O que fazer no verão no Deserto do Atacama

🕑 4 minutos de leitura
Compartilhar

Viajar para o Deserto do Atacama no verão é possível, mas exige alguns pontos de atenção. Além de ser alta temporada de férias, é também quando costuma chover no deserto – o famoso Inverno Altiplanico. A chuva costuma cair na segunda quinzena de Janeiro, e infelizmente pode afetar algumas rotas de passeios.

Portanto, se você só pode visitar o Atacama no Verão, nossa primeira dica é: prefira viajar em Dezembro ou depois da segunda quinzena de Fevereiro para evitar qualquer mudança no seu roteiro devido às condições climáticas.

A melhor época para conhecer o Deserto do Atacama

Uma vez que já esclarecemos que pode chover no auge do Verão no Atacama, saiba que escolhendo a melhor época para ir te dará infinitas possibilidades de desvendar lugares incríveis que você mal sabe que existem.

O período de chuvas que mencionamos faz parte das experiências que já tivemos no Atacama, porém vale lembrar que não é possível controlar a natureza. Ou seja, compartilhamos aqui com vocês nossos 5 anos de experiência no Atacama. Mas a natureza é soberana.

Se você quer a menor possibilidade possível de interferência climática nos passeios, prefira viajar na Primavera ou Outono.

As melhores experiências do verão no Deserto do Atacama

Considerar fatores como o clima e a probabilidade de chuvas é fundamental para pensar no tipo de experiência que você está procurando. É muito válido pensar nas melhores alternativas para cada época e traçar um roteiro pensado especialmente para os seus gostos particulares. Sendo assim, separamos algumas opções:

Cascadas Escondidas

Um passeio que começa com uma caminhada tranquila e segura por trilhas naturais não pode ser uma ideia ruim, não é mesmo? Com uma vista sensacional e um caminho à beira do rio Puritama, os cactos certamente são uma atração à parte dessa caminhada.

A ideia de conhecer as Cascadas Escondidas durante o verão traz um motivo bem sensato: suas águas geladas são muito melhores para refrescar. Então, fazer a trilha durante outra época do ano pode ser tão lindo quanto, mas a parte de curtir a cachoeira não será tão gostosa quanto no verão.

Geyser el Tatio

Especialmente para as pessoas que não gostam muito do frio, o Geyser el Tatio é uma opção que se torna muito mais aceitável se o clima estiver mais quente. Conhecido como o passeio mais gelado do Atacama, as temperaturas negativas podem assustar e até mesmo espantar a maioria dos turistas.

Considerado um fenômeno da natureza, o geiser é uma ótima escolha para desvendar os mistérios e belezas do Atacama. Decerto, se você quiser temperaturas um pouco mais altas, visitá-lo no verão é a escolha mais assertiva para esse passeio.

Piedras Rojas com Lagunas Altiplanicas

As Piedras Rojas, com tradução livre Pedras Vermelhas, levam esse nome devido à oxidação do ferro que dá o tom avermelhado às pedras. Também conhecido por Salar de Águas Calientes III, o nome mais famoso se dá devido à coloração das pedras desse ponto turístico.

Já as Lagunas Altiplanicas incluem uma visita a uma das mais lindas lagunas do Atacama. A Laguna Chaxa está localizada dentro da reserva dos flamingos e, no clima mais quente, eles estão mais presentes pelo ambiente. O motivo é que eles migram quando esfria, então o verão no Deserto de Atacama será a melhor época para encontrá-los.

Além disso, também tem as Lagunas Miscanti e Miñiques que costumavam ser uma só antigamente e hoje, devido às atividades do vulcão Miñiques são duas. Em uma mistura da água do degelo do vulcão e da água da chuva, essas lagunas foram formadas e encantam os turistas que as visitam.

Lagoas de sal (Cejar e Escondidas)

As lagoas de sal do Atacama possuem uma salinidade tão alta que conseguem ultrapassar o nível do Mar Morto. Então, ao mergulhar nessas águas, você definitivamente não afunda. O lado ruim dessa experiência é que as águas são bem frias e, quanto mais baixa a temperatura ambiente, mais desafiador será experimentar o mergulho.

Por isso, a melhor opção para conhecer as lagunas de sal é no verão. Dessa maneira, o seu passeio fica um pouco mais completo e divertido.

Dicas para uma experiência marcante no verão do Atacama

Por ser um deserto, as temperaturas tendem a ser sempre mais altas do que em outros lugares, especialmente por causa da baixa umidade do ar. Então, a primeira dica super importante é: mantenha-se sempre hidratado para poder curtir todos os passeios da melhor maneira possível.

Conhecer lugares bons para uma experiência gastronômica satisfatória também é um ponto a ser destacado, por isso, não deixe de visitar a sorveteria Babalu. Os sorvetes mais famosos com sabores incríveis e diferenciados precisam estar no seu roteiro para conhecer o Atacama direitinho, hein? A Heladeria Babalu é uma escolha bem interessante para desfrutar das inovações e dos sabores especiais e inusitados.

Como contratar nossos passeios disponíveis

Agora que você já sabe quais são os passeios mais legais para o verão no Deserto do Atacama, é a hora de saber como contratá-los. Além das dicas citadas aqui, temos outras opções interessantes para que a sua viagem seja inesquecível. Para conhecer todos os passeios disponíveis e solicitar um orçamento conosco você pode clicar aqui.

Ah antes que você vá embora, conta aqui nos comentários qual destino você ficou com mais vontade de conhecer. Vamos adorar saber!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *