Salar de Uyuni quando ir para ter a melhor experiência da sua vida!
O Salar de Uyuni faz parte do imaginário de todo mochileiro e não é à toa, pisar no maior Deserto de Sal do mundo é uma experiência única. Então quando ir ao destino para ter a melhor experiência?
Bom, já começo trazendo verdades: eu sei que o desejo de muitas pessoas é vê-lo espelhado, mas nenhuma agência jamais conseguirá garantir isto, é um fenômeno natural e apenas Pachamama tem controle sobre a chuva. Mas isso não deveria ser um fator tão forte na sua decisão, e hoje eu vou te provar por que!
Como mostro neste post aqui, durante 3 dias você passará por diversos lugares legais, a convivência com outros viajantes é super rica, você vai conhecer uma cultura totalmente diferente, e o Salar de Uyuni é realmente belo, com ou sem espelho d’água.
Estações do ano em Uyuni
Sabe aquelas estações do ano super definidas que aprendemos nas escolas? Pode esquecê-las, porque de forma prática vou dividir as estações da região de Uyuni em duas: temporada molhada (Dezembro a Março) e temporada seca (Abril a Novembro).
Por mais que a estação molhada seja o correspondente ao nosso verão, é justamente nesta época que neva na região conhecida como Altiplano Andino, que compreende o sul do Peru, nordeste do Chile (onde fica o Atacama), noroeste da Argentina e oeste da Bolívia (por onde passa todo o tour de Uyuni).
Isto acontece porque, devido à alta altitude e baixas temperaturas, quando chove, aquela água toda se transforma em neve antes de chegar ao solo.
Já nos lugares com altitudes mais baixas, até chuvas fracas acabam originando alguns alagamentos, que por vezes atrapalham os planos dos viajantes. Bem-vindo ao inverno altiplânico!
Mas afinal, quando ir ao Salar de Uyuni?
Basicamente, a melhor época para visitar o Salar de Uyuni depende do que você quer ver por lá e o quanto está disposto a arriscar. Reuni aqui algumas informações sobre o que encontramos em cada estação e você decide quando é melhor ir, combinado?
Época chuvosa
Os meses de Dezembro a Março são marcados por um clima mais ameno em relação ao inverno, mas ainda assim faz frio e neva, pois como expliquei, é quando acontece o inverno altiplânico.
É possível ver paradas mais altas como o Geyser Sol de Mañana cobertos de neve. Neste período a temperatura mínima tem uma média de 4˚C e a máxima chega a uns 22˚C. E como é de se imaginar, pode chover bastante!
Vantagem de viajar na temporada chuvosa:
- Nesta época é quando você poderá encontrar o Salar de Uyuni espelhado!
- Temperatura amena, isso é ótimo já que muitas hospedagens não possuem calefação
- Poderá ver neve em alguns lugares, e neve nunca é demais
- Apesar de ser período de férias, encontrei o Salar praticamente vazio! Nenhuma das paradas estava superlotada, pelo contrário, em muitas delas os nossos carros eram os únicos (fizemos a travessia em 3 carros). Mas por que vazio? Bom…
Desvantagens de viajar na temporada chuvosa:
Quando eu falei que ver o Salar de Uyuni espelhado dependia do quanto você está disposto a arriscar é porque esta mesma chuva que causa um fenômeno tão lindo, pode também alagar tudo e impedir os tours de saírem.
Passeios podem ser cancelados, estradas alagadas são fechadas e o próprio Salar de Uyuni pode ficar inacessível ou ter o acesso à Isla Incahuasi impossibilitada. É um jogo de sorte!
Em 2017 e 2018 ,por exemplo, até o Rali Dakar foi suspenso por causa das chuvas que ocorreram ali no começo de janeiro. Por isso a região fica mais vazia nesta época, nem todos querem arriscar.
Mas eu arrisquei e conto ali embaixo o que encontrei, segura a ansiedade aí.
Época seca
Nos meses de Abril a Novembro praticamente não há chuva e o clima fica bem seco. Já a temperatura varia a cada mês, como pode ver na imagem abaixo:
Vantagens de viajar na temporada seca:
- Facilidade para se locomover, já que não tem tempestades mudando os planos a todo momento;
- Quando o Salar de Uyuni está bem seco, o sal fica “craquelado” e figuras geométricas gigantes se formam no chão. O curioso é que absolutamente todas essas formações são hexagonais (6 lados), é muito lindo;
- Estadias mais agitadas com turistas de vários lugares do mundo!
Desvantagens de viajar na temporada seca:
- A chance de ver o Salar de Uyuni espelhado é praticamente nula
- Se você não curte muito o frio, capriche nos casacos porque a temperatura é bem baixa. Em Junho, Julho e Agosto pode chegar a -10˚C.
O que levar na mochila
A melhor época para ir ao Salar de Uyuni é você quem decide, mas independentemente de quando for, alguns itens não podem faltar na sua mala.
- Roupa de frio: graças ao inverno altiplânico, mesmo no verão faz bastante frio em algumas paradas do passeio, como no Geyser de la Mañana e Laguna Colorada, que tem uma altitude maior. Capriche nas roupas térmicas, tem umas baratinhas no Brasil. Vale investir em uma boa calça, blusa e meia térmica;
- Roupas de meia estação: se vestir por camadas estilo cebola é sempre a melhor opção. Na temporada chuvosa (dez à mar) você até mesmo conseguirá ficar de camiseta em alguns passeios, mas no mesmo dia pode precisar de touca e luvas para enfrentar o vento e até mesmo neve. Vai entender…
- Bota ou chinelo no Salar? Quando se pega o salar espelhado, aquela água toda é uma verdadeira salmoura. Se sua bota não for de uma qualidade boa, ela pode estragar se não for bem limpa após o passeio. Algumas pessoas preferem pisar nas águas do Salar de Uyuni de chinelo mesmo. Eu não tive esta coragem, estava muito frio e fui de bota. Na temporada seca, sem sombra de dúvidas vá com a bota, pois é muito frio;
- Acessórios para fotos em perspectiva. Os motoristas/guias andam com alguns brinquedinhos no porta-malas, mas fica mais legal se você personalizar com algo que tenha um significado pessoal. Eu confesso que não ligava muito para isso, mas ao chegar lá sai uma empolgação sei lá de onde e a gente se divertiu horrores fazendo as fotos e vídeos;
- Neste post aqui eu falo sobre outros itens obrigatórios para montar uma mala compacta e eficiente.
Quando ir ao Salar de Uyuni, minha experiência
Mesmo analisando as chances que expliquei acima, eu decidi arriscar, queria ver o Salar de Uyuni espelhado e tentei a sorte indo em janeiro.
Uma vez na Bolívia, já estava no meu segundo dia de tour e ainda não tinha chovido, mas ao chegar no Hotel de Sal (que fica à beira do Salar do Uyuni) naquela noite, caiu muita chuva.
Só que ela precisava ser na medida certa. Chuva de menos não seria o suficiente para alagá-lo e chuva demais poderia cancelar a saída do nosso tour.
Às 5 da manhã tivemos a confirmação de que tentaríamos fazer a travessia e do meio do Salar veríamos o sol nascendo. Mas para nossa surpresa, não havia água. Nadinha, em lugar nenhum. Rodamos sem parar e não encontramos nenhum ponto super espelhado.
Assistimos a um nascer do sol especial, ali honestamente não me importava se havia ou não espelho d’água, o Salar de Uyuni tinha entrado para minha lista de lugares inesquecíveis e fim de papo.
Desistir, jamais!
O nosso guia ficou mais decepcionado que a gente. Decidiu nos levar à Isla Incahuasi, que fica num terreno levemente mais baixo e possivelmente teria água. Mas de novo, nada!
Passamos algumas horinhas ali na Ilha, fizemos mais um lanchinho em umas mesas super legais feitas de sal e voltamos ao Salar pra fazer aquelas fotos em perspectiva.
Era hora de seguir viagem, mas meu guia não se deu por vencido, continuou caçando um local espelhado e, finalmente, encontrou!
O que eu achava que não podia ficar ainda mais lindo, tinha acabado de ficar. Ai, meu coração!!! Só pelas fotos, nem preciso dizer que valeu a pena arriscar, né?!
Já decidiu qual temporada faz seu coração bater mais rápido? Se ainda tiver dúvidas, nossa equipe está preparada para te ajudar a planejar uma viagem inesquecível e poderá orientar sobre a melhor época para visitar o Salar de Uyuni .
E que tal dar uma olhadinha em nosso instagram e se inspirar com mais fotos de viajantes na Bolívia?
Então, em sua opinião, qual mês encontrar esse espelho lindo? Ainda fiquei em dúvida , pq entendo tb da impossibilidade de fazer alguns passeios pela chuva , mas ainda assim qusl mês arriscar?
Oi, Adriana! Março costuma ser ótima opção!
Será que agora em dezembro eu consigo encontrar esse espelho d’água?
Há uma pequena chance sim, Indira!
Parabéns, lindas fotos e ótimo relato. No caso, março e abril seria um meio termo para ver o salar espelhado sem muitas chuvas?
Oi, Vinicius! Isso mesmo!
Maio é uma época que não ver o espelho de água?
É mais raro, Amanda. Melhor ir em Fevereiro ou Março pra aumentar as chances