Internet no Peru, saiba como se manter conectado
Existem cinco formas de você se manter conectado à internet quando for viajar ao Peru. Aqui vamos te contar as vantagens e desvantagens de cada uma delas para que você avalie qual é a melhor para a sua viagem e para o seu bolso. No fim, te contamos qual é o método que mais indicamos.
Mais do que isso, vamos te contar também de alguns cuidados e golpes que acontecem no Peru quando se compra chips de internet. Dicas para você ficar atento e não ter dor de cabeça na sua viagem. Agora, vamos para as 5 formas de você se manter conectado à internet na sua viagem para o Peru.
Como ter internet na sua viagem ao Peru?
Antes de começar o artigo em si, vou te contar como é a cobertura de internet no Peru. Não existem tantas praças com acesso à internet pública, mas com a ótima cobertura de 3g, 4g ou 5g, você nem vai precisar se preocupar com o WiFi público. Inclusive, ao usar redes de internet pública no Peru ou em qualquer outro lugar, tenha uma proteção para os seus dados não serem acessados.
As estadias e restaurantes oferecem internet para os clientes e costumam ser ótimas. Claro que em cidades menores, mais isoladas, menos turísticas, pode ser que você encontre mais dificuldade de acesso, internet lenta e instável.
Aqui vamos te contar 5 formas de ter internet no Peru: roaming de dados, chip internacional, pacote da sua operadora, eSIM, e chip local. Cada uma delas terão vantagens e desvantagens, e só você vai saber qual faz mais sentido para a sua viagem e o seu bolso.
Roaming Internacional
Vamos começar com a opção que menos indicamos: o roaming internacional, e vamos te explicar o motivo. Basta ativar o roaming e usar internet de onde estiver. Essa é uma das opções mais caras, porém a mais prática e fácil: o preço da comodidade! Ele é cobrado por diária, então enquanto ele estiver ligado no exterior (não sendo usado necessariamente), vai haver cobrança do uso do dia.
Por que não indicamos essa opção? Apesar de ser muito prática, ela é cara e nem sempre é a que melhor funciona. Isso porque ao acionar o roaming, é como se a operadora “alugasse a internet de uma operadora local”. E nem sempre a operadora escolhida vai ter uma boa cobertura onde você está ou é estável. Existem melhores opções que essas, de cobertura e de preços.
Comprar um chip internacional
Outra forma é a de comprar um chip internacional, em que você já sai do Brasil com um chip que vai funcionar parecido com o do roaming internacional da sua operadora. Ele também é cobrado por diárias e oferece a mesma comodidade de já ter a internet nas mãos antes mesmo de pisar no aeroporto do Peru.
Por outro lado, também costumamos não indicar essa opção porque ela pode chegar a ser até mais cara do que o roaming internacional. Se para você o importante é ser mais prático e rápido, confira outras opções a seguir.
Pacote de Dados América
A notícia boa é que algumas operadoras no Brasil, como Claro, Vivo e a Tim, oferecem um pacote de dados de internet para usar quando viajar para alguns países da América do Sul. Você paga um valor a mais do valor mensal junto do seu plano, e você vai ter acesso à internet no Peru e outros países do continente.
A diferença desse daqui para o Roaming Internacional é que nesse caso você compra um pacote de dados da operadora, e não paga pela diária do serviço. Eles costumam vender um pacote de gigas que dura por um mês. No fim, acaba saindo mais em conta que o roaming.
Cada operadora vai ter o seu valor e normas estabelecidas. Entre em contato com a sua operadora para ver que tipos de serviços e preços eles oferecem e veja se faz sentido para você, o seu bolso e a sua viagem.
Comprar um chip no destino
Uma das que mais indicamos é a de comprar um chip de uma operadora local. Ou seja, chegar no Peru e ir até uma operadora comprar um chip pré-pago com um pacote de dados de internet pré-definido. As companhias mais comuns são a Bitel, Claro, Entel e Movistar. A que mais indicamos é a Claro, pela cobertura e pelo custo benefício.
Aliás, muitas operadoras oferecem um pacote de dados ilimitados para alguns aplicativos, como WhatsApp, Instagram, Telegram, TikTok e outros. Ou seja, você paga um pacote de dados de alguma operadora do Peru e acaba ganhando acesso à internet ilimitada para uns aplicativos. Pode ser que você nem precise renovar o pacote de dados!
A maior vantagem desse método de acessar internet no Peru é que você vai pagar um ótimo preço, a cobertura tende a ser melhor e sem muitas instabilidades. A desvantagem é que você vai ter que ir até uma operadora ou revendedora autorizada com seu passaporte para adquirir o chip. Ou seja, vai chegar no Peru sem internet!
Uma dica importante é a de optar pelo chip pré-pago para sair do país com todas as contas quitadas. Mesmo assim, fica esperto que em todo pacote pré-pago tem uma quantia de dados que a operadora te empresta quando os seus estão acabando. É importante pagar antes de sair para não arriscar sair do país devendo.
Outra dica é para você comparar os custos e cobertura dos planos disponíveis das operadoras locais. Isso porque pode ser que um plano tem um ótimo custo benefício, mas não ter uma boa cobertura na região que você vai. Portanto, verifique todos os detalhes pois não adianta ser barato e não ter cobertura onde você vai viajar.
O que é preciso para comprar um chip de internet no Peru?
Todas as operadoras elas irão exigir um documento oficial, como o passaporte ou o seu RG brasileiro (ambos válidos). Fora isso, cada operadora vai ter as suas próprias regulamentações. O que você tem que estar preparado é de encarar um tempo de espera nas lojas e gastar o seu espanhol no atendimento, porque nem todas as lojas têm pessoas que falam em inglês.
Por fim, tome muito cuidado para não comprar chips na rua e sim em uma loja oficial ou autorizada da operadora. Como o Peru é um país muito turístico, existem muitos golpes de chip de internet. Isso é, pessoas que vendem chips usados em nome de outras pessoas para você e que normalmente não funcionam como deveriam. Opte por uma loja oficial da companhia telefônica.
PeruSIM
Afinal, o que é o PeruSIM? É um chip de internet no Peru que vendem em lugares turísticos. Eles usam a rede de dados da Claro, e costuma funcionar bem. A venda do PeruSIM é focada nos turistas, em simplificar a compra do chip. Porém, essa comodidade tem um preço, e ele é em dólar.
É uma opção prática e simples, que vai facilitar você estar em pontos turísticos e já aproveitar para pegar o seu chip. Essa opção costuma ser uma opção intermediária entre o chip internacional e o chip local. Nem tão caro igual ao primeiro e não tão burocrático igual ao segundo. No fim, se fizer sentido para você e cabe no seu orçamento, pode ser uma boa opção para você.
Chip de internet digital (eSim)
Essa é uma forma relativamente nova no mundo e muitos países continuam em testes. Ele funciona da mesma forma que um chip de internet físico, mas é virtual. Além dele ter uma vantagem ecológica de não ter o uso de material para chips físicos, ele também oferece praticidade.
Para usar esse método, você precisa entrar em contato com uma empresa que presta esse serviço, como a Holafly, Airalo, Truphone, Ubigui ou outros. Faz a escolha do pacote de dados, ativa no seu celular quando for viajar. Como a compra é feita totalmente pela internet, sem ter que ir a uma loja, você não precisa trocar o chip do seu telefone.
Saiba mais sobre esse tipo de chip em outros dos nossos destinos.
Para ativar o chip virtual pode ser via aplicativo da própria empresa ou eles enviam um QR Code para você mesmo ativar. Dessa forma você pode chegar no país já tendo internet assim que pousar. É simples, sem muita burocracia ou dor de cabeça. Porém, mais uma vez, essa comodidade tem um preço e é mais salgado.
Se você estiver viajando com outra pessoa, saiba que algumas empresas de eSIMs não permitem o compartilhamento de dados com outras pessoas. Então, não adianta nem dividir o valor do pacote, porque a outra pessoa não vai ter acesso aos dados.
Afinal, como se manter conectado na sua viagem ao Peru?
Um fator decisivo para escolher como ter internet no Peru é de quantos dias será a sua viagem. Se você for ficar poucos dias, pode ser que compense mais um eSim. Se for ficar muitas semanas, um mês, avaliar um pacote de dados com a sua operadora no Brasil.
Após ler sobre todas essas formas, ver as vantagens e desvantagens de cada uma, você deve saber a que faz mais sentido para você e a sua viagem. Nós da Fui Gostei Trips recomendamos o chip local. Que apesar de exigir mais tempo da pessoa, é o que tem a melhor cobertura e custo benefício.
Para outras dicas como essa não hesite em entrar em contato com nossos consultores especializados em nossos destinos. Eles te ajudam com todos os detalhes da sua viagem, em um atendimento carinhoso e você ainda poderá pedir um orçamento para nossos passeios no Peru.
Obrigada por todas as 8nformavoes que são de grande valia.
Obrigada por todas as informações que são de grande valia.