Como é a comida no passeio do Salar do Uyuni?

🕑 5 minutos de leitura
Compartilhar

Se tem uma pergunta que sempre recebemos é: “como é a comida no Salar do Uyuni?” Por ser uma região de difícil acesso e por se tratar da Bolívia, um país famoso belas paisagens e alguns desarranjos intestinais, esse é um medo comum dos viajantes. Por isso, o nosso objetivo é que você consiga desfrutar do passeio no Salar do Uyuni sem deixar de provar a gastronomia boliviana.

Nesse artigo vamos te explicar sobre a comida no passeio do Salar do Uyuni com a Fui Gostei Trips e o que fazer para se proteger de passar mal. Além disso, o que fazer caso você precise de um socorro no meio do caminho. Importante ressaltar que a comida abaixo descrita do Salar do Uyuni diz respeito aos passeios de Clássico e Conforto, as refeições do VIP são diferentes.

Quer aproveitar ao máximo o Salar de Uyuni sem preocupações? Descubra os melhores roteiros com a Fui Gostei Trips e tenha uma viagem segura e inesquecível!

Como são as refeições? 

A Bolívia tem dezenas de comidas típicas, muitas delas são comuns no altiplano, na região do Salar do Uyuni, como batata, quinoa, e milho. No geral, espere ter uma sopa de entrada, algo que os bolivianos não dispensam. As bebidas que oferecemos nos passeios são águas minerais engarrafadas, sucos, refrigerantes e os famosos chás andinos para regular o corpo na altitude.

Comidas típicas da Bolívia: veja 10 pratos da culinária boliviana

De pratos principais, vai variar no decorrer dos dias, mas as refeições costumam ter boa variedade. Agora, vamos te mostrar alguns exemplos de comidas no Salar do Uyuni com a Fui Gostei Trips:

Nos cafés da manhã oferecemos pão ou panqueca, ovos mexidos em algumas estadias, frutas, manteiga, geleia, café e chocolate em pó, suco, e chás. Nas refeições principais, pode ter uma entrada de sopa na janta, uma opção de carboidrato, sendo arroz ou macarrão, acompanhado de uma ou duas opções de proteína como frango, carne vermelha ou atum, uma salada crua e legumes cozidos. Além disso, frutas como laranja e maçã à disposição.

Como a altitude afeta a digestão?

Você sabe como a altitude afeta o funcionamento do seu corpo? Na altitude tem menos partículas de oxigênio disponíveis no ar, isso quer dizer que o seu corpo terá que se adaptar a utilizar menos oxigênio do que está acostumado, por exemplo.

O seu corpo utiliza oxigênio para fazer a digestão. E quanto mais gordurosa, pesada, ou salgada a comida, mais oxigênio é necessário. Por isso, o foco na alimentação na altitude deve ser de comidas mais leves e muita, muita água para auxiliar o seu corpo a se adaptar.

Tem mais curiosidade sobre como a altitude afeta o corpo? Vem ler o artigo “Aclimatação no Deserto: como evitar o mal de altitude”

Dicas para se alimentar bem e evitar mal-estar

Brasileiros não estão adaptados a estar na altitude e poucos sabem o que fazer para evitar mal-estar. Por isso, fizemos uma rápida lista para que você entenda os tipos de comidas que podem te auxiliar ou atrapalhar no Salar do Uyuni. Nada é proibido, o ideal é não exagerar, apenas ter mais atenção com alguns do que outros.

Alimentos que podem piorar os sintomas da altitude e te deixar com mal-estar:

1. Carnes vermelhas;

2. Alimentos gordurosos;

3. Frituras;

4. Comidas com muito sal;

5. Doces ou excesso de açúcar.

Comidas que podem te ajudar na aclimatação no Salar do Uyuni:

1. Frango ou peixe;

2. Carboidratos, como batatas, pão, arroz, macarrão, e outros;

3. Legumes e vegetais, e preferência cozidos;

4. Frutas;

5. Cereais;

6. Chás andinos como a folha de coca ou chachacoma para a altitude, muña ou ricarica para problemas digestivos, e outros, 

7. Se você tiver estômago ou intestino sensível, pode ser bom evitar alimentos crus e optar pelos cozidos, assados, e grelhados.

Além de comida, o que fazer para evitar mal-estar na altitude? 

1. Evite fazer exercícios físicos intensos, faça pausas sempre que sentir necessário e opte por caminhadas leves;

2. Não fumar, ou fumar o menos possível;

3. Se mantenha muito bem hidratado, tome muita água;

4. Evitar exageros com bebidas alcoólicas, de preferência evitar;

5. Dormir bem.

Preciso mudar a alimentação antes de ir para o Salar do Uyuni?

Sim, é recomendável fazer uma mudança alimentar antes de iniciar o passeio. O que você pode fazer é seguir os itens das listas acima: evitar bebidas alcoólicas, carnes vermelhas, alimentos gordurosos, muito salgados ou muito doces. Além disso, se hidratar muito mais do que está acostumado e ter boas noites de sono. Ao fazer isso, o seu corpo vai ter mais facilidade para se aclimatar às altitudes do Salar.

Aliás, essas dicas vale antes de ir para qualquer lugar de altitude, como para o Deserto do Atacama e Cusco também.

Farmácia na mochila

Por outro lado, pensando em se proteger no Salar do Uyuni, vamos recomendar que você tenha alguns remédios coringas que podem te ajudar caso precise. O primeiro, é remédios focados em enjoos para quem fica nauseado em carros. Levar medicina para parar diarreias e repor a flora intestinal.

Além dos remédios, veja aqui “o que levar para o Salar de Uyuni: montando uma mala estratégica”.

Pela variação climática, alguns visitantes podem sentir sintomas gripais e dor de garganta. Aliás, por ser um deserto muito seco, quem tem problemas respiratórios, como asma, rinite, pode sentir alguns sintomas acentuarem. Leve remédios pensando nesses cenários também.

Dor de cabeça, pela falta de oxigênio, costuma ser comum entre os viajantes. Inclusive, esse é um sinal de desidratação, tome remédio, mas não deixe de beber água.

Claro, esperamos que não precise, mas, recomendamos fazer um seguro viagem para estar amparada durante os passeios. Clicando neste link, você ainda consegue um desconto da nossa parceira Real Seguros.

Veganos, vegetarianos e alérgicos no Salar do Uyuni

Caso você tenha alguma alergia ou restrição alimentar, pedimos que você nos avise quanto antes. Assim, iremos avisar as paradas envolvidas no Salar do Uyuni para prepararem uma comida especialmente para você. Por outro lado, se você tiver alergia severa a algum alimento, pedimos que nos informe e também leve medicina apropriada para a viagem.

Conclusão

Agora que você já sabe como funciona a comida no Salar do Uyuni, com os cuidados certos, você vai conseguir aproveitar a culinária boliviana e os passeios sem grandes contratempos. Nosso objetivo não é te assustar com “regras”, o que damos aqui são sugestões. Não existem alimentos proibidos, apenas comidas para não exagerar enquanto estiver no Salar do Uyuni. O mais importante de tudo é prestar atenção nos sinais do seu corpo, se manter hidratado, informar ao guia caso se sinta mal, e fazer pausas quando sentir necessário.

Enfim, tem outras dúvidas sobre como funcionam os tours no Salar do Uyuni? Leia os demais artigos no nosso blog ou entre em contato com um atendente da Fui Gostei Trips!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *