3 razões para visitar a Vinícola Undurraga, a mais bonita de Santiago.
A princípio, quando me disseram que a vinícola Undurraga era a mais charmosa de Santiago e merecia ser visitada, eu não levei muito a sério.
Afinal, eu nunca tinha ouvido falar dela até então.
Entretanto, eu tive uma grata surpresa: realmente é a vinícola mais bonita e de fácil acesso da região metropolitana do Chile!
A encantadora Vinícola Undurraga foi fundada em 1885 por Don Francisco Undurraga Vicuña, sendo considerada uma das mais antigas do Chile!
Aliás, ela ainda carrega o título de ser a segunda vinícola mais visitada do país, ficando atrás apenas da clássica vinícola Concha y Toro.
Mas não por isso ela é menos especial.
Localizada na cidade de Talagante a 34 km de Santiago, no coração do Valle del Maipo, a vinícola Undurraga é dona de paisagens de tirar o fôlego!
E porque a vinícola Undurraga possui um repertório incrível que vou te apresentar as 3 principais razões para incluí-la no seu roteiro de passeios!
Vem comigo?
3 razões para visitar a Vinícola Undurraga
1. Tour completo e com degustação de 3 vinhos
Em primeiro lugar, as visitas são guiadas em espanhol ou inglês e incluem uma visita ao parque Undurraga e um passeio pelas plantações. Ademais, passamos pela fábrica de onde ocorre a fermentação e terminamos com uma caminhada pelas adegas subterrâneas.
Como a vinícola Undurraga não é tão famosa para os turistas brasileiros, se comparada a outras da região, o tour ainda não tem um apelo comercial forte.
E isso é ótimo porque torna a visita muito mais intimista e pessoal!
Os guias levam os visitantes para uma vivência completa, mostrando detalhes e passando informações que muitas vezes passam batidas em outras vinícolas.
É um tour bastante atencioso e voltado para a produção do vinho, como tipo de uvas e cepas, além de mostrar os processos envelhecimento e engarrafamento dos vinhos.
E a parte mais esperada do tour: ainda inclui uma degustação de 3 vinhos!
Quando é chegada a hora de degustar 3 dos sensacionais vinhos da vinícola Undurraga, o guia prepara uma mesa bem bacana para nos receber e dar a devida explicação sobre cada vinho. O guia os apresenta e fornece muitas dicas para uma excelente degustação.
E ah, você ainda ganha uma taça de presente! A minha eu cuido com o maior carinho e a tenho até hoje – é a lembrança perfeita de se ter!
2. O visual mais bonito é o da vinícola Undurraga
Como comentei no início, essa é de fato uma das vinícolas mais lindas e fotogênicas que já visitei.
A parte externa é a que mais merece atenção: jardins incríveis, com suas palmeiras gigantes que traçam um caminho por dentro do pequeno horto da vinícola.
Como companhia, uma porção de rosas e outras plantas. Tudo impecável. Prepare-se, pois essa é uma parada perfeita para boas fotos!
Mas não vou me resumir apenas ao jardim. A adega subterrânea também merece seu lugar no pódio.
Situada em um cenário super bonito, a adega é toda coberta de tijolinhos castanho, combinando com os barris de carvalho onde os vinhos estão guardados.
O efeito é um ambiente encantador aos nossos olhos e corpos, dado que o clima também se torna super agradável.
E as paisagens lindas não se limitam apenas às terras da vinícola Undurraga!
Caso opte por visitar Undurraga no período da tarde – e o céu esteja sem nuvens – o pôr do sol vai estar garantido! Tanto no jardim quanto no caminho de volta à cidade.
Você vai presenciar o sol indo embora por detrás da cordilheira dos Andes, dando aquele toque rosado no céu!
Tudo isso após uma tarde perfeita e umas taças de bons vinhos! Chato, né?
3. Museu “Gente de la Tierra”
E você acha que só vai ver coisas relacionadas a vinho? Negativo!
Dentro das antigas terras da família Undurraga, que hoje na verdade pertencem às famílias Picciotto y Yuraszeck, ainda há este pequeno museu.
Por lá, há uma coleção de peças Mapuche e Andina, os povos originários que sempre moraram no terreno chileno, antes mesmo dele ter esse nome.
Com certeza esse museu merece sua atenção no tour!
Trata-se de um momento especial, o qual você pode conhecer sobre a história, cultura e vida dos Mapuches, que conseguem ser ancestrais e atuais ao mesmo tempo.
Para você saber, os Mapuches são um dos povos originários principais do território chileno e lutam por igualdade no país.
Produção de vinhos com respeito ao meio ambiente
E tem mais!
A vinícola Undurraga ainda é ecológica, aduba sua terra de maneira natural e gerencia energia elétrica e água com responsabilidade!
A vinícola conta também com irrigação a gotas, estudo das condições do solo e treinamento de sua equipe enológica. Muito chique e profissional, né?
O resultado são vinhos com a pouca intervenção artificial!
Por isso eu sempre digo: só não vale viajar para o Chile e não conhecer pelo menos uma vinícola!
E com certeza a Vinícola Undurraga é uma das melhores opções de passeio da região metropolitana de Santiago do Chile.
Eaí, morreu de vontade de conhecê-la?
Você pode inserir esta visita no seu roteiro no período da manhã ou da tarde.
E a vantagem de ir com uma agência especializada, além do conforto de ir com transporte adequado, é poder ganhar tempo e visitar até duas vinícolas no mesmo dia.
Como comentei, a vinícola Concha y Toro também é digna de ser visitada e apreciada!
Depois de todas esses motivos, que pareceram muito mais que três, a vinícola Undurraga precisa estar na sua lista! Com certeza você vai viver uma experiência única e inesquecível.
Veja mais detalhes do passeio à vinícola Undurraga clicando aqui. Te espero no Chile!