Passeios de bicicleta em Santiago: turismo sobre duas rodas

🕑 8 minutos de leitura
Compartilhar

A capital do Chile tem lugares incríveis para conhecer: Rio Mapocho , Centro histórico, Vinícolas e muito mais. Você pode visitá-los do jeito tradicional, usando carros ou transporte público, ou de uma forma mais divertida através dos passeios de bicicleta em Santiago.

Se você ama ecoturismo assim como a gente, com certeza vai preferir se aventurar nos roteiros de bike!

E mais do que diversão, pedalar é também uma forma de cuidar do meio ambiente. Afinal, segundo a ONU, a bicicleta é considerada o transporte ecologicamente mais sustentável do planeta.

Andar de bike é uma atividade que combina lazer, sustentabilidade e mobilidade ativa, garantindo mais autonomia na visitação aos pontos turísticos, livrando o turista da dependência de veículos públicos ou privados. Além disso, minimiza o impacto ambiental da emissão dos gases poluentes.

Logo, andar de bike em Santiago é uma forma de praticar o turismo responsável de forma leve e divertida. E mais, com diversas vantagens para otimizar os roteiros e custo da sua viagem!

A seguir listamos tudo o que precisa saber sobre os passeios de bike em Santiago. Confira!

Por que fazer passeios de bicicleta em Santiago?

Santiago do Chile é uma das melhores cidades para andar de bicicleta, segundo o ranking do Global Bicycle Index. E isso tem um motivo!

O governo chileno tem adotado medidas para minimizar os danos da poluição ambiental no país, entre elas algumas barreiras no uso de automóveis. Além disso, o os constantes congestionamentos, fizeram os cidadãos buscarem outro meio de locomoção: a bicicleta.

Dessa forma, houve um grande crescimento no número de ciclistas. Para atender esse público, hoje existem cerca de 250 km de ciclovias em Santiago.

Sabe o que isso significa?

Que a cidade está mais do que preparada para o ciclista!

Outro ponto positivo é a geografia plana da cidade. Isso facilita os passeios de bikes, pois permite que turistas e nativos circulem tranquilamente pelos pontos turísticos e culturais, aproveitando as belas paisagens da região.

5 motivos para conhecer Santiago de bike

1º. Maior mobilidade durante os passeios

Assim como qualquer capital, Santiago tem um trânsito considerável. Circular de carro ou ônibus pode aumentar o tempo de deslocamento entre os pontos turísticos. Quando isso acontece, a viagem fica bem cansativa e estressante.

Para fugir disso, pode optar pelo metrô pra ser mais rápido. Contudo, vai perder o privilégio de se conectar com as belas paisagens e, de fato, experimentar a cidade.

Considerando experiência imersiva e fácil deslocamento, usar a bike durante os passeios em Santiago é a melhor forma de otimizar o tempo de viagem.

2º. Economia com transporte

Cada tipo de transporte tem um custo diferente, conforme distância do destino e o tipo do veículo.

Dentro da cidade, o transporte público, como ônibus e metrô, é, geralmente, a opção mais econômica. E pra cada deslocamento pode ter um custo diferente para a passagem . Com a bicicleta é diferente!

O aluguel da bike é super fácil e com preço acessível. Você consegue fazer diferentes roteiros na cidade, sem ter custos adicionais com transporte. Isso deixa a viagem mais econômica.

3º. Experiência imersiva pela cidade

Andar de bicicleta por Santiago permite que circule pelas ruas como um nativo, conhecendo cada caminho, atalho e pontos estratégicos da cidade. Essa experiência imersiva, na qual ingressa na dinâmica da vida local, gera maior conexão e valor emocional à viagem.

Portanto, os passeios de bicicleta em Santiago vão ficar registrados para sempre na sua memória!

4º. Infraestrutura cicloviária em Santiago

Com cerca de 400 km de vias para ciclistas na grande Santiago, a malha cicloviária da cidade é bem abrangente e engloba diversos locais, desde a área urbana até parques e espaços rurais.

Ou seja, a cidade de Santiago oferece excelente infraestrutura para quem deseja passear de bike, principalmente nos principais pontos turísticos.

5º. Segurança e acessibilidade

Outro ponto positivo das ciclovias é sua instalação segregada. Essa característica mantém a malha cicloviária urbana separada do leito carroçável , através da via por elevação ou barras de proteção.

Dessa forma, os automóveis e pedestres ficam fora do trajeto das bicicletas, garantindo a livre circulação dos ciclistas, sem o risco de acidentes.

Principais roteiros de bicicleta em Santiago

Indicamos quatro roteiros para fazer de bicicleta em Santiago:

  1. Visitar o Centro Histórico e seus monumentos
  2. Pedalar nos parques e áreas verdes de Santiago
  3. Fazer um tour de bike pelas vinícolas da região
  4. Pedalar nas ciclofaixas beira-rio

Confira abaixo o que cada passeio vai proporcionar para você!

Centro Histórico e seus monumentos: Plaza de Armas, La Moneda e Mercado Central

O centro histórico é parte central de Santiago e é conhecido como comuna de Santiago, pois a cidade conta com mais de 36 comunas. Dica: fique atento aos seus pertences. E por ser a área mais antiga, a região conta com vários espaços culturais interessantes para visitar, principalmente a pé. São eles:

Plaza das Armas

Situada no coração de Santiago, a Plaza das Armas conta com várias construções antigas ao seu redor, entre elas: Catedral de Santiago e Museu Histórico Nacional. Nessa área também existem cafeterias, lojas e restaurantes para visitar.

E mais, a praça sempre tem atrações diferentes acontecendo: apresentação musical , artistas de rua fazendo espetáculos, números de dança e até protestos. Ou seja, ela está sempre movimentada e cheia de pessoas.

Palacio La Moneda

Atual sede administrativa da presidência, o Palácio La Moneda já foi palco de grandes eventos do país. Por isso, faz parte da história do Chile e é um considerado um importante monumento da cidade.

Além da visita ao interior do edifício, a principal atração do La Moneda é a cerimônia da troca de guarda. Essa mudança é uma super solenidade, onde militares fardados marcham e substituem os colegas que estavam em serviço.

Vale a pena acompanhar esse momento e conhecer os salões do edifício, pois isso enriquece seu baú cultural.

Mercado Central

O Mercado Central de Santiago é uma atração tradicional na cidade , super fácil de chegar e indicado para quem deseja experimentar a culinária marítima da região.

Esse monumento histórico é super indicado no roteiro em Santiago, pois sua estrutura em ferro fundido é bem interessante e porque abriga diversas lojas e restaurantes, principalmente de comida do mar.

Inclusive , muitos turistas visitam os restaurantes do Mercado em busca do famoso Centolla, um tipo de caranguejo gigante cultivado no sul do Chile.

Parques e áreas verdes em Santiago para andar de bicicleta

Parque Metropolitano

Considerado um dos maiores parques urbanos do mundo, o Parque Metropolitano conta com a maior área verde de Santiago, abrigando o zoológico e o Cerro San Cristóbal – mirante com imagem da Virgem Imaculada Conceição.

Nessa área, pode tanto pedalar quanto fazer caminhadas e piquenique!

Parque Bicentenário

Composta por 27 hectares, o Parque Bicentenário é uma das principais áreas verdes do Chile. O espaço é super indicado para quem busca maior conexão com a natureza, pois a região é bem arborizada e conta com lagoas. Além disso, tem parquinho de criança, cafeterias e várias atividades culturais.

Visitar o local é uma experiência inesquecível!

Roteiro pelas vinícolas: passeios de bicicleta até vinícolas perto da cidade

Para quem gosta de aventura e tem excelente condicionamento físico, passear até as vinícolas mais próximas à cidade é emocionante. O trajeto envolve pistas mais íngremes e distâncias maiores, mas conta com paisagens maravilhosas.

E se quiser estender o passeio, pode fazer visitas guiadas pelas vinícolas. Assim vai conhecer o processo de produção dos vinhos e até degustar bebidas. Aqui na Fui Gostei Trip temos vários tipos de visitas guiadas em vinícolas.

Quais vinícolas conhecer perto de Santiago?

  • Vinícola Undurraga
  • Vinícola Concha y Toro
  • Vinícola Santa Rita
  • Vinícola Cousiño Macul e Templo Bahá’í

Para saber mais sobre cada roteiro, mande uma mensagem para o atendimento FGT !

Ciclofaixas beira-rio: explorando o Rio Mapocho e suas ciclovias

O Rio Mapocho perpassa por 11 cidades da região metropolitana , além da capital Santiago, Ao total, são cerca de 42 km de margem – uma área que hoje funciona como um grande corredor verde, composto por ciclovias e pistas de caminhada.

A ciclovia beira toda extensão do Rio Mapocho , abrangendo locais como:

  • Pudahuel
  • Cerro Navia
  • Quinta Normal
  • Santiago
  • Providencia
  • Las Condes
  • Vitacura
  • Lo Barnechea

Dicas para passeios de bicicleta em Santiago mais seguros e confortáveis

Agora que já conheceu as vantagens e principais roteiros , é hora de descobrir como fazer o passeio de bike em Santiago!

Listamos abaixo algumas dicas de segurança em Santiago para que essa experiência seja positiva.

Onde alugar bicicletas e valores médios

Além das tradicionais lojas de bicicletas, existem diferentes aplicativos que pode conseguir uma bike para passear em Santiago:

  • App Bike Itaú ou Bike Santigo
  • Uber Bike
  • Lime
  • Grin

Recomendamos o cadastro no aplicativo Bike Itaú , pois é um dos principais no Chile. Ele conta com mais de 2 mil bicicletas distribuídas em mais de 190 estações. Você pode aderir a um dos planos disponíveis e rodar tranquilamente pela cidade.

O custo varia entre $2000 CLP a $5000 CPL – aproximadamente R$32,00 no máximo.

Melhor época para pedalar em Santiago

Pedalar em Santiago fica melhor durante a primavera e o verão, por conta das temperaturas agradáveis e os dias mais longos. Mas é possível fazer um roteiro de inverno em Santiago e conhecer vinícolas e outros locais na cidade.

O que levar nos passeios de bicicleta em Santiago

Para garantir um passeio de bike seguro, lembre-se de levar com você:

  • Equipamentos de segurança
  • Protetor solar
  • Roupas
  • Água

Cuidados com o trânsito e regras para ciclistas na cidade

Para pedalar em Santiago, diversão precisa andar lado a lado com segurança!

É importante seguir as regras de trânsito e se manter nas ciclovias. Nada de circular nas calçadas ou pedalar na contramão. E em casos de cruzamentos e semáforos, respeite a sinalização.

Conclusão

Se você é daqueles que preferem atividades ao ar livre e procuram roteiros alternativos nas viagens turísticas, fazer passeios de bicicleta em Santiago é a opção perfeita!

Sob duas rodas, você vai ter uma experiência única , tendo a oportunidade de vivenciar a cidade como se fosse um local, com total autonomia e liberdade.

E mais, poderá:

  • Se conectar com a cultura e história da cidade.
  • Praticar um hábito saudável e melhora a saúde
  • Otimizar o tempo nos deslocamentos
  • Reduzir gastos com transporte
  • Ajudar na conservação do meio ambiente

Tudo isso com total segurança e mobilidade que a cidade proporciona aos ciclistas. Ou seja, uma experiência inesquecível.

Quer explorar Santiago de um jeito diferente e cheio de liberdade?

Descubra nossos roteiros e aproveite a cidade sobre duas rodas com a Fui Gostei Trips!

botão de CTA para o Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *