6 vinícolas perfeitas no Chile que você deve incluir no seu roteiro.

🕑 7 minutos de leitura
Compartilhar

Primeiramente, preciso pontuar que ir para o Chile e não conhecer sua infinidade de vinícolas é quase um delito!

Você pode até dizer que não gosta muito de vinho ou que não tem o costume de bebê-lo, mas vai por mim, conhecer as vinícolas do Chile com certeza farão você reconsiderar seus conceitos sobre vinho!

A primeira vez que estive em terras chilenas, em 2016, foi para fazer um módulo da pós graduação e por isso as visitas externas tinham ênfase em temas de negócios.

Minha 1a vez no Chile, em uma visita à Vinícola Concha y Toro

Mas se houve um lugar tão lindo e diferente de tudo que já tinha ido, esse lugar era a vinícola Concha y Toro. E isso que era um “business tour”, teoricamente chato, rs. 

Mas afinal, porque o Chile é tão famoso por sua produção de vinhos? 

Antes de tudo, a indústria do vinho começou a se desenvolver em solo chileno após a independência do país, em 1818.

O Chile é dono de vales extremamente férteis entre a cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico, porque existe um microclima único que une as baixas temperaturas da cordilheira com a ligeira maresia e umidade do mar.

Isso faz do Chile o solo perfeito para produzir os melhores vinhos do mundo!

E é justamente na região dos arredores de Santiago, onde encontramos esse ecossistema perfeito para tal, que estão as vinícolas mais famosas do Chile.

Nos últimos anos, o país inegavelmente se consagrou como um dos melhores produtores de vinho do mundo, ocupando a quarta posição mundial e carregando consigo diversos prêmios internacionais

As técnicas utilizadas, o solo e clima propícios deram vida a vinhos frutados, de sabor marcante, que conquistaram o paladar de muitos por aí, dando, assim, origem a um novo segmento para o turismo do país: o turismo do vinho.

E não é por menos!

Em uma única viagem ao país, é possível conhecer a exuberância dos vinhedos, aprender sobre a história das preparações, entender sobre os processos de fermentação e, obviamente, tomar boas taças dessa bebida tão preciosa. 

Como funcionam os tours às vinícolas no Chile

Normalmente os passeios são de meio período, podendo ser feitos pela manhã ou pela tarde, sobretudo.

Sem mais demoras, agora vou compartilhar um breve relato sobre cada uma das 6 vinícolas que vale a pena você dedicar parte da sua viagem ao Chile para conhecer! 

1. Undurraga

Com toda a certeza a vinícola mais charmosa de todas! Fundada em 1885, a vinícola Undurraga e é a segunda vinícola mais visitada do Chile, situada na cidade de Talagante, no Valle del Maipo. 

A entrada da vinícola Undurraga é super charmosa!

De fato suas dependências possuem paisagens de tirar o fôlego!

As visitas guiadas em espanhol ou inglês incluem uma visita ao parque familiar Undurraga, um passeio pelas plantações, atravessa a fábrica e termina com uma caminhada pelas adegas subterrâneas da propriedade. 

É um tour bastante atencioso com uma visita guiada, porque mostra os processos de fermentação, elaboração, envelhecimento e engarrafamento dos vinhos, e inclui uma degustação de 3 vinhos.

Aqui contamos com mais detalhes as 3 razões para visitar a vinícola Undurraga.

2. Concha y Toro

Um clássico! É a maior vinícola do Chile, com exportação para mais de 100 países. 

A parte mais fotogênica da vinícola Concha y Toro!

A vinícola Concha y Toro é a principal produtora de vinhos da América Latina, exportando para 170 países.

O vinhedo foi fundado em 1883 e a vinícola é produtora do famoso Casillero del Diablo, Don Melchor e Marques de Casa Concha. O vinho Casillero del Diablo é o seu vinho mais famoso, embora seja um dos vinhos mais simples feito pela vinícola.

É uma das vinícolas mais lindas e a mais popular entre brasileiros, um ponto turístico que todo mundo que vai à Santiago visita! 

A visita guiada passa pelos lindos parreirais, conta a lenda do Casillero del Diablo e inclui uma degustação de 3 vinhos. E ah, você também leva uma linda taça com você, de recordação!

3. Alyan – The Wine Experience 

A única experiência de turismo de vinho que une a bebida com pôr do sol e um jantar incrível!

Nada mal para um final de tarde no Chile, né?

A Vinícola Alyan é uma vinícola boutique e familiar com muita experiência no mundo do vinho chileno. Localizada na região de Pirque e dona de lindas paisagens, foi criada em 2001 por Alicia e Andrés, um casal com mais de trinta anos de história fazendo vinhos!

Não se assustem se eles inesperadamente acompanharem o tour junto com você!

É o passeio perfeito para quem quer degustar e aprender um pouco mais sobre vinhos, pois é uma vinícola super exclusiva, que não está no roteiro turístico de massa no Chile. 

O tour guiado ainda acompanha uma degustação de 3 taças de vinho durante o entardecer na varanda da adega e um pequeno e selecionado jantar. Fino demais, gente!

4. Santa Rita

Paisagem maravilhosa e muita história boa pra contar!

Assim eu resumiria a vinícola Santa Rita. Distante 60 km de Santiago e com uma boa estrutura, ela possui dentro de suas dependências o restaurante Doña Paula, o Café La Pañaderia e o Museu Andino.

E o que é mais bonito: a propriedade faz parte da história do Chile.

A história conta que Bernardo O´Higgins junto a 120 homens se esconderam em suas adegas, durante a luta pela independência do Chile.

Dona Paula, a antiga proprietária do que na época era um casarão onde vivia, acolheu os soldados, tratou de seus ferimentos e os alimentou.

E é por isso que um de seus vinhos mais emblemáticos é o 120 mundialmente conhecido

Durante o tour guiado, você visita o jardim com as variedades de cepas, os vinhedos, o processo de elaboração do vinho e guarda e o processo de engarrafamento.

Um dos vinhos chilenos mais consumidos no Brasil – e você pode visitar a vinícola!

O tour finaliza com a degustação de dois vinhos Reserva e um Gran Reserva, levando de presente uma taça.

5. Errázuriz 

A vinícola Errazuriz é considerada uma das mais lindas do Chile!

Chique e encantadora – essa é a vinícola Errazuriz

Diferente da maioria das vinícolas que se concentram no Vale de Maipo, a Errazuriz se situa no Vale de Aconcágua. O vale fica a apenas 12 km do Oceano Pacífico, numa região que recebe grande influência marítima!

Em contrapartida, vinhos produzidos assim tão próximos do mar costumam ter um fundo levemente salgado, tamanha é a influência. 

Trata-se de uma vinícola tradicional e moderna, ao mesmo tempo. É a única vinícola do Chile com cinco vinhos ícones na sua linha de produção.

Para quem não sabe, ícone é o vinho com mais tempo de guarda e feito com as melhores uvas, logo, o mais caro!

O tour guiado pela Errazuriz é diferenciado e exclusivo, incluindo uma degustação de 4 vinhos reserva de sua linha. 

6. Emiliana

A maior vinícola orgânica do mundo, a apenas 50 minutos de Santiago! Super especial, né?

Todo o vinho produzido na vinícola Emiliana não possui um único tipo de fertilizante químico.

Além do mais, todo o controle de pragas é feito de forma natural, com o cultivo agroecológico de plantas e ervas que mantém os insetos e outros predadores à distância.

Produção e manejo manual na vinícola Emiliana

A vinícola acredita que por meio da agricultura sustentável é possível criar vinhedos saudáveis e uvas com melhor qualidade. O resultado disso são vinhos com um sabor único!

No tour à Emiliana, é possível fazer um tour para conhecer todo o processo orgânico da produção e também conhecer a horta deles. Incrível, né?

Qual a melhor época para visitar as vinícolas no Chile?

Sem dúvidas o melhor período de visitação é entre fevereiro e abril, na transição entre o verão e outono. É nessa época que as parreiras ficam cheias de uvas e começam a ser colhidas.

Em outras palavras, é encanto e beleza na certa! 

E ah, o melhor de tudo: esse período é chamado de “vindima”, quando são organizadas diversas festas para comemorar a colheita do ano. Diversão garantida!

Entre maio e agosto as parreiras hibernam após a longa temporada de colheita, ficando com aquele aspecto mais seco e invernal.

Porém, o inverno é a melhor época para beber vinho, devido às baixas temperaturas do Chile.

Por outro lado, em setembro e outubro, apesar de ser ainda um período frio, as parreiras começam a produzir e voltar a dar sinais de vida – é a primavera

Já entre novembro e janeiro, as parreiras já estão bem vívidas, porém com seus cachos ainda verdes. É um momento onde os enólogos das vinícolas estão mais disponíveis e podem explicar tudo sobre o assunto.

 

E aí, você conhece alguma dessas vinícolas? 

E se ficou com curiosidade e planeja conhecer essas vinícolas, a Fui Gostei Trips oferece o passeio à 3 delas e com certeza vai poder te ajudar na melhor escolha!

Veja mais detalhes do tour à Vinícola Concha y Toro, Undurraga e Alyan – The Wine Experience.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *