Uber funciona em Santiago? E + dicas para usar transporte público

🕑 4 minutos de leitura
Compartilhar

Nós, brasileiros, estamos muito acostumados a nos locomover com o aplicativo do Uber. Funciona muito bem nas viagem nacionais. Afinal, é seguro e barato. No entanto, você sabia que o Uber no Chile ainda não é legalizado?

Uber ainda não é legalizado no Chile

E o que isso quer dizer? Significa que é possível usar, mas eles não cumprem com as normas do Ministério de Transportes. Mesmo assim, dentro da cidade de Santiago o Uber funciona normalmente e é ótima opção para fugir dos taxistas complicados (evite pegar táxi, em especial na porta de atrativos turísticos).

O que pode acontecer, é você estar em algum bairro e não conseguir uma corrida. Tem alguns lugares específicos que a fiscalização é rigorosa e vai ser bem custoso conseguir. O aeroporto, por exemplo, é um dos lugares com esse tipo de fiscalização, então quase não se vê motoristas de Uber por lá.  Por isso, para ir e voltar do aeroporto de Santiago, prefira empresas de transfer ou transporte público para não ter que contar com a sorte.

Mas, uma vez na cidade, pode usar Uber sem problemas. E fica a dica: é comum os motoristas te pedirem pra se sentar no banco da frente para que os fiscais não percebam que estão trabalhando como Uber, tá! No geral, nunca ouvimos de ninguém que teve problemas ao usar Uber em Santiago – no máximo alguma dificuldade para conseguir carro disponível.

Transporte público em Santiago é uma boa opção?

O transporte público em Santiago funciona muito bem! Metrô, trem e ônibus são integrados e usam um “cartão único”, você consegue fazer o cartão BIP em qualquer lugar. Mas atenção, o cartão é o único meio de pagar sua passagem, pois não há cobradores e os motoristas não aceitam dinheiro.

Outra coisa bacana é que o cartão pode ser usado por mais de uma pessoa. Isso significa que, se você está viajando com os amigos ou família, todos podem usar o mesmo cartão. 

uber-funciona-em-santiago (4)

Como usar transporte público em Santiago?

Para conseguir usar e chegar aonde você quer, é muito simples. Acesse o Google Maps, coloque o local e selecione a opção de ir de transporte público, pronto! Ele vai te mostrar em qual estação deve entrar e onde parar.

Usando dessa forma, não tem erro. Além de economizar, você pode fugir do trânsito de Santiago nos horários de movimento, que convenhamos, é caótico! E fica a dica: a cidade é muito bem conectada por metrô! Você consegue visitar os principais atrativos turísticos de Santiago assim.

Com um trânsito tão complicado em horários de pico, cuide com seus horários de voo, passeios e compromissos. Por isso, transportes alternativos, como Uber, podem ser uma boa ideia.

Cuidado. O transporte público de Santiago é bom, bonito e barato, mas estamos falando de um grande centro, uma capital, onde muitas pessoas circulam, sendo assim, tenha sempre muito cuidado, viu? Bolsas e mochilas sempre devem ir na frente do seu corpo e fique atento à sua carteira e celular.

Como fazer para sair do aeroporto e chegar no centro de Santiago? 

Há várias opções, dentre elas, vamos citar as mais comuns:

  • Uber – Não é legalizado, mas alguns motoristas se arriscam. Você pode ou não conseguir um motorista. É mais complicado e não há garantias
  • Táxi – Apesar de ser um transporte oficial, não recomendamos devido a alguns golpes comuns
  • Transfer – Excelente opção, há diversas empresas que oferecem esse tipo de serviço. Você pode tanto reservar antecipadamente pela internet, como reservar ao chegar no aeroporto (mas para o transfer que te leva do hotel ao aeroporto você precisa agendar antes). Uma das empresas confiáveis e mais conhecidas é a TransVip
  • Ônibus – Se você prefere economizar, você pode comprar uma passagem da empresa TurBus, descer na estação Pajaritos e pegar o metrô até sua hospedagem

Dica FGT: Procure ficar em bairros como: Providência, Lastarria, Las Condes e Recoleta, assim você fica em locais seguros e garante que nós da Fui Gostei Trips te buscaremos em frente da sua hospedagem para te levar aos passeios.

tour-panoramico-ou-farellones (8)

Golpes comuns em Santiago – fique atento

Uma das coisas que você mais vai ouvir em Santiago é sobre os golpes dos taxistas com estrangeiros. Por isso é importante você saber deles.

Um dos golpes mais comuns é quando o turista desembarca no aeroporto e um taxista diz que seu transfer agendado vai atrasar, e a empresa do transfer pediu para ele te deixar no hotel. Ao chegar próximo do seu destino, eles cobram o dobro do valor que iria ser pago pelo transfer, e só liberam as malas depois do pagamento. Por isso recomendamos você reservar um transfer ou usar transporte público.

Outro golpe comum é a troca de dinheiro. Você vai pagar seu táxi e/ou uber, e dá uma nota para pagar. Na hora do troco, o motorista te devolve uma nota menor (esse é muito comum) dizendo que você deu a ele menos do que deveria. Ao usar Uber, prefira ter seu cartão cadastrado ou seja muito claro no valor que está sendo entregue ao motorista (se vai pagar com uma nota de 10.000 pesos chilenos, repita o valor em voz alta para ele: aqui están 10.000 pesos, por favor).

E, para finalizar, fique atento aos batedores de carteira no metrô. Como já falamos, todo o cuidado é pouco. Ao usar o transporte público, redobre os cuidados.

Siga nossas dicas e desfrute o que de melhor tem em Santiago. Faça os melhores passeio com a Fui Gostei Trips! Entre em contato conosco e receba o melhor atendimento para montar um roteiro personalizado para a sua viagem ♥ 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *