano, enfim, são tantas variantes que influenciam no clima ali que, embora alguns locais não tenham visto chuva há séculos, há locais em que se costuma chover sim. 

O Deserto do Atacama é esta região maior que pega diversas comunas chilenas, sendo San Pedro uma delas

E a temperatura em San Pedro de Atacama?

Bem ali no cantinho do Deserto a gente encontra a região de San Pedro de Atacama, uma charmosa cidadezinha localizada a 2.408m de altitude e com pontos turísticos que ultrapassam os 5.000m. Lá, por exemplo, é um dos locais em que você pode presenciar chuvas torrenciais no verão

Em fevereiro de 2019 algumas ruas de San Pedro ficaram assim

Isso acontece por causa da altitude, que dá origem a outro fenômeno incomum: o inverno altiplânico.

O inverno altiplânico acontece justamente nos meses de verão. No período de dezembro a março, os fortes ventos do altiplano boliviano são capazes de empurrar uma massa de ar úmido vindo da Floresta Amazônica.

Como consequência, chove nos lugares de baixa altitude, como a cidade de San Pedro,  e neva (sim, em pleno verão) nos pontos de maior altitude daquela região, que podem até mesmo ficar fechados para visitação por alguns dias.

Neve no tour Rota dos Salares durante o verão em janeiro

Deserto do Atacama, temperatura a cada mês

Reuni aqui a temperatura média registrada em 2019/2020 de acordo com o site Weather Channel e mais informações sobre cada estação para te ajudar na preparação da mala, vamos lá?!

Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março

☁︎ Máxima: 28˚C | Mínima: 5˚C

O famoso inverno altiplânico é responsável por deixar o clima bem confuso nestes meses. Ao mesmo tempo em que apresenta temperaturas mais elevadas, pode chover e nevar bastante. 

A região não tem infraestrutura para lidar com chuvas torrenciais e alguns passeios podem ser cancelados por causa de alagamentos, falta de energia e fechamento das estradas. 

Como tudo na natureza, não há regras. Eu viajei em janeiro e não tive problemas, presenciei chuva fraca em apenas 2 dias, mas vi relatos de outros anos em que viajantes não tiveram a mesma sorte. 

Por isso ressalto aqui a importância de se fazer os passeios com uma agência responsável como a Fui Gostei Trips, que colocará a segurança dos viajantes em primeiro lugar. 

Como vantagem, se você for fazer o combo Atacama + Uyuni, são nestes meses a sua chance de encontrar o Salar espelhado. Além disso, janeiro é época de reprodução dos flamingos e você verá muitos deles em diversos passeios. 

Se der sorte, vai presenciar as danças de acasalamento neste período de reprodução

O que levar?

  • Invista em camisetas e calças leves para os passeios diurnos, mas sempre tenha uma jaqueta corta ventos às mãos;
  • Na cidade é possível usar shorts/vestido, mas nos passeios recomendo algo que proteja bem dos ventos;
  • Nestes meses o sol está em seu auge, portanto vale levar um boné/chapéu. Eu não costumo usar e precisei comprar lá, pois nem o protetor solar fator 70 estava mais protegendo meu rosto, é muito quente mesmo!
  • Roupas de frio para passeios noturnos ou de maior altitude (lembra do inverno altiplânico?). Confira com a agência antes das saídas e se prepare para um verdadeiro inverno em alguns passeios, com direito a luvas, touca e casacão.  

Abril, Maio e Junho

☁︎ Máxima: 26˚C | Mínima: 0˚C

Meses com temperaturas intermediárias, podendo fazer mais frio nos passeios de altitude elevada. São meses secos, com probabilidade de chuva praticamente nula.  

Nesta época o céu costuma estar limpíssimo, o que é uma super vantagem para quem quiser observar as constelações noites adentro. 

Milky way San Pedro de Atacama, Chile

A cada mês as temperaturas vão caindo aos poucos com a proximidade do inverno, então você irá passar mais frio em Junho do que em Abril, mas ainda assim não é um frio extremo. 

O que levar?

  • Como a variação térmica nesta época é ampla, vale a pena se vestir em camadas. Durante os passeios vai tirando ou colocando, a depender da necessidade;
  • Estes meses são bem secos, então vale hidratar o corpo ainda mais. Use e abuse dos hidratantes corporais, labiais e lembre-se de hidratar seu nariz também por dentro. 

Julho, Agosto e Setembro

☁︎ Máxima: 22˚C | Mínima: -5˚C

O inverno no Atacama pode ser pesado, então se você não gosta de frio, capriche na mala.

No deserto mais alto do mundo a ventania não é algo raro, vide os geradores de energia eólica que nos deparamos ao chegar em San Pedro. Mas em Setembro há até mesmo probabilidade de pegar tempestades de areia em algumas regiões por causa dele. 

A neve é um fenômeno comum no Deserto do Atacama, mas não costuma nevar no pueblo de San Pedro em si. Ainda assim, há poucos anos nevou lá e não é impossível de o feito se repetir. 

Passeios de maior altitude como Geyser, Rota dos Salares e Lagunas Altiplânicas pegam temperaturas ainda mais negativas mesmo durante o dia (alguns chegam a -20˚C) , há então a possibilidade de tempestades de neve que podem fechar alguns pontos.

No inverno o Atacama muda de cor e a neve toma conta

Outros passeios prejudicados pela neve são os de ascensão. Subir vulcões e cerros já é tarefa difícil sem neve, mas nestas situações podem se tornar perigosos, por isso confie no que sua agência sugerir para estes passeios. 

O que levar?

  • Itens de frio extremo como cachecol, luvas, touca, segunda pele e fleece;
  • Pescoceiras de tecido bem quentinho, além de proteger do frio, ajuda a respirar em meio à ventania e tempestades de areia;
  • Como a maioria das estadias não possui calefação, um item obrigatório nas minhas malas de inverno é uma bolsa de água quente. Sério, solução barata para aquecer os pés durante a noite, basta enchê-la com água fervendo e colocar na cama ao dormir. De nada!

Outubro e Novembro

☁︎ Máxima: 26˚C | Mínima: 3˚C

Considerados por alguns viajantes como a melhor época para conhecer o Atacama, esses meses também contam com temperaturas intermediárias, assim como o outono, porém com a mínima mais amena. 

Na primavera, você encontrará a vegetação mais viva no deserto e as cores mudam bastante, deixando tudo ainda mais lindo. Há mais nuvens no céu esta época, o que não necessariamente é ruim. Além de uma sombrinha, elas deixam o pôr-do-sol encantador.

Um deserto vívido na primavera

 É nesta época também que os flamingos retornam ao Atacama, após terem deixado a região para fugir do frio do inverno. 

O que levar?

  • Ainda pode pegar temperaturas negativas nos passeios mais altos, então siga a indicação de se vestir em camadas ;
  • Como o clima é um grande aliado e não haverá restrição de passeios, esteja preparado para tudo. Botas confortáveis e roupa de banho não podem faltar.

Como você pôde ver, todas as épocas têm suas vantagens e uma coisa é certa: o Atacama não decepciona jamais! 

Mesmo com a chance de ter passeios interditados diante de alguma condição climática mais intensa, os bares e restaurantes da rua Caracoles são uma opção certeira para diversão, faça chuva ou faça sol. 

Conta pra gente qual temperatura em San Pedro de Atacama te anima mais! Você é daqueles que prefere sol e biquíni ou se joga na neve pra fazer anjinho?

Uma resposta para “Deserto do Atacama temperatura: como se preparar.”

  1. […] como no caso dos adultos, ter roupas adequadas para aguentar as condições climáticas do deserto é essencial para crianças e […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *