Quando neva no Chile?
Quando neva no Chile é uma questão frequente entre os amantes de aventura e dos esportes de inverno. Conhecido pela sua diversidade geográfica, o Chile abrange desde um árido deserto até majestosas montanhas, e é justamente nas altas elevações que há o cenário perfeito para a neve.
É nessa temporada fria que o país atrai turistas de todas as partes do mundo que querem desfrutar de belas paisagens cobertas pelo branco intenso da neve e se aventurar em atividades como esqui e snowboard. Se é esse o seu caso, continue a leitura para saber mais sobre a neve no Chile e como se preparar para essa aventura!
Onde neva no Chile?
Em muitas áreas do Chile, incluindo o Deserto do Atacama, é possível que haja neve. No entanto, é mais comum encontrar maior incidência e persistência desse fenômeno nas localidades situadas ao sul do país.
As regiões de Pucón, Puerto Varas, Antillanca e Chillán, por exemplo, são alguns destinos onde se pode observar uma maior quantidade e duração de neve em comparação com Santiago do Chile. Dito isso, vamos ao que interessa:
Quando neva no Chile?
O Chile reserva diferentes atrações que podem ser visitadas durante todo o ano, e cada local se torna ainda mais especial com as transformações que as estações proporcionam. O inverno é um desses casos!
Dependendo do ano, já é possível conferir a neve no Chile a partir do mês de abril. Mas quem quer ter certeza que verá paisagens nevadas e poderá aproveitar os esportes na neve deve viajar entre os meses de junho e setembro, principalmente julho e agosto.
Se o seu desejo for esquiar, essa é a época do ano ideal para curtir a neve, mas lembre-se que é preciso se preparar para o frio e suas temperaturas baixas.
Como se preparar para a neve no Chile?
O inverno no Chile tem temperaturas de 2 a 17 graus. Elas costumam ser mais baixas em regiões como Los Andes, Pucon e Santiago. Assim, a aventura sobre a neve reserva um frio intenso para o qual é preciso estar preparado. Antes de viajar, vale checar como estará o clima na região.
Sua missão é organizar uma mala que inclua roupas, calçados e acessórios adequados para enfrentar as temperaturas bem baixas. Considere levar:
- Blusas e calças que sirvam como segunda pele para manter o isolamento do corpo;
- Blusas de fleece para usar como camada intermediária (uma excelente opção para quem vai passear e praticar esportes na neve);
- Casacos impermeáveis e com forro térmico para curtir ao ar livre sem se preocupar com questões como vento e umidade;
- Luvas térmicas e palmilhas de lã;
- Outros itens como cachecóis, toucas e meias térmicas;
- Sapatos como bota para neve com tecidos impermeáveis e sola antiderrapante.
Leia também: Roteiro de inverno em Santiago de 4 dias – Blog Fui Gostei Trips
Passeios na neve no Chile
O Chile é considerado um dos melhores lugares para se esquiar. Por lá, você também poderá aproveitar belas paisagens, passeios na neve e visitas a vinícolas perfeitas. Se ainda está montando seu roteiro, confira nossas sugestões para aproveitar sua viagem pelo país:
Valle Nevado
Valle Nevado é a maior estação de esqui da América do Sul e um dos lugares mais procurados por quem quer praticar esqui e snowboard. Esse espaço fica a cerca de 60 km de Santiago e o seu complexo conta com hotéis, bares, pubs, restaurantes e outros serviços.
É uma ótima opção para pessoas mais experientes em esportes na neve que querem se aventurar.
El Colorado
A estação El Colorado está a cerca de 56 km de Santiago e é considerada uma das melhores estações de esqui da América do Sul, contando com 112 pistas distribuídas por 1.300 hectares.
Seus ambientes são ideais para esquiadores iniciantes e experientes, sendo uma opção bastante versátil. Quem quiser curtir um dia de esportes na região também poderá desfrutar dos restaurantes e cafés que ficam próximos.
Farellones
Situado a 53 km de Santiago do Chile, a estação Farellones tem várias pistas de esqui, teleféricos e muitas outras atividades como tirolesas, trenós, tubing e mini parque para crianças. É um excelente lugar para aproveitar com a família e curtir a neve com as crianças e adultos.
La Parva
A 56 km de Santiago, essa é outra estação de esqui versátil que atende aos mais diferentes níveis de experiência. Se você é iniciante no esporte, por exemplo, poderá contratar aulas, alugar equipamentos e curtir bastante a neve da região.
Lá você também encontrará uma boa infraestrutura com restaurantes que destacam a gastronomia tradicional das montanhas, além de lojas diversas. É a união perfeita para uma boa viagem!
Viaje com a gente!
A Fui Gostei Trips é uma agência brasileira especializada em passeios no Chile e pode te dar todo o apoio e suporte para que você faça uma viagem segura sobre a neve. Para o inverno, essas são algumas das nossas opções de passeio que vale a pena conferir:
Ski Day
O Ski Day é um passeio recomendado para aqueles que querem esquiar ou praticar snowboard que já tenham ou que queiram ter alguma experiência com esportes radicais na neve.
O passeio sai bem cedinho em direção a um dos principais centros de ski da região de Santiago passando pelas estações El Colorado, La Parva ou Valle Nevado. Nossa intenção, ao sair cedo, é alugar os melhores equipamentos e também evitar o trânsito complicado que surge em alguns horários do dia.
Tour Panorâmico ou Farellones
Se você não quer praticar nem um esporte e quer apenas curtir a neve no Chile, o Tour Panorâmico ou Farellones é o destino mais indicado, ideal para iniciantes, famílias e pessoas que estão apenas a passeio.
Nessa opção, o viajante escolhe se entra no parque Farellones para praticar atividades como tirolesa, fat bike e jogos infantis ou se faz o passeio panorâmico na cordilheira, que passa por mirantes e paisagens deslumbrantes.
Clicando aqui nesse link, você pode conferir mais informações sobre os nossos passeios disponíveis e solicitar um orçamento. Vamos nessa? É hora de preparar o roteiro da sua aventura sobre a neve no Chile!
One thought on “Quando neva no Chile?”