O que é o Boleto Turístico de Cusco?
Quando você for viajar em Cusco vai ouvir sobre o tal Boleto Turístico, mas o que é? Como funciona? É muito difícil realmente conhecer as principais atrações do Valle Sagrado dos Incas sem esse cartão em mãos. Mas, calma, aqui vamos te explicar tudo sobre ele: o que é o Boleto Turístico, como comprar, a validade, os preços e quais os diferentes circuitos.
Em resumo, é um ingresso de acesso a 16 atrações na cidade de Cusco, pelo Vale Sagrado dos Incas e o Vale Sul. Porém, se você não quer comprar acesso a todos, também tem os Boletos Turísticos Parciais. Diferentes tipos de Boletos Turísticos que vão depender de quanto tempo você vai ficar em Cusco, além do que você quer conhecer por lá.
Hoje em dia é obrigatório a compra do Boleto Turístico, e apenas alguns desses lugares permitem a compra individual, como os museus. Enfim, não deixe de ler até o final porque deixamos dicas importantes!
O que é o Boleto Turístico Geral em Cusco
O Boleto Turístico Geral é um ingresso para visitar várias atrações. É como se você comprasse um combo de ingressos de uma vez só para 16 lugares. Entre eles, por exemplo, tem ruínas, museus, vales, parques arqueológicos e muito mais. A outra vantagem é que ele tem validade de 10 dias consecutivos, a maior duração de todos os boletos. Portanto você poderá conhecer tudo com calma, no seu tempo e sem correr.
Além disso, outra vantagem desse Boleto é que você vai entrar em todas as atrações com ele sem ter que enfrentar longas filas. A desvantagem é que, como ele inclui tudo, é o mais caro. Porém, se você for fazer as contas e comprar dois Boletos Turísticos Parciais, já vai passar o valor do Boleto Geral e ainda vai ter menos tempo para fazer tudo. No fim, esse boleto, por mais que seja caro, compensa muito e te abre todas as portas do Valle Sagrado.
Outro detalhe importante de você se atentar é que um Boleto Turístico Geral serve para diversos passeios, não sendo portanto necessário comprar mais de uma vez. Por exemplo, se sua viagem vai durar menos de 10 dias, um único Boleto Geral atende 3 diferentes experiências da Fui Gostei Trips:
- Valle Sagrado Full Day
- Pisac + Ruínas de Cusco
- City Tour Clássico
Valor: 130 soles, ou 70 soles para estudantes (é preciso comprovar vinculação com instituição universitária, é recomendado levar carteirinha ISIC para tentar o desconto)
Validade: 10 dias consecutivos
Confira todas as atrações inclusas no Boleto Turístico Integral:
- Museo Histórico Regional
- PukaPukara
- Museo de Arte contemporáneo
- Tambomachay
- Museo de Arte Popular
- Pisac
- Museo de Sitio de Qorikancha
- Ollantaytambo
- Centro Qosqo de Arte Nativo
- Chinchero
- Monumento al Inca Pachacutec
- Moray
- Sacsayhuaman
- Tipon
- Q’enqo
- Piquillacta
Como funcionam os Boletos Turísticos Parciais
Se você não tem a intenção de conhecer a maioria das atrações, pode também comprar os circuitos separadamente, por exemplo. Para facilitar, eles dividiram os lugares em 3 zonas: uma do parque arqueológico na cidade de Cusco, outra focada no centro histórico, e a última do Valle Sagrado.
As validades variam de 1 dia ou 2 dias consecutivos, ou seja, um tempo apertado se comparado ao Boleto Geral. O preço de cada um é 70 soles. Mas esse não tem preço para estudantes como no Boleto Turístico Geral, infelizmente.
Conheça os diferentes Circuitos oferecidos pelos Boletos Parciais!
Circuito I
O Boleto Turístico Circuito I é focado no sítio arqueológico de Cusco, mais especificamente na região de Sacsayhuaman. Você terá apenas um dia para conhecer todos, então se prepare para andar para cima e para baixo nas ruínas da Fortaleza da Capital Inca. Portanto o melhor jeito de conhecer essa região é com uma agência que te leve a todos os pontos de carro, otimizando seu tempo para conhecer todos dentro do prazo de validade do boleto – e com o plus de estar acompanhado de um guia que te conta a história de cada um desses lugares.
Dentre as experiências oferecidas pela Fui Gostei Trips, essa é a que visita os pontos incluídos no Circuito I:
- City Tour Clássico
Valor: 70 soles
Validade: 1 dia
Confira as atrações inclusas no Boleto Turístico Parcial – Circuito I:
- Sacsayhuaman
- Qenqo
- Tambomachay
- PukaPukara
Circuito II
Já o Boleto Turístico Circuito II é mais focado em museus, parques arqueológicos e centros de arte que se localizam na zona central de Cusco. Aliás, se você for bater perna, quer se aclimatar na altitude por dias antes, esse Boleto pode ser seu companheiro.
Venha conferir o artigo “O que fazer em Cusco para entender melhor sobre a capital Inca!”
Dica: O Circuito II visita um dos atrativos da nossa experiência City Tour Cusco – Caminhada Cultural, que é Qoricancha. No entanto, se você pretende fazer apenas esse tour, sem visitar os demais pontos incluídos no boleto, vale a pena pagar apenas a entrada de Qoricancha durante o passeio, já que individualmente ela custa 15 soles.
Valor: 70 soles
Validade: 2 dia consecutivos
Confira as atrações inclusas no Boleto Turístico Parcial – Circuito II:
- Museo Histórico Regional
- Museo de Arte contemporáneo
- Centro Qosqo de Arte Nativo
- Museo de Arte Popular
- Monumento al Inca Pachacutec
- Parque arqueológico de Tipón
- Museo de Sitio de Qoricancha
- Parque arqueológico de Pikillacta
Circuito III
Um dos passeios mais cobiçados em Cusco é o Valle Sagrado. Um dia inteiro em um tour por 4 pontos importantíssimos para os Incas, que os protegiam, alimentavam ou eram sagrados para eles. No entanto, apesar do passeio geralmente ser feito em 1 dia, a validade do Boleto para essa região é de 2 dias consecutivos.
Dentre as experiências oferecidas pela Fui Gostei Trips, essa é a que visita os pontos incluídos no Circuito III:
- Valle Sagrado: Chinchero + Maras e Moray
Dica: se você também vai fazer nossas experiências Pisac + Ruínas de Cusco e o City Tour Clássico, vale a pena comprar o Boleto Turístico Geral.
Valor: 70 soles
Validade: 2 dia consecutivos
Confira as atrações inclusas no Boleto Turístico Parcial – Circuito III:
- Pisac
- Ollantaytambo
- Chinchero
- Moray
Onde comprar os Boletos Turísticos?
Você não tem como comprar ou reservar online, mas não se preocupe porque não tem limite de vendas no dia. Você pode adquirir o seu assim que chegar à cidade de Cusco. Para comprar, basta ir até a Cositur na Galeria Turística, que fica na Av. El Sol 103 levando o seu RG ou passaporte. Ou então, comprar em qualquer um dos pontos incluídos no Bilhete Turístico (exceto o Museu de Arte Contemporâneo e o Monumento de Pachacutec).
Existem algumas agências de turismo que podem te oferecer serviços de compra online, mas fique atento que há golpes com isso – por isso é tão importante viajar com uma agência de confiança. O ideal é você mesmo garantir o seu, pois tem que apresentar o seu documento oficial, como passaporte ou identidade (RG). Aliás, em teoria é necessário apresentar o Boleto Turístico junto do seu RG ou Passaporte quando for entrar nas atrações (nem sempre pedem para apresentar o documento, mas recomendamos ter em mãos sempre, ou pelo menos uma cópia dele).
O que está incluso na compra dos Boletos Turísticos?
Apenas a entrada nas atrações. Transportes e guias não estão incluídos, é preciso contratar uma agência para te levar até os lugares. Em alguns casos, há guias para te acompanhar, como nos museus, mas não são todos que oferecem esse serviço. Vem conhecer nossos passeios! Solicite aqui um orçamento com a Fui Gostei Trips.
Quanto custam os Boletos Turísticos? Tem preços para estudantes?
Como mencionamos acima, o valor do Boleto Turístico Geral é de 130 soles (por volta de 170 reais). A notícia boa é que eles fazem preços para estudantes de 70 soles (por volta de 91 reais). Por outro lado, o valor dos Boletos Turísticos Parciais é fixo, cada um deles sai por 70 soles, e não existem preços para estudantes.
Para conseguir o preço estudantil, é preciso apresentar carteira de identidade ou passaporte e a sua carteirinha de universidade válida – no entanto, recomendamos levar sua carteirinha ISIC. Se comprar online, por outro lado, é preciso enviar uma cópia do seu documento com uma cópia escaneada do seu cartão universitário. Esse preço só é feito para pessoas entre 18 e 25 anos.
* Todas as conversões de Soles Peruanos para Reais foram baseadas nos valores de fevereiro / 2024. Verifique a cotação atualizada!
O Boleto Turístico tem validade?
Sim, a validade varia de um boleto para outro. A validade varia de 1 dia, como o Boleto Turístico Parcial Circuito I, 2 dias para os Circuitos II e III, ou 10 dias consecutivos do Boleto Integral.
Então, para não se perder no prazo, fique de olho nas datas escritas em seu Boleto na hora da compra. Inclusive, é imprescindível comprar os ingressos apenas quando realmente for usá-los, senão pode perder a validade à toa.
Cuidados
Cada vez que você for a uma das atrações, vai receber um furo na foto correspondente de onde está visitando. Você só poderá usar uma vez na atração, o Boleto só te dá um acesso. Por isso, cuide muito bem do seu Boleto Turístico e não o perca, rasgue ou molhe. Deixe sempre com você, porque se você o perder ou esquecer na estadia, vai ter que adquirir um novo e seria um gasto bem desnecessário para a sua viagem.
One thought on “O que é o Boleto Turístico de Cusco?”