Fronteira Chile-Bolívia será reaberta – o que você precisa para conhecer o Salar do Uyuni

🕑 7 minutos de leitura
Compartilhar

**Informações atualizadas em 29/04/22**

Desde o início da pandemia, em Março de 2020, a fronteira Chile-Bolívia permanecia fechada. No entanto, ontem o governo anunciou a reabertura oficial desse passo fronteiriço que conecta San Pedro de Atacama ao Salar de Uyuni. Se você chegou até aqui, certamente quer viajar para conhecer o Salar do Uyuni, não é mesmo? Pois venho te dizer que seu momento finalmente chegou!

Todas as fronteiras terrestres do Chile com a Bolívia estarão abertas a partir do dia 01/05/22! Portanto, isso significa que o passeio para o Salar do Uyuni, saindo e/ou retornando para San Pedro de Atacama, voltará a ser realizado. Não é incrível?

Neste post você encontrará informações oficiais da fronteira Chile-Bolívia e que atualizaremos sempre que houver um novo pronunciamento.

Trâmites e exigências da fronteira do Chile por via terrestre

É muito importante estar atento às exigências do governo chileno para imigração no país, em especial com todas as burocracias de COVID-19. O país continua com algumas restrições e tem sido muito rigoroso na conferência da documentação requerida. Então detalhamos o que você precisará ter em mãos para fazer a travessia terrestre da Bolívia para entrar no Chile no retorno do tour do Salar de Uyuni a San Pedro de Atacama:

1 – Preencher a Declaração Jurada de viajante no site c19.cl até 48h antes da viagem;

2 – O documento oficial não traz a obrigatoriedade de apresentar teste PCR negativo para entrada por via terrestre, no entanto informa que poderá haver seleção de pessoas de maneira aleatória para realizarem o teste na fronteira;

3 – Esse documento tampouco menciona a obrigatoriedade de seguro de saúde com cobertura mínima Covid-19 de USD 30.000 para todo o período de estadia no Chile, que é obrigatório para não residentes quando a imigração é feita via aérea.

Até o momento essas são as informações da fronteira Chile divulgadas oficialmente pelo documento abaixo.

fronteira Chile

E o Pase de Mobilidad?

O Pase de Mobilidad, que valida o esquema completo de vacinação, deixou de ser obrigatório para entrar no país, mas ainda é solicitado para acessar locais fechados, como restaurantes, bares, teatros e viagens de avião, ônibus e/ou trem. Documento oficial do governo informa que nas viagens em transporte público com distância superior aos 200km de distância o Pase deverá ser apresentado. Mas caso não tenha, a alternativa seria apresentar PCR negativo realizado até 72 horas antes do embarque. Essa fiscalização pode ser obrigatória ou aleatória. Portanto, recomendamos que você obtenha o seu para circular pelo Chile sem nenhum contratempo.

Leia mais sobre o Plano Fronteiras Protegidas do Chile clicando aqui

Instruções para obter o Pase de Mobilidad

Como alguns clientes relataram dúvidas na hora de preencher as informações solicitadas para obter o Pase de Mobilidad chileno, preparamos esse passo-a-passo para te ajudar.

Por onde começar
  • Acesse o site mevacuno.gob.cl , crie uma nova conta com seu e-mail (não é para clicar em Clave Única ou em Cédula de Identidad, você deve clicar em Correo Eletrónico e depois Crear Nueva Cuenta).
  • Acesse o sistema estando logado em sua conta, clique em “Mi perfil” para fazer a validação manual do documento que você usará para entrar no Chile (pode ser RG em bom estado e emitido há no máximo 10 anos ou Passaporte dentro do vencimento).
  • Seguindo as instruções, será necessário enviar uma foto do documento e também uma selfie com o documento em suas mãos, para comprovar a sua identidade. Na sequência, o sistema iniciará uma avaliação (en evaluación) e confirmará sua identidade entre 48 e 72 horas. Acompanhe as atualizações logando na sua conta no site.
Passo seguinte
  • Com os seus documentos reconhecidos pelo sistema, clique no menu Validación para validar as vacinas que já tomou. Baixe o aplicativo do ConectSUS e emita seu Certificado de Vacinação COVID-19 com o QR code. Você deve anexar esse certificado e preencher os dados sobre a vacina que tomou (a data, o lote e o nome do local de aplicação – no certificado emitido tem todas essas informações, preencha com atenção todos os campos solicitados). Importante: se você tomou mais de uma dose da vacina, adicione uma dose de cada vez no sistema.

Caso você precise corrigir qualquer informação que tenha subido errada, por exemplo, não se preocupe! Basta acessar sua conta e editar as informações.

Quase lá!
  • Ao finalizar o envio das informações, você receberá um e-mail com a confirmação da solicitação de validação das vacinas (verifique o spam). Para acompanhar o andamento do seu processo, basta acessar o site mevacuno.gob.cl e ir na seção Validación e depois clicar em Estado de Solicitud. Em alguns dias você já terá seu Pase de Mobilidad em mãos e poderá dar continuidade aos trâmites da sua ida para o Chile. Eles informam que o procedimento pode levar até 30 dias, mas geralmente tem ficado pronto em menos de uma semana. No entanto, solicite o seu com antecedência para garantir.

Trâmites e exigências para entrar na Bolívia por via terrestre

Muito se tem falado das exigências para entrar no Chile, mas e a entrada na Bolívia? No entanto, não podemos esquecer que o passeio para o Salar de Uyuni saindo de San Pedro de Atacama inclui uma imigração para território boliviano.

Saiba que o país vizinho está um pouco menos exigente, mas ainda demanda certa preparação antes de fazer a travessia terrestre. Abaixo transcrevemos portanto o que você precisará apresentar para entrar na Bolívia por via terrestre.

Para pessoas com esquema de vacinação completo finalizado ao menos 14 dias antes de ingressar por via terrestre no país:

  • Apresentar certificado de vacinação impresso ou digital;

Para pessoas sem esquema de vacinação completo finalizado ao menos 14 dias antes de ingressar no país:

  • Apresentar teste PCR negativo para todos acima de 5 anos de idade realizado até 72 horas antes do ingresso via terrestre na Bolívia;
  • ou apresentar teste Antígeno nasal para todos acima de 5 anos de idade realizado até 48 horas antes do ingresso via terrestre na Bolívia.

Clique aqui para ler o documento oficial do governo boliviano publicado em 28/04/2022

Onde fazer o teste PCR antes de atravessar para a Bolívia

Caso você precise realizar o teste de COVID antes de entrar na Bolívia, as informações abaixo são para você. Então vamos dar dicas de onde fazer esse teste em Santiago, Calama ou San Pedro de Atacama, que são os locais mais prováveis onde você poderá estar nas 72h antes da travessia.

PCR em Santiago

  • Laboratório Genosur (metrô Tobalaba, metrô Pedro de Valdivia e Hotel Hilton aeroporto): $25.000 a $30.000 pesos chilenos e resultado em até 4 horas
  • Valab (Providência): $22.000 a $35.000 pesos chilenos e resultado em até 4 horas
  • Bionet (Centro, Providência, Las Condes, Ñuñoa, aeroporto): $25.000 pesos chilenos e resultado em até 12h

PCR em Calama

PCR em San Pedro de Atacama

  • Cesfam: realiza o teste gratuitamente e resultado sai em até 30h. Atualmente estão atendendo de segunda a sexta-feira em uma ambulância na praça principal do povoado e há um número máximo de testes diários que realizam, então o indicado é chegar antes do horário de abertura, que é às 8h30.

Conheça o Salar de Uyuni com a Fui Gostei Trips

Desde 2017 realizamos o tour ao Salar de Uyuni e já levamos, por exemplo, mais de 3.000 brasileiros para conhecer esse pedacinho da Bolívia com segurança e guias credenciados. Saiba que oferecemos diferentes categorias de passeio ao Salar de Uyuni: o Clássico, em carro 4×4 compartilhado para até 6 pessoas e quartos compartilhados com as pessoas do seu grupo (oferecemos também a opção de pagar um valor extra para ter quarto com banheiro privados); o Semi VIP, em carro 4×4 privado e hospedagem em pousadas com quarto e banheiro privados; e por fim o VIP, em carro 4×4 privado e se hospedando nos melhores hotéis do deserto boliviano.

A Fui Gostei Trips tem um roteiro M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O que sai do Deserto do Atacama para visitar o Salar do Uyuni, e você tem a opção de finalizar o seu passeio na cidade de Uyuni, na Bolívia, por exemplo, ou retornar para San Pedro de Atacama, no Chile, ao final do passeio.

Quer saber mais?

Ficou com vontade de saber um pouco mais, né? Ainda mais agora que essa fronteira Chile está reaberta! Leia neste post o nosso guia COMPLETO do Salar do Uyuni. E conte com a nossa equipe, pois estamos preparados para te manter atualizado sobre todas as exigências e dar o apoio necessário para a sua viagem.

Te garantimos: é uma experiência única. Entre em contato conosco e receba o melhor atendimento para montar um roteiro personalizado para a sua viagem!

E se no entanto, mesmo depois disso tudo, você ainda não tem certeza se quer conhecer o Salar do Uyuni, recomendamos dar uma espiadinha nesses 10 motivos que vão te surpreender ????

Muita alegria essa liberação da fronteira Chile na, né?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *