Comidas típicas do Chile: 10 pratos populares para provar

🕑 5 minutos de leitura
Compartilhar

A gastronomia local faz parte de qualquer experiência de viagem. Por isso, conhecer as comidas típicas do Chile é indispensável para enriquecer sua experiência no país.

A culinária chilena é repleta de influências históricas e culturais, que juntas, formaram o que hoje conhecemos como os pratos tradicionais do país.

Neste artigo, aprenda sobre as principais comidas típicas do Chile e se prepare para viver uma imersão através do paladar quando for visitar o país.

Converse em português com nossos consultores especializados sobre nossos passeios no Chile!

História da gastronomia chilena

A história da culinária chilena origina-se de várias culturas e povos, o que a torna rica e diversa, combinando sabores, gostos, aromas e pratos tradicionais únicos e característicos.

Desde os povos originários, como os indígenas Atacamenhos do norte, ou os indígenas Mapuches do sul, até os colonizadores europeus, como os espanhóis, as raízes da gastronomia chilena são muitas.

Os sabores da culinária do Chile incluem elementos como peixes e frutos do mar, como caranguejos gigantes e enguias do mar, carnes bovina, de frango e de porco, milho (choclo), batatas, abóbora, trigo, entre outros.

A partir disso, foi-se criando receitas variadas que exploram todas essas raízes, criando pratos típicos únicos.

As 10 principais comidas típicas do Chile

Agora que você já conhece algumas informações sobre as origens da gastronomia chilena, conheça os principais pratos tradicionais da cozinha do Chile:

Cazuela

A cazuela é um prato típico tradicional, que consiste em um tipo de ensopado, composto por temperos, como coentro, alho, sal e carnes de frango ou bovina, batatas, abóbora e milho. 

É um prato que se cozinha lentamente, com calma e soltando sabor aos poucos, ele é ideal para o inverno e ao comê-lo, passa uma sensação de conforto e de casa. 

Empanadas

As empanadas, assim como em outros países andinos, como a Argentina, é outro prato popular da gastronomia chilena.

A opção mais típica e conhecida é a empanada de pino (carne moída), que mistura junto à carne, pedaços de ovos, cebola, azeitonas e uvas passas em uma massa assada em formato de meia lua.

Mas não só essa, outros sabores também são populares nas lanchonetes e padarias chilenas, sendo um dos pratos mais emblemáticos do Chile.

Congrio

O congrio, que pode ser preparado como caldillo de congrio ou congrio frito, é uma comida típica chilena que utiliza como base uma espécie de enguia do mar (congrio).

O caldillo de congrio é uma espécie de sopa fervida em um caldo com outros ingredientes como coentro, cebola, alho, cenoura, tomates, pimentão, batatas, etc.

Já no congrio frito, geralmente empana-se o peixe, fritando-o até atingir a crocância necessária e pode ser servido com batatas fritas, arroz, salada ou outros acompanhamentos simples.

Ceviche

O ceviche é um prato muito popular em alguns países da América do Sul, como o Perú. 

No Chile, o prato também é comumente consumido, utilizando peixes frescos como camarão ou salmão e outros ingredientes como cebola, coentro, limão, pimenta, sal, etc., para compor a mistura de sabores e aromas do mar.

Curanto

O curanto é uma das comidas típicas do Chile mais curiosas e tradicionais por conta da sua forma de preparo.

Para fazer o curanto, cava-se um buraco no chão adicionando pedras quentes previamente aquecidas. 

Nesse prato, une-se diversas carnes, como de frango e de porco, aos frutos do mar, como mariscos e até mesmo peixes e alguns legumes. 

A disposição dos ingredientes é feita em camadas, separadas por folhas de nalca que ajudam a reter o calor e intensificar o sabor do prato.

Pastel de choclo

Apesar do nome, o pastel de choclo é um tipo de torta, que tem como base um creme de milho doce moído.

Esse prato é muito popular no Chile e seu recheio reúne ingredientes como carne moída, frango, ovos e azeitonas. 

Depois de preparado, junta-se o recheio à massa de milho doce, levando ao forno até dourar.

Completo italiano

O completo italiano é a versão chilena do cachorro-quente. Esse prato típico leva esse nome não pelos ingredientes que possam remeter à Itália, mas por causa das cores dos ingredientes, que são semelhantes à da bandeira italiana.

Nessa versão de hot-dog, adiciona-se uma quantidade generosa de maionese, abacate e tomate, entre outros itens.

Lomo a lo pobre

Já o lomo a lo pobre, é um prato muito popular, saboroso, tradicional e bem servido. 

Ele lembra os pratos feitos (PFs) ou executivos brasileiros e são servidos com batatas fritas, ovos e claro, o lomo, que é um filé de carne, geralmente bovina. 

Dizem que o termo “a lo pobre”, que significa literalmente “dos pobres”, refere-se à adição de ovos ao prato. Apesar disso, o prato normalmente conta com um dos cortes de carne mais apreciados, o filé mignon. 

Humitas

Humitas é a versão chilena da pamonha brasileira. Esse prato é muito popular em países andinos, como Bolívia, Argentina, Peru e Chile e pode levar outros nomes, como “tamales”.

Ele consiste em uma massa de milho em formato de purê, misturada com ingredientes como cebolas e envolto na palha de milho para cozinhar.

Sopaipillas

Sopaipillas são um tipo de pão, feito com massa de abóbora e frito. A massa fina é muito popular e pode ser recheada tanto com ingredientes salgados como o “pebre”, quanto com doces, como açúcar e mel.

Esse prato típico é muito popular nas lanchonetes do país, sendo muito consumido como lanche.

Bebidas típicas chilenas

vinho chileno, casillero del diablo

Em termos de bebidas típicas, as principais iguarias do Chile são os populares e apreciados vinhos chilenos, com tipos de uvas diferentes e produzidos em diversas regiões do país.

Além disso, outra bebida tradicional é o pisco sour, que tem como base o pisco, que é um destilado de uva, misturado com suco de limão, açúcar, clara de ovos, e muitas vezes, o amargo de Angostura, um composto que adiciona um sabor amargo à mistura.

Conclusão

As comidas típicas do Chile oferecem uma variedade de sabores, aromas e temperos, refletindo as diversas influências históricas e culturais do país.

Agora que você já sabe os principais pratos típicos do Chile e como aproveitar a gastronomia chilena, poderá adicionar um sabor a mais à sua experiência pelo país.

Leia também esse guia de compras do que vale a pena comprar no Chile.

Comidas típicas do Chile: 10 pratos populares para provar

  1. Clarice Cardoso Carvalho disse:

    Adorei!!!

    1. admfgtrips disse:

      Ei, Clarice! Que bom saber!

  2. Joselita Morcelli de Castro disse:

    Boa tarde! Me lembra muito a viagem que fiz em Lá Paz….amo essas delícias de comida.
    Obrigada!

    1. admfgtrips disse:

      Ficamos felizes em saber que gostou, Joselita!

  3. Cilene disse:

    Comi no Chile chamada salada mas era legumes cozidos. Não me lembro o nome

  4. SANDRO disse:

    Estimado
    Por favor infórmenos dónde encontrar platos típicos, nombre, dirección, etc.

    1. admfgtrips disse:

      Hola, Sandro. No ofrecemos ese tipo de servício, pero estamos seguros de que nuestro artículo te brinda con muy buenas informaciones.

  5. Ewerton disse:

    Oi boa noite eu amei às informações acima ☝️☝️

    1. admfgtrips disse:

      Ficamos felizes em saber, Ewerton!

  6. marcio disse:

    gostei comi bastante ja

    1. admfgtrips disse:

      Bacana, Marcio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *