O que fazer em Valparaíso: conheça a capital da arte no Chile

🕑 5 minutos de leitura
Compartilhar

Quer saber o que fazer em Valparaíso, a capital da arte no Chile? O Chile é cheio de destinos incríveis, sempre com muita história e cultura amparando suas ruas, cidades e construções. Um deles é a carinhosamente apelidada “Valpo”, ou Valparaíso. 

Fique por aqui e conheça mais sobre a história de Valparaíso, e saiba que atrações conhecer na cidade. Acompanhe!

Valparaíso: história e cultura da capital da arte do Chile

Conhecida como a “Pérola do Pacífico”, Valparaíso é um destino único do Chile. A cidade portuária fica a cerca de 130 km de Santiago, capital chilena, e exala encantos por suas ruas, atraindo visitantes de várias partes do mundo.

Seja para se perder pelas ruas coloridas que respiram arte e cultura, para admirar suas construções arquitetônicas com influências de várias partes do mundo, ou para curtir a vida boêmia dessa cidade chilena, há diversas atividades incríveis para explorar Valparaíso da melhor forma possível.

A cidade, além de todos os apelidos carinhosamente nomeados, também é considerada um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 2003, aumentando ainda mais sua importância para a cultura chilena.

Mas para além de suas belezas, Valparaíso também exerceu e continua desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento do Chile. 

Por ter uma localização estratégica e rotas que ligam o Pácifico ao Atlântico, Valpo se tornou, por séculos, um dos principais portos do país.

Principalmente em épocas de exploração do ouro, a cidade virou ponto de parada de navios de diversas partes do mundo.

Esses aspectos deixaram um legado que influenciou sua cultura, história e arquitetura incrível e única. Hoje, é possível perceber essas nuances pelas estreitas e encantadoras ruazinhas da cidade.

Quando ir a Valparaíso?

Valparaíso pode ser visitada durante todo o ano e a escolha da estação adequada dependerá do que você pretende fazer na cidade. 

A alta temporada é o período do verão (dezembro a março), no qual o clima é mais quente e seco. 

Já a baixa estação, compreende o período de abril a novembro, que é mais úmido, variando entre temperaturas mais frias e amenas.

Se você busca fugir das multidões, quer desfrutar de preços mais baixos e temperaturas mais amenas, a baixa temporada é a melhor opção. 

Entretanto, se você quer curtir o verão na cidade para conhecer praias e aproveitar para fazer atividades ao ar livre, a alta temporada é mais indicada.

O que fazer em Valparaíso, Chile: 4 dicas de atividades

Há muito o que fazer em Valparaíso, no Chile. Desde passeios culturais e históricos, até atividades mais relaxantes, as opções são várias.

Separamos uma lista com algumas opções do que fazer em Valparaíso. Confira:

  • fazer um free walking tour pela cidade;
  • visitar os museus e galerias de arte de Valpo;
  • conhecer Valpo por meio de funiculares;
  • desfrutar da vida noturna de Valparaíso.

Confira detalhes sobre cada atividade!

Fazer um free walking tour pela cidade

Um programa muito interessante para se fazer em qualquer cidade são os free walking tours. Esses passeios são feitos com guias locais que te mostram, caminhando, os principais pontos da cidade.

Assim, você caminhará por alguns dos locais mais importantes de Valpo, conhecendo em uma visita guiada a história da cidade. 

É uma maneira muito interessante de conhecer uma nova cidade, além de ser uma opção econômica para quem busca economizar. 

Visitar as galerias de arte e os museus de Valpo

A este ponto, você já deve ter entendido que Valparaíso é um centro de arte, cultura e história muito importante para o Chile. 

Então, um passeio indispensável é conhecer os museus e galerias de arte da cidade. Uma das mais icônicas e conhecidas atrações é uma das antigas casas do poeta Pablo Neruda, a La Sebastiana.

Essa é uma parada muito recomendada para qualquer viajante e oferece uma vista incrível para o mar, além de expor aspectos da fascinante vida do escritor.

Além dessa opção e de tantos outros museus e galerias espalhados pela cidade, só o fato de passear pelas ruas da cidade, você já se sentirá em um museu à céu aberto, tamanha a quantidade de manifestações artísticas pelas ruelas de Valpo.

Conhecer Valpo por meio de funiculares

Por ser repleta de morros, ladeiras e escadarias, pode ser cansativo se locomover por Valpo.

A alternativa encontrada foi a criação de funiculares, um meio de transporte muito útil usado pela população há décadas, fazendo parte da identidade da cidade.

Essa é uma maneira de ter uma perspectiva diferente de Valparaíso, e explorar a cidade do alto, por meio de seus funiculares.

Alguns dos mais populares são Concepción, Artillería, Reina Victoria, El Peral, Florida, Polanco, etc.

Desfrutar da vida noturna de Valparaíso

A vida noturna de Valpo é uma parada obrigatória para quem vai passar mais de um dia na cidade. Afinal, Valparaíso também é conhecida por sua boemia. 

As opções são várias. Você pode curtir a noite na zona portuária de Valparaíso, conhecer a animada vida noturna na Plaza Aníbal, ou ir à parte alta da cidade no Cerro Concepción ou no Cerro Alegre.

Lembre-se de aproveitar bastante, mas também tenha em mente, principalmente se estiver sozinho(a), de ter cuidado com sua segurança a todo tempo e não ultrapassar seus limites. 

Bate e volta de Santiago

Se você amou esse destino e as dicas do que fazer em Valparaíso, mas não tem muito tempo para explorar a cidade, um bate e volta saindo de Santiago pode ser a opção ideal para você. Em um passeio de um dia inteiro, você poderá conhecer não só os encantos de Valparaíso, como também os de sua vizinha, totalmente oposta em personalidade, Viña del Mar. 

No entanto, não recomendamos alugar carro para ir por conta própria – ou, se fizer isso, não deixe nenhum pertence dentro do carro. Infelizmente, é muito comum arrombarem carros alugados nessa região para roubar o que tiver dentro. E, mesmo que você leve todas as suas coisas com você, ter o carro alugado arrombado é uma grande dor de cabeça que ninguém quer passar numa viagem.

O ideal, nesse caso, é ir de ônibus (mas acaba perdendo muito mais tempo de deslocamento) ou ir com agência (otimiza muito mais o seu tempo, indo com guia aos locais certos em Valparaíso – que é cheia de morro e não vale ficar perdido subindo e descendo aquelas escadarias).

Esse passeio é adequado para quem quer conhecer as belezas dessas duas cidades, mas não tem como adicioná-las ao roteiro por mais de um dia. Conheça nosso passeio de bate e volta saindo de Santiago para Valpo e Viña del Mar

E se você precisa personalizar sua experiência em Valparaíso, entre em contato com nossa equipe de especialistas.

One thought on “O que fazer em Valparaíso: conheça a capital da arte no Chile

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *