
Explorando Machu Picchu além do comum: descubra a Salkantay
Essa é para os viajantes que querem conhecer Machu Picchu com trekking, imersão na natureza e na cultura andina: conheça a Salkantay. Uma trilha de 5 dias em que você vai conhecer desde os picos nevados, florestas úmidas e sítios arqueológicos.
Por ser uma trilha de nível pesado, ela é menos frequentada que o Camino Inca, sendo uma ótima alternativa da Trilha Inca para os apaixonados em trekking. Se você quiser entender como é a Trilha Inca, venha ler esse artigo completo.
Agora, vamos te explicar o que é a Salkantay, o seu significado e importância, e principais dificuldades. Além disso, te mostramos como serão os cinco dias de caminhada, o que levar na mochila, e como se preparar para essa aventura. Vamos?
Veja outros passeios na região aqui, “Vale Sagrado dos Incas: cinco passeios feitos para você!”



O que é a Trilha Salkantay?
Antes de te contar como funciona a caminhada dia a dia no Vale Sagrado, você precisa saber alguns aspectos importantes da Salkantay. Pra começar, essa trilha é sazonal, não está aberta para fazer durante todo o ano por conta de chuva, deslizamentos ou outros imprevistos. Confira a disponibilidade com um de nossos atendentes.
O trajeto todo é de 70 quilômetros em 5 dias, o que não parece muito. Porém, esse não é o principal desafio, o que dificulta é a altimetria do caminho. Que vai de 1.870m a 4.600m, uma grande variação que vai exigir muito do joelho e do pulmão. Por isso, o esforço físico é considerado nível pesado.
Entre as adversidades do caminho, andar na altitude é um dos maiores desafios. Apesar de recomendarmos pelo menos 3 dias de aclimatação em Cusco antes de iniciar a trilha, ainda é possível sentir falta de ar, fadiga, dor de cabeça e outros sintomas. Para entender coo se preparar para a Salkantay, explicamos abaixo.
Por fim, uma curiosidade para entender o esforço físico que essa trilha exige é saber a origem do seu nome. Como toda a região andina no Peru e Blívia, a cultura Inca venera as montanhas como divindades. Salkantay é uma delas, um pico nevado que enfeita a paisagem. Em quechua, língua nativa, significa Montanha Selvagem. E aí, vai encarar?
Como é o trajeto da Salkantay?
Andar na Salkantay é como ser transportado há outros tempos. Aqui, a imersão com a natureza é única, as paisagens variam de montanhas nevadas, a florestas, vales, rios, pequenos povoados, e muitos outros. Para entender o que você verá dia a dia, aqui vai um pequeno resumo pra você:
Dia 1
Começamos o dia bem cedo, 5h da manhã saímos de Cusco e vamos até Challacancha. Lá, encontraremos com os demais integrantes do nosso grupo e vamos até Soraypampa pela antiga rota Inca, o “Camino Real”. Em 3 horas de caminhada, chegamos as águas cristalinas da Laguna Humantay entre picos nevados. Como recompensa da intensa caminhada, o fim do dia será num acampamento com vista para o Apu (montanha) Salkantay.
Dia 2
O começo do segundo dia é um dos mais difíceis. Por isso, começaremos tomando um potente chá de coca para nos ajudar na aclimatação. Por três horas encaramos uma subida íngreme até o “Abra Salkantay”, o ponto mais alto da trilha com 4600 m de altitude. E, como tudo que sobe desce, depois encaramos 1h30 de descida até Huayracmachay para almoçar e descansar. Mas não paramos, seguimos trilha até o nosso acampamento em Collpa Pampa a 2.890m de altitude.
Dia 3
Para compensar a dureza do dia 2, o dia 3 promete ser um dia mais tranquilo e de apreciação do caminho. De montanhas com picos nevados, vamos adentrar uma floresta andina única. Com direito até mesmo a se refrescar nas cachoeiras, tirar fotos e avistar plantas, flores, frutas e pássaros típicos da região, como o famoso “Gallito de las Rocas”. Aliás, o dia 3 é curto e termina com um almoço em La Playa, onde também é nosso ponto de acampamento do dia.
Dia 4
Após o descanso, tomamos um delicioso café da manhã e partimos para o povoado de Lucmabamba via um antigo caminho inca. Seguimos rumo a Llactapata, onde observaremos plantações de banana, café, abacate e até o belo vale de Santa Teresa. Do ponto mais alto, poderemos descansar e apreciar a vista da Montanha de Machu Picchu e a cidadela Inca. Finalmente, descemos até a hidrelétrica e esperaremos o nosso trem até Águas Calientes e descansamos na estadia antes do grande dia.
Dia 5
Enfim, o dia mais esperado da caminhada: conhecer uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, Machu Picchu. Por isso, levantamos 5h30 para pegar o traslado até a entrada do Parque Nacional. Encontramos o nosso guia, que nos mostrará as histórias, curiosidades e lendas da cidade inca mais misteriosa. Voltamos às 13h para Águas Calientes, onde aguardaremos o nosso trem para voltar à Cusco.
“O que saber ao comprar ingresso para Machu Picchu”


Por que escolher a Salkantay?
A Salkantay não é um caminho para todos os viajantes, mas é uma trilha para quem quer se aventurar por inteiro. É um trajeto mais desafiador, que exige preparação física e é ideal para quem busca um contato imersivo na natureza. O trajeto oferece uma variedade de paisagens e experiências, desde montanhas e picos nevados, a povoados, plantações, fauna e flora. Assim, você vai te fazer ter uma noção mais profunda da cultura andina e da história Inca.
Além disso, ele é um trajeto de aventura menos movimentado, devido a sua dificuldade, o que é perfeito para quem busca também momentos mais contemplativos. Para quem busca superação, esse é o ponto alto de turismo de aventura. Porém, não se superestime ou se coloque em risco à toa, contrate um seguro viagem e esteja atento aos sinais do seu corpo.
Nesse link você pode tem um desconto em seguro viagem com a Real Seguros!
Quando fazer a Salkantay?
Como Salkantay envolve uma trilha nas montanhas, o ideal é fazer durante a temporada de montanhismo, a época seca. Vai de abril a outubro, quando as chances de chuva e imprevistos são menores.
Tem como fazer fora dessa época? Sim, mas vai depender das condições climáticas da semana e pode ser cancelado dias antes, frustrando os turistas. Por isso, se o seu foco for fazer a Salkantay, foque na época da seca para ter mais chances de realizar essa trilha.
Por fim, além do clima, também é preciso levar em consideração as altas e baixas temporadas de turistas. Sendo junho, julho e agosto as épocas mais movimentadas na região e consequentemente, nas trilhas e em Machu Picchu. As entre estações, primavera e outono, costumam ter temperaturas mais amenas e estará com menos turistas.
Como se preparar para a Salkantay?
Afinal, como se preparar para essa jornada? Pra começar, o ideal é você não estar sedentário, fazer treinos de cardio e força antes mesmo de ir ao Peru, para que o seu corpo esteja melhor preparado.
Caso tenha algum sinal de desconforto na trilha, informe ao guia para que ele possa te assistir. Se você tiver uma condição cardíaca ou respiratória, é obrigatório nos informar ao contratar o passeio para avaliarmos as possibilidades e riscos juntos.
As principais queixas na Salkantay, além da dor muscular pela intensidade de sobe e desce das montanhas, é dor de cabeça e falta de ar pela altitude e falta de hidratação. Por isso, para ajudar o seu corpo a se aclimatar melhor e mais rápido, tome muita água e evite alimentos gordurosos, frituras, álcool antes e durante a trilha.
Aclimatação nos passeios de Cusco: confira as recomendações!



O que levar na mochila pra fazer a Salkantay?
Antes de sair separando dezenas de roupas, você precisa saber que o clima nessa região é montanhoso. Portanto, tem muita variação climática, indo de muito frio de noite, para dias mais frescos, dependendo da época do ano. Por exemplo, no verão, a temperatura média é de 5 a 15 graus. Enquanto no inverno é de −5 a 10 graus.
Pra isso, tenha em mente que a roupa precisa ser versátil, e, acima de tudo, confortável. De roupa, aposte na técnica das três camadas para se aquecer e, ao mesmo tempo, não usar casacos pesados.
Aprenda aqui a montar uma mochila para o Peru e a técnica das três camadas
Itens básicos para levar na mochila:
. Calças de montanha;
. Camisetas de algodão respiráveis;
. Fleece para te aquecer nos dias mais frios;
. Jaqueta impermeável corta-vento;
. Roupa quente para as noites;
. Roupas íntimas e meias confortáveis;
. Luvas, toucas e cachecóis nas temporadas mais frias;
. Nos pés, que sejam próprios para trilhas, impermeáveis e respiráveis, como botas de montanha ou tênis com solado apropriado, e um par de chinelo para tomar banho;
De acessórios e demais itens:
. Saco de dormir;
. Bastão de caminhada;
. Garrafa de água resistente;
. Lanterna;
. Passaporte;
. Medicamentos;
. Dinheiro em espécie;
. Câmera fotográfica ou bateria externa para celular.
Não esqueça de levar itens higiênicos e para te proteger do sol, como:
. Chapéu;
. Protetor solar;
. Óculos de sol;
. Toalha;
. Escova e pasta de dente;
. Sabonete;
. Repelente.
Conclusão
Por fim, se depois de ler todo esse artigo detalhado sobre a Salkantay você está ansiando em começar essa aventura, estamos aqui pra te ajudar nos preparativos. Entre em contato com um de nossos atendentes e vamos marcar essa aventura!
Ou seja, quer explorar Machu Picchu de um jeito inesquecível? Viva a experiência completa da Salkantay com a Fui Gostei Trips!