Deserto do Atacama florido: quando e como ver o fenômeno?

🕑 5 minutos de leitura
Compartilhar

O Deserto do Atacama florido é um fenômeno incrível que acontece no Chile. Muitas pessoas que vão visitar o país, e mais especificamente, o deserto, têm dúvidas sobre esse acontecimento raro. 

Como acontece? Por que acontece? Quando é possível ver o deserto florido no Chile? Dá para fazer o passeio para conhecê-lo a partir de San Pedro de Atacama? São muitas dúvidas!

Pensando nisso, preparamos este artigo para responder a essas e outras perguntas sobre o assunto. 

Então, se você quer entender melhor sobre esse fenômeno, continue acompanhando a leitura para saber tudo sobre o deserto florido no Chile! 

O que é o fenômeno do Deserto do Atacama florido?

Sendo o deserto mais seco do mundo, é comum duvidar quando alguém diz que o Deserto do Atacama pode ficar florido, não é mesmo?

Mas a verdade é que, a região do Chile que compreende o Deserto do Atacama é tão ampla e diversa que, em algumas raras ocasiões, esse fenômeno acontece.

Geralmente, o Deserto do Atacama fica florido durante a primavera quando nos meses precedentes há a ocorrência de fortes chuvas na região. Essas chuvas são suficientes para germinarem as sementes de flores presentes no solo do deserto.

Mas não espere que todos os anos o deserto fique florido no Chile. Esse fenômeno é raro e pode levar anos e até décadas sem acontecer. Entretanto, está se tornando cada vez mais frequente. 

Neste tempo, as sementes podem permanecer adormecidas esperando as condições climáticas propícias para germinar.

Para completar esse espetáculo, há uma ampla variedade de flores que brotam no deserto, algumas, inclusive, que estão praticamente em extinção.

No fenômeno do Deserto do Atacama florido é possível encontrar flores como pata-de-guanaco, ãnãnucas, glória-da-manhã, astromélias, entre outras várias espécies.

Quando o Deserto do Atacama fica florido?

O Deserto do Atacama geralmente fica florido durante a primavera, entre os meses de setembro a novembro, em decorrência das chuvas esperadas no deserto.

Outro fator que contribui para que o evento ocorra é o El Niño, um fenômeno climático que altera os padrões de chuva nesta região.

As últimas ocorrências desse fenômeno foram em 2015 e em  2017. Porém, em julho deste ano (2024), devido à antecipação das chuvas, o deserto também floresceu antecipadamente, ainda que de maneira menos intensa – chamando a atenção de turistas e moradores da região. 

Apesar disso, espera-se que ainda este ano germinem ainda mais flores na primavera com a chegada de novas chuvas.

Onde ver o deserto do Chile florido?

glória-da-manhã, flor encontrada no deserto.
Glória-da-manhã, flor encontrada no deserto. Imagem de RococoNeko por Pixabay

Ao falar sobre onde ver o Deserto do Atacama florido, é preciso primeiro esclarecer algumas dúvidas sobre a geografia do Chile. Afinal, o tema ainda gera muita confusão entre os turistas que vão ao Atacama.

O Chile divide-se em várias regiões, sendo que o Deserto do Atacama compreende uma vasta área do país, incluindo mais de uma região. 

A zona popular, onde a maioria dos turistas conhece e visita, e onde a Fui Gostei Trips atua, fica na região de Antofagasta, tendo como base o povoado de San Pedro de Atacama. 

Porém, o local onde ocorre a floração do deserto está em uma região diferente, separada por centenas de quilômetros (cerca de 700 km), na região de Atacama.

Assim, enquanto San Pedro de Atacama está em Antofagasta, o fenômeno do Deserto do Atacama florido acontece na região de Atacama, mais especificamente próximo a cidade de Copiapó, mais ao sul em relação à Antofagasta.

Desse modo, para ver o fenômeno, é preciso viajar para Copiapó na época certa e a partir de lá, escolher um passeio com agência que te levará às regiões floridas, ou visitá-las por conta própria de carro.

É possível ver o deserto florido a partir de San Pedro?

Apesar de ser possível sair de San Pedro de Atacama até a região onde ocorre a floração do deserto, é preciso ter em mente que você precisará se deslocar em uma viagem de ida de cerca de 10h a 12h de ônibus ou carro.

Ou ainda, precisará pegar um avião a partir de outra cidade do Chile, por exemplo, Calama ou Santiago, para conseguir chegar à cidade base para fazer esse passeio. Em Copiapó, inclusive, tem aeroporto.

Assim, vale ressaltar que você provavelmente não encontrará tours de bate e volta saindo de San Pedro, que é a região de maior turismo no Deserto do Atacama.

Por isso, a menos que você tenha muita disponibilidade e flexibilidade durante a viagem, não convém planejar a visita para ver o deserto florido ao mesmo tempo que vai à região turística do Deserto do Atacama.

Vale mais a pena organizar uma viagem exclusivamente para a região de Copiapó e quem sabe até explorar outros locais próximos, como as praias dessa região, como a Bahia Inglesa, ou exclusivamente para os passeios de San Pedro.

Aventure-se pelo Deserto do Atacama com a Fui Gostei Trips

Se você se encantou pelo fenômeno do Deserto do Atacama florido, agora já sabe o que está por trás deste evento, como ele ocorre, como e quando você consegue vê-lo, mesmo não sendo tão viável fazer a partir de San Pedro de Atacama.

Mas não se preocupe, você ainda pode organizar seus passeios pela região mais popular do Deserto do Atacama com a Fui Gostei Trips. 

Temos uma vasta lista de tours saindo de San Pedro de Atacama e podemos criar um roteiro personalizado especialmente para você. 

Clique no botão abaixo para falar com nossa equipe e solicitar um orçamento em português com uma equipe atenciosa que pensa nas suas necessidades. Te esperamos no Atacama!

botão de CTA para o Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *