Vale Sagrado dos Incas: cinco passeios feitos para você!

🕑 8 minutos de leitura
Compartilhar

Viajar pelo Vale Sagrado dos Incas no Peru pode não ser tão fácil, e por isso os passeios são ótimos para conhecer a região. As grandes distâncias, o trânsito caótico, as estradas cheias de curvas, os horários de transporte limitados para quem quer fazer por conta e não tem muito tempo – tudo isso só aumentao desafio. Porém, com os pacotes de passeios das agências você pode conhecer mais lugares, em menos tempo, com conforto e um guia para te explicar tudo pelo caminho.

Nos passeios da Fui Gostei Trips temos passeios que te levam para as principais cidades. Tais como Pisac, Maras, Moray, Chinchero, Ollantaytambo, ruínas de Cusco e uma das sete maravilhas do mundo moderno: Machu Picchu. Por fim, recomendamos fazer um passeio para aprender sobre o Vale Sagrado e, quem sabe, escolher uma que gostou para se hospedar depois. Nos mande um alô e faça seu orçamento!

botão de CTA para o Whatsapp

O que é o Vale Sagrado?

Imagine que Cusco é apenas a ponta do iceberg de toda a história Inca. O Vale Sagrado nos ajuda a entender mais profundamente sobre o funcionamento dessa antiga civilização. O que eles acreditavam, rituais, o que comiam, organização dos povoados, segurança militar.

Por isso, as cidades no nosso roteiro pelo Vale Sagrado são: Machu Picchu, Pisac, Ollantaytambo, Chinchero, Cusco, Maras e Moray.

Leia aqui tudo que você precisa saber para sua viagem pro Peru

Quais passeios fazer no Vale Sagrado dos Incas no Peru?

Nós da Fui Gostei Trips oferecemos 6 passeios e experiências de viagem pelo Vale Sagrado dos Incas. Eles estão separados aqui em opções com e sem Machu Picchu. Temos passeios que duram meio período e até três dias completíssimos pelas montanhas andinas. Confira abaixo nossas opções e entre em contato com nossa equipe de vendedores para fazer o seu orçamento.

Passeios no Vale Sagrado | Sem Machu Picchu

Pra começar, vamos falar de passeios pelo Vale Sagrado com um dia de duração. Elas incluem as cidades de Chinchero, Maras, Moray, Ollantaytambo, Pisac e as ruínas de Cusco.

Vale Sagrado: Chinchero + Maras e Moray

O roteiro desse passeio é clássico, ele passa por lugares que eram chaves do Império Inca. A primeira parada é Chinchero, um antigo povoado com marcas das construções incas e espanholas misturadas. Para além da arquitetura, ali é um foco do mercado têxtil da região. Ou seja, vamos a ateliês aprender de perto as formas milenares de produzir tecidos coloridíssimos com tintas naturais.

Depois, vamos às Minas de Sal de Maras, onde vemos de perto a extração de sal ancestral e aprendemos suas lendas e usos inusitados. A última parada é Moray, o laboratório alimentar dos Incas, lugar em que eles plantavam de acordo com o solo e também os céus. 

Esse passeio tem duração de mais ou menos 5 horas. Os horários de saída são tanto na parte da manhã quanto na parte da tarde.

Vale Sagrado: Chinchero + Maras e Moray + Ollantaytambo

Nesse passeio passamos pelos lugares clássicos do anterior, como os ateliês têxteis e construções incas de Chinchero, as Salinas de Maras e a agroecologia inca em Moray. A diferença desse passeio para o anterior é que aqui faremos também uma parada em Ollantaytambo.

Ollantaytambo é uma cidade encantadora com uma praça deliciosa e muitos artesanatos. Porém, o diferencial daqui são suas construções feitas na encosta de uma grande montanha. Com muito sobe e desce, recorremos as ruínas aprendendo mais sobre a história da Fortaleza e suas lendas.

Por fim, esse passeio tem duração do dia inteiro, com saídas cedo pela manhã e volta apenas no fim da tarde.

Pisac + Ruínas de Cusco

Esse daqui é um passeio que apresenta um outro lado do Vale Sagrado. Nele você vai conhecer Pisac. Começamos pelo mercado artesanal da cidade, com uma explosão de cores, texturas, aromas e comidas. Depois, vamos para o Sítio Arqueológico de Pisac entender sobre a dinâmica inca e conhecer um dos mais antigos cemitérios encontrados na região. Assim como as tantas paisagens do Vale Sagrado de cair o queixo.

Depois, voltamos para a cidade de Cusco, mas com destino às ruínas ao redor dela. Vamos para a fortaleza de Sacsayhuaman, o misterioso Q’enqo, os rituais sagrados de Tambomachay e o Puka-Pukará. Tudo com guias e recheados de explicações. Esse passeio tem horários de saídas tanto na parte da manhã quanto na parte da tarde. As refeições não estão inclusas, portanto leve petiscos para beliscar durante o dia.

Passeios no Vale Sagrado – Com Machu Picchu

Esses passeios no Vale Sagrado são feitos especialmente se você busca otimizar o seu tempo por aqui. Você pode visitar lugares clássicos com guias em 2 ou 3 dias, tendo uma visão mais profunda da história e de como os Incas viviam.

Machu Picchu com Vale Sagrado – 2 dias e 1 noite

Essa jornada começa bem cedo, saindo de Cusco em direção a Chinchero para conhecer os ateliês têxteis. De lá vamos para as salinas de Maras e o laboratório alimentar de Moray.  A próxima parada é a fortaleza de Ollantaytambo e de lá pegamos o trem para a cidade base para conhecer Machu Picchu: Águas Calientes (também chamada de Machu Picchu Pueblo).

O segundo dia é de visita guiada a uma das sete maravilhas do mundo moderno. Caso você tenha vontade de subir também as montanhas Huayna Picchu ou Montanha Machu Picchu, entre em contato conosco com muita antecedência porque os ingressos são limitados e esgotam rápido.

Depois disso, você pode desfrutar da aconchegante cidade de Águas Calientes. Lá você pode se perder pelos mercados, andar sem rumo, comer nos tantos restaurantes e curtir a vida nas pracinhas. À tarde, hora de se preparar para a nossa volta à Cusco.

Roteiro:

Saída de Cusco > Chinchero > Maras > Moray > Ollantaytambo > Pernoite em Aguas Calientes > Machu Picchu > Retorno à cidade de Cusco

Machu Picchu com Vale Sagrado + Pisac + Ruínas de Cusco –  3 dias e 2 noites

Esse é o passeio no Vale Sagrado mais completo de todos. Você vai em todas as cidades do Vale Sagrado em 3 dias e 2 noites, com transporte, ingresso de Machu Picchu e guia já incluídos. 

O primeiro dia é o mesmo do passeio anterior, onde saímos de Cusco e vamos a Chinchero, Maras, Moray e Ollantaytambo – de onde pegamos o trem para pernoitar em Águas Calientes. Porém, o roteiro muda a partir do segundo dia. Fazemos a visita guiada à Machu Picchu, e depois pegamos um trem com destino a outra cidade do Vale Sagrado: Pisac.

Após conhecer um pouco mais da noite em Pisac, conhecemos as ruínas da cidade e seu mercado artesanal. Achou que acabou? Antes de voltarmos à cidade de Cusco, fazemos um tour por seus sítios arqueológicos, como Tambomachay, Puka Pukara, Q’enqo e Saqsayhuaman.

Por fim, termina o nosso passeio do Vale Sagrado mais completo.

Dica: Essa é a melhor opção para quem quer conhecer todos os principais pontos turísticos no entorno de Cusco otimizando tempo e dinheiro, com segurança e acompanhado de um guia local credenciado.

Roteiro:

Saída de Cusco > Chinchero > Maras > Moray > Ollantaytambo > Pernoite em Águas Calientes > Machu Picchu > Pernoite em Pisac no Vale Sagrado > Ruínas de Cusco > Retorno à cidade de Cusco

Agora que você já conhece todos os nossos passeios pelo Vale Sagrado, faça o seu orçamento!

botão de CTA para o Whatsapp

O que está incluso?

Em todos esses passeios te buscamos e te deixamos na sua estadia de Cusco, a cidade-base para os nossos passeios. Caso a sua estadia esteja fora de nossa área de recolhida, vamos sugerir um ponto de encontro para saída e retorno de seu tour.

Em alguns passeios pelo Vale Sagrado as refeições estão inclusas e em outras não, confira quando for fazer o seu orçamento. Mesmo assim recomendamos sempre levar um lanchinho ou outro para petiscar no transporte.

Algumas entradas são cobradas à parte, como as Salinas de Maras e para entrar nos sítios arqueológicos é preciso ter o Boleto Turístico. Mas não se preocupe, ao fazer o seu orçamento vamos te informar qual é o Boleto que você tem que comprar e possíveis gastos extras.

Nossos guias falam espanhol, e por receberem muitos turistas brasileiros, arriscam o bom e velho portunhol e falam devagar. E se você fizer questão de um guia que fale mais português que espanhol, entre em contato conosco para conversarmos melhor sobre isso. Aliás, lembre-se que você pode transformar qualquer de nossos passeios em uma experiência privada. 

O que levar para os passeios?

O primeiro que indicamos nos passeios é que você tenha sapatos e roupas confortáveis. Apesar de ter o transporte de um lugar ao outro, fazemos algumas caminhadas pelas ruínas e cidades. Para isso, leve também pelo menos um litro de água por pessoa, protetor solar e chapéu para se proteger do sol intenso nas montanhas.

Nem todos os passeios têm as refeições inclusas. Confira antes para saber se é preciso levar um lanche ou dinheiro para comer nos lugares. Porém, não deixe de levar dinheiro em espécie para comprar uma lembrancinha nas tantas feiras de artesanato.

O Peru é um país alto e você não sabe como o seu corpo vai reagir à altitude, por isso recomendamos ter um seguro viagem. Mais ainda, recomendamos a Real Seguros. Aliás, os caminhos para essas cidades são feitas em montanhas e têm muitas curvas. Tenha em mãos remédio para enjoo, uma sacolinha ou folhas de coca caso tenha enjoo. Por último, mas não menos importante, não pode esquecer do seu Boleto Turístico.

Qual é a melhor época para ir ao Vale Sagrado dos Incas?

A época mais recomendada é a da seca, entre maio e setembro. Porém, mesmo na época de chuva você poder ter uma experiência incrível na região do Vale Sagrado. Pela altitude, a neblina deixa o lugar mais mágico e místico. Só não se esqueça de levar um casaco impermeável para se proteger das ocasionais chuvas.

Veja nesse artigo a melhor época para viajar ao Peru

Que atividades estão disponíveis pela região?

Existem várias maneiras de viver o Vale Sagrado dos Incas, desde a história, culinária, museus, e artesanato, como também alguns esportes de aventura. Desde longas caminhadas, ciclismo, quadriciclo, e até escalada, tirolesa, e rafting.

Porém, vale lembrar que qualquer um desses esportes vão ser praticados a uma altitude de pelo menos 2.790 acima do nível do mar. É importantíssimo não apenas fazer uma boa aclimatação como não levar o seu corpo ao extremo, além de estar acompanhado de guias credenciados. E, claro, contratar um bom seguro viagem para estar sempre protegido.

Preciso ter o Boleto Turístico para conhecer as atrações?

O Bilhete Turístico vai garantir que você conheça a maioria das atrações do Vale Sagrado por um preço melhor do que se comprasse individualmente. Além disso, evita também algumas das filas na entrada dos lugares. Para saber o que é o Boleto Turístico, clique nesse artigo dedicado para tirar todas as suas dúvidas.

Em algumas atrações, como as Salineras, é preciso comprar ingresso à parte. Informaremos quais são os gastos extras quando você fizer o seu orçamento conosco.

botão de CTA para o Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *