4 dicas do que fazer em Santiago do Chile gastando pouco

🕑 6 minutos de leitura
Compartilhar

Está se perguntando como aproveitar e o que fazer em Santiago do Chile de maneira econômica? Então você encontrou o artigo ideal para te ajudar a gastar pouco na sua viagem pelo país.

O Chile é um destino muito buscado entre turistas brasileiros que querem conhecer diversos tipos de paisagens na América do Sul.

O país oferece cenários tanto no deserto quanto na neve, e se estende desde o deserto do Atacama, no norte, até a Patagônia chilena, no sul, apresentando panoramas incríveis em cada canto. 

Sua capital, Santiago, é muito popular e oferece diversas atividades para quem tem um orçamento definido de viagem. 

Assim, se você precisa de dicas para viajar barato pelo Chile continue lendo o artigo e confira o que fazer em Santiago do Chile de forma econômica! 

Por que conhecer Santiago do Chile?

O Chile é frequentemente considerado como um país caro para se viajar em comparação com outros destinos da América do Sul. 

Entretanto, é possível fazer uma viagem econômica pelo país se você souber o que priorizar e como se planejar para esse destino. 

Muitas pessoas associam o Chile à neve, ao Deserto do Atacama ou à Patagônia chilena. 

Contudo, Santiago, sua capital, também é cheia de encantos, com uma atmosfera autêntica, passeios interessantes e atividades incríveis.

A cidade recebe turistas o ano inteiro, oferecendo atrações para quem quer curtir Santiago no verão, no inverno ou em qualquer época.

Além disso, é uma grande e desenvolvida capital, que mistura história e cultura, vida noturna animada e pontos turísticos interessantes. 

Santiago também é um excelente ponto de referência para conhecer outras cidades e regiões do Chile, como Valparaíso, uma cidade costeira muito charmosa.

Adicionalmente, a partir de Santiago é possível conhecer e experimentar os melhores vinhos chilenos, fazendo passeios para algumas das vinícolas mais renomadas do país. 

Existem muitas razões que tornam Santiago um destino inesquecível e que com certeza vale a pena conhecer. Mas como conhecer e o que fazer em Santiago gastando pouco? 

Confira a seguir!

4 dicas para economizar e o que fazer em Santiago do Chile

Cidade de Santiago do Chile vista de cima

Se você tem um orçamento definido para sua viagem a Santiago, saiba que mesmo assim é possível curtir bastante a capital chilena. 

Acompanhe as dicas a seguir e saiba o que fazer em Santiago do Chile gastando pouco!

Conheça pontos de interesse gratuitos

A maneira mais óbvia de economizar em uma viagem é optar por conhecer pontos de interesse no destino que sejam gratuitos

Assim, recomendamos que você aproveite as atrações e lugares que você pode entrar de graça em Santiago, criando um roteiro por diversos pontos interessantes e sem precisar gastar. 

Algumas opções para explorar Santiago sem gastar quase nada, são:

  • Conhecer os parques da cidade: existem diversos parques espalhados por Santiago para explorar, relaxar e sentir a vibe local da cidade. Algumas opções interessantes são: Parque Florestal; Parque Bicentenário; Parque Metropolitano; Parque Araucano; Parque de las Esculturas, etc.
  • Ir ao Palácio de la Moneda: o Palácio de la Moneda é a sede presidencial do Chile e um dos pontos de interesse mais famosos para quem visita a cidade. A entrada com tour guiado é gratuita, mas é preciso fazer uma reserva no site oficial de visitas ao Palácio.
  • Visitar os vários museus gratuitos da cidade: algumas opções de museus gratuitos em Santiago são o Museu da Memória e dos Direitos Humanos, o Museu Nacional de Belas Artes e o Museu Nacional de História Natural.
  • Fazer um free walking tour por Santiago: uma ótima maneira de explorar uma cidade sem gastar muito é fazendo um free walking tour. Esse tipo de atividade funciona com um sistema de gorjetas, no qual você contribui com o que pode ao final do tour guiado. Essa é uma forma de apoiar guias locais e conhecer os principais pontos turísticos da cidade caminhando.

Economize nas refeições

Um dos maiores gastos de uma viagem são as refeições. Em Santiago, é possível economizar bastante adotando algumas práticas como:

  • Comer em restaurantes que oferecem opções de menus completos, que geralmente são bem mais econômicos. Em Santiago, você encontrará muitos restaurantes que funcionam nesse sistema.
  • Ir aos mercados centrais da cidade, frequentados pelos locais, para comer refeições com preços mais acessíveis. A opção mais popular em Santiago é o Mercado Central.
  • Cozinhar na hospedagem ou comprar alimentos prontos nos supermercados para não comer fora todos os dias ou em todas as refeições.

Escolha hospedagens econômicas

Outro fator que pesa nas viagens são as hospedagens. Por isso, escolher opções mais econômicas acaba sendo a melhor alternativa para quem quer economizar. 

Em Santiago, é possível encontrar muitos hostels a preços mais acessíveis do que hotéis ou hospedagens privadas, mas que ainda oferecem o conforto necessário para uma ótima estadia. Você vai ver que as opções mis econômicas ficam no Centro – no entanto recomendamos evitar essa região. Prefira se hospedar em Providência ou Las Condes, de preferência próximo a uma estação de metrô.

Assim, recomendamos pesquisar no Booking ou no Hostelworld para conferir acomodações que atendam ao seu orçamento de viagem. 

Para economizar ainda mais, existe a opção de fazer Couchsurfing. Nesse tipo de acomodação, você se hospeda gratuitamente na casa de um anfitrião, tendo a oportunidade de conhecer pessoas locais e ter uma experiência de troca cultural mais profunda.

Faça passeios organizados que incluem várias atrações

Mesclar as atrações gratuitas com passeios organizados, que oferecem pacotes com uma ou mais atividades é outra maneira de economizar na sua viagem para Santiago do Chile.

Isso porque os pacotes normalmente incluem a ida a mais de uma atração, transporte, guia e às vezes até alimentação.

Assim, vale a pena separar uma parte do seu orçamento para conhecer lugares através de pacotes de passeios.

Nos arredores de Santiago, por exemplo, você pode fazer passeios com a Fui Gostei Trips para:

Valparaíso e Viña del Mar

mulher em frente a uma porta colorida em Valparaíso, Chile.

Neste passeio, você conhecerá essas duas cidades próximas a Santiago, consideradas a antítese perfeita. 

De um lado, Valparaíso, uma cidade portuária, com suas cores e encantos, respirando arte de rua por todos os cantos.

Do outro, Viña del Mar, a cidade dos jardins, com palácios e construções imponentes. 

Obs: este passeio inclui também a opção com uma parada ao final do dia para ver o pôr do sol nas Dunas de Concón.

Tour panorâmico ou parque na neve Farellones

Vai conhecer Santiago no inverno e quer ver neve? Essa opção de passeio da Fui Gostei Trips inclui a ida ao parque na neve Farellones, onde você poderá passar o dia e praticar esportes na neve e aproveitar um dia em uma estação de esqui chilena.

A outra opção seria um tour panorâmico pela Cordilheira dos Andes, parando em vários pontos de interesse e mirantes pelo caminho, para que você conheça as paisagens imponentes dos Andes.

É possível escolher um dos dois passeios e desfrutar de um dia especial no inverno chileno nas redondezas de Santiago e gastando pouco.

Conclusão

Se você chegou até aqui, certamente conseguiu entender o que fazer em Santiago do Chile mesmo tendo um orçamento definido ou querendo economizar ao máximo.

A capital chilena é cheia de encantos e atrações inesquecíveis e temos certeza que com essas dicas, você conseguirá criar um roteiro que contemple suas necessidades de viagem.

E se precisar de uma ajuda para explorar as atrações em Santiago do Chile e arredores, a Fui Gostei Trips oferece diversos pacotes de passeios acessíveis a partir da capital chilena.


Entre em contato com a gente para solicitar um orçamento personalizado para sua experiência em Santiago!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *