O que levar na mala para o Chile no verão?
Vai viajar para o Chile no verão e não sabe por onde começar a arrumar as malas? Relaxa que a Fui Gostei Trips vai te ajudar, listando os itens essenciais para superar qualquer perrengue nessa estação.
Assim como outros países do Hemisfério Sul, no Chile, o verão começa em dezembro e se estende até março. Apesar da semelhança, o local é marcado por temperaturas variadas e tempo bastante seco. Assim, antes de ir, realmente é preciso se certificar a respeito do clima para garantir uma mala bem feita. Segue a leitura para saber mais!
Como é o verão no Chile?
Ainda que esteja no Hemisfério Sul como o Brasil, o verão no Chile reserva temperaturas um pouco mais variadas e uma questão bastante curiosa: o sol se põe por volta das 21 horas.
Se esse é o seu destino de viagem, é válido ter em mente que, durante a estação, assim como nas outras, a temperatura do Chile varia de região para região. Sendo assim, para acertar nas escolhas ao arrumar as malas, é preciso conhecer bem o seu local de destino.
No sul chileno, a temperatura costuma ser mais fria mesmo no verão, reservando chuvas e temperaturas que raramente passam dos 20ºC. Já a região central costuma ter estações mais definidas, com temperaturas mais quentes no verão.
Por fim, o norte chileno é bem mais seco, chuvas são raras e o frio só costuma aparecer na parte da noite. É nessa região que fica, por exemplo, um dos pontos turísticos mais atrativos do pais: o Deserto do Atacama.
Verão no Deserto do Atacama
O verão no Deserto do Atacama é marcado por uma enorme amplitude térmica. Em um mesmo dia, a temperatura pode variar passando por números negativos e chegando até mais de 20 ºC.
Quem pretende visitar o Deserto no verão precisa preparar uma mala que atenda bem toda essa variação, colocando na bagagem roupas de calor e de frio, incluindo peças térmicas, luvas, gorro e cachecol.
Santiago do Chile
Em Santiago do Chile, outro lugar que atrai muitos turistas, o verão é marcado por temperaturas bem quentes, chegando aos 35º e fazendo calor durante todo o dia. Quase não ocorrem chuvas e a umidade é bastante baixa, podendo até incomodar.
Dito isso, vamos ao que interessa!
O que levar para o Chile no verão?
Ao se preparar para enfrentar o verão no Chile, em locais em que as temperaturas sejam mais altas e o tempo mais seco, é importante acrescentar à mala itens como:
- Mochila de ataque para transportar os itens mais importantes durante os passeios;
- Protetor solar e protetor labial;
- Óculos de sol;
- Chapéus, viseiras ou bonés;
- Cremes e hidratantes para corpo e mãos (a pele sofre bastante com a baixa umidade);
- Casaco leve ou um corta-vento para as noites mais frescas e passeios com mais rajadas de vento (comuns no Deserto, por exemplo);
- Garrafa de água para manter a hidratação o tempo todo;
- Soro ou sorine para ajudar na umidificação do nariz (importantíssimo para os locais mais secos, como o Deserto, onde o nariz pode sentir a pressão pela falta de umidade).
No caso das roupas, prefira as peças mais leves para passeios durante o dia, como bermudas, camisetas, shorts, vestidos e saias. Para os pés, escolha opções de tênis e sandálias bem confortáveis, que permitam que você passeie livremente, sem incômodos. Vale dizer que locais como San Pedro de Atacama são cercados de terra, então, sapatos brancos ou claros não são a melhor opção.
Se não quer ficar com marca de sol, além de garantir a proteção solar, considere usar camisas de manga longa ou até mesmo aquelas com proteção solar, a depender dos passeios e aventuras que fará na viagem.
Aos turistas que vão para Santiago do Chile, é importante considerar essas dicas para as temperaturas mais quentes. Além disso, não se esqueça de manter a hidratação. Para quem vai ao Deserto do Atacama, também preencha a mala com itens leves e não se esqueça das roupas de banho para poder se refrescar nos lagos que poderá visitar por lá.
Como no Deserto as temperaturas podem cair bastante à noite, é válido preparar a mala para isso: um bom casaco, corta-vento, blusa e calça térmica são itens essenciais que vão te salvar caso surja qualquer imprevisto.
O que fazer no verão no Chile?
Viajando para o Chile no verão, é possível curtir diversos passeios e admirar as várias paisagens que o país reserva. As opções são muitas, mas deixamos aqui algumas recomendações especiais:
Laguna Cejar
Localizada a 25 km de San Pedro de Atacama, a Laguna Cejar é a lagoa mais salgada do mundo. Por conta da quantidade de sal, ao se banhar, todos flutuam na água. Além dessa característica inusitada, o lugar é excelente para quem busca relaxar e aproveitar as belezas da areia do deserto.
Vale da Lua e Morte
Esse é um dos passeios mais clássicos pelo Atacama. No Valle de la Luna, é possível explorar trilhas, admirar a paisagem e apreciar as incríveis formações geológicas do deserto, além de um belo pôr-do-sol no fim da tarde. No Vale da Morte, prepare-se para apreciar dunas, cores extraordinárias, praticar sandboard (um snowboard, mas na areia), entre outras atividades.
Termas de Puritama
Também próximo a San Pedro de Atacama, as Termas de Puritama contam com oito piscinas naturais, cujas águas saem do chão a até 33 ºC. É um excelente passeio para quem quer relaxar e desancar depois de um longo dia de verão no deserto.
Cajón del Maipo
Cajon del Maipo é um lugar incrível que vale a pena incluir no seu roteiro de Santiago do Chile. Por lá, durante o verão, dá para aproveitar o clima quente e seco para fazer diversos passeios como esse, em espaços abertos.
Banhada pelo rio Maipo, Cajón é uma região cercada pelas montanhas da Cordilheira dos Andes, que garante paisagens e belezas naturais incríveis. Aproveite para curtir atividades diversas como trekkings, pesca esportiva, montanhismo, entre outras.
Planeje seus passeios com a Fui Gostei Trips!
Além desses passeios pelo Atacama e Santiago do Chile, há várias outras opções incríveis para conhecer e se divertir no verão chileno. Aqui na Fui Gostei Trips te damos todo o apoio e suporte necessários para você fazer uma viagem com segurança e se deslumbrar pelas paisagens chilenas.
Que tal conhecer nossas opções mais de perto? É só clicar neste link, conferir mais detalhes e fazer seu orçamento. Estamos te aguardando ansiosos!