Por que não existe McDonald’s na Bolívia? Entenda as razões!
Ao viajar para um novo país, é comum ver as famosas cadeias de fast food dominando territórios pelo mundo. Por isso, uma dúvida frequente dos viajantes que vão para a Bolívia é por que não existe McDonald’s na Bolívia?
Essa, que é uma das redes de fast food mais populares do mundo, já marcou presença no país. Entretanto, sua atuação no país foi breve e neste artigo te explicaremos as principais razões para isso. Acompanhe!
História do McDonald’s na Bolívia
O McDonald’s é uma cadeia de fast food presente em mais de 100 países no mundo, fazendo parte da cultura e dos hábitos alimentares de diferentes populações.
Na Bolívia, a empresa teve uma história breve, inaugurando franquias em cidades como La Paz e Santa Cruz de la Sierra na década de 1990.
Contudo, diversas razões fizeram com que o McDonalds não conseguisse envolver e criar raízes com a cultura e o povo boliviano por muito tempo, levando à retirada de suas operações no país pouco tempo depois de sua inauguração.
A organização fechou suas portas e anunciou sua saída do mercado boliviano em 2002, informando dificuldades econômicas e contrastes culturais com o país.
Por que não existe McDonald’s na Bolívia: 5 razões
Agora que você conheceu um pouco sobre a história do McDonald’s na Bolívia, entenda algumas das principais razões que levaram à saída da gigante do fast food deste país sulamericano. Confira!
Cultura alimentar boliviana
Uma das principais razões de por que não existe McDonald’s na Bolívia está relacionada com aspectos culturais do povo boliviano em relação à alimentação.
A Bolívia é um país com uma gastronomia rica e diversificada, apresentando diversos ingredientes locais e frescos como base da culinária boliviana.
Salteñas, Pique a Lo Macho, Humitas, entre outros pratos, estão muito presentes no dia a dia da população e são altamente apreciados pelo povo boliviano.
Além disso, a cultura de comida de rua na Bolívia é muito forte, já que os bolivianos prezam pela preparação de pratos frescos, feitos na hora e por comidas caseiras.
Essas características contrastam diretamente com as formas de atuação do McDonald’s em todos os países que estão presentes.
Desconexão com o povo boliviano
Outra razão para o encerramento das atividades do McDonald’s na Bolívia foi a dificuldade de adaptação do povo boliviano à cultura do fast food proposta pela empresa.
Assim, os menus padronizados, a falta de autenticidade alimentar, e a desconexão com as tradições e ingredientes bolivianos, contribuíram para a falência do McDonald’s na Bolívia.
Desafios econômicos
Diante de tantas dificuldades de adaptação à cultura alimentar e aos hábitos do povo boliviano, os desafios econômicos também se tornaram uma razão para o fechamento das franquias do McDonald’s na Bolívia.
Além disso, a Bolívia é um país com menor renda, e naquela época grande parte da população era considerada pobre ou estava abaixo da linha da pobreza.
Assim, o baixo poder de compra e a falta de acessibilidade econômica se tornaram empecilhos para a compra de produtos considerados caros, fazendo com que o povo boliviano optasse por produtos locais mais baratos.
Com isso, as redes de fast food, como o McDonald’s, não conseguiam competir com os preços das comidas de rua, as dificuldades econômicas enfrentadas pelo povo boliviano e as próprias cadeias de restaurantes locais do país.
Estratégias de negócio e marketing ineficientes
Outro forte motivo para a saída do McDonald’s da Bolívia foram as estratégias de negócio e marketing ineficientes.
A empresa teve dificuldade de entender as necessidades de seu público-alvo, falhando em incorporar ingredientes e sabores locais aos seus produtos.
Isso gerou falta de conexão com a cultura do país e desinteresse pela audiência, contribuindo para a saída da empresa do país.
Ideologia do povo boliviano e percepção pública
A resistência ao imperialismo sempre marcou a cultura e a história da Bolívia, o que contribuiu para a rejeição do McDonald’s no país.
A empresa americana foi percebida como uma ameaça à identidade cultural do país, fortalecendo a criação de iniciativas de apoio aos negócios locais e à forte cultura alimentar boliviana.
Existem outras redes de fast food na Bolívia?
Não ter McDonald’s na Bolívia, não significa que o país não consome outros tipos de marcas e produtos que tem filosofias semelhantes à da empresa.
Foi a junção de fatores, os desafios e o cenário que se apresentava naquela época que fez com que o país “rejeitasse” a franquia.
Entretanto, outras empresas locais e internacionais aprenderam com as falhas da gigante norte-americana e conseguiram atingir seus objetivos e público-alvo no país.
Com isso, conseguiram integrar elementos culturais aos seus produtos e cativar a audiência de outras formas.
Mesmo assim, até hoje a Bolívia se destaca por sua autenticidade, incentivo à cultura alimentar local e à grande resistência à filosofia da rapidez de consumo propagada por grandes empresas internacionais.
Conclusão
A Bolívia é um país incrível, autêntico, rico em cultura e história que não se deixou levar pela cultura do consumismo exacerbado e consegue manter, em partes, sua identidade cultural forte até hoje.
Agora você já sabe por que não existe McDonald’s na Bolívia, e a história dessa empresa mundialmente popular e sua trajetória pelo país.
Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a esclarecer as dúvidas que você tinha sobre o assunto. Se você planeja conhecer o país, agora poderá visitá-lo com uma perspectiva mais aprofundada sobre seus costumes, tradições e cultura alimentar.
Quer saber mais? Acompanhe mais artigos no nosso blog!
E para organizar passeios em destinos como Bolívia, Chile e Peru, entre em contato com a Fui Gostei Trips!