Onde comer em Cusco: do barato ao mais caro

🕑 8 minutos de leitura
Compartilhar

Ao abrir o mapa de Cusco você vai se sentir confuso com tantas opções de onde comer. Acredite, a demanda de turistas é tanta que você vai encontrar centenas de restaurantes, cafeterias, e padarias para todos os gostos e bolsos. Mas, como saber onde comer em Cusco?

Para te ajudar, separamos desde os restaurantes mais em conta, com ótimo custo-benefício e alguns mais requintados. Além disso, indicamos também opções veganas de onde comer em Cusco e algumas cafeterias para provar na sua estadia por lá. Se o que você gosta é de bares e vida noturna, de uma olhada no texto vida noturna, bares e baladas de Cusco.

Comida típica peruana

Antes de começar a lista, você precisa saber o que comer nesses lugares. As entradas típicas peruanas são ceviche, causa limeña, sopa de quinoa, ou até um simples milho crocante. Já os pratos principais são variados, como lomo saltado, cuy asado, pollo a la brasa, ají de gallina e tantos outros.

Uma curiosidade é que o Peru tem uma forte influência chinesa em sua culinária, e isso é refletido no prato arroz de chaufa. Um arroz frito com carnes e legumes, e servem até mesmo com alguns dumplings típicos da culinária chinesa. A sobremesa mais comum é o bolo de tres leches, docinho. Se a saudade bater, peça uma crema volteada e faz de conta que é um pudim.

As bebidas são um show a parte. A que todos conhecem é o clássico Pisco Sour, Já as não alcoólicas recomendamos provar a Chicha Morada, um suco de milho roxo delicioso. Ou então, o clássico chá da folha de coca ou muña para lidar com o mal da altitude. Pra ver toda a lista de comidas típicas peruanas, vem dar uma olhada no nosso outro texto com 28 pratos e bebidas típicas para provar na sua viagem ao Peru.

Vale lembrar que provar comida local pode mexer com o nosso corpo. Fique atento à higiene dos lugares, e, se tiver um sintoma, vá ao médico. Por isso, recomendamos contratar um seguro viagem e poder se lambuzar com todas as delícias e estar amparado caso alguma delas caia mal. A Fui Gostei Trips indica a Real Seguros, uma seguradora de viagem com ótima cobertura e atendimento atencioso.

Restaurantes em conta para comer em Cusco | $

Aqui são lugares típicos para comer em Cusco, espere ver peruanos nesses restaurantes e não tantos estrangeiros. Um prato comum nesses lugares são os “menus completos”, onde você recebe uma entrada, refeição principal e quem sabe uma bebida ou sobremesa.

Mercado de San Pedro – Esse daqui é o mercadão mais famoso de Cusco. Gigante, vende desde roupas, artesanatos, carnes, sucos, castanhas, tudo o que você puder imaginar. No final, tem uma seção de barraquinhas de comida, onde você terá pratos caseiros, saborosas, generosas, e, por vezes, oleosas. É uma experiência mais que gastronômica, é social, ver as pessoas ali é fazer parte do dia a dia delas.

Mercado de San Blas – Se você quer mercadão, mas não encara o caos do Mercado de San Pedro, sugerimos visitar o Mercado de San Blas. Um mercadão mais adaptado ao paladar do turista. Por exemplo, ali é mais fácil de encontrar pratos vegetarianos e veganos. As comidas também são em conta, fresca, e caseiras.

Antojitos – Perto da Plaza San Francisco, é também mais visitado por locais, então tem um custo bem mais acessível do que outros lugares. O sabor ainda é caseiro, os preços são bem acessíveis, e o cardápio é variado. Aqui você vai experimentar uma autêntica comida peruana de dia a dia, com refeições bem temperadas, simples e refeições bem servidas. 

Inka’s Gourmet – Esse restaurante na Rua Quera, é uma opção para quem busca refeições locais, rápidos e em conta. Aqui você também vai ver peruanos se deliciando com a comida, que é bem servida e cardápio variado, tendo até vegetarianos. Um prato inusitado aqui é o curry de alpaca. O preço é em conta, a qualidade é boa, aquele famoso PF de padaria.

Restaurantes com bom custo-benefício para comer em Cusco | $$

Por outro lado, esses restaurantes abaixo um pouco mais caros, que mesmo assim tem um bom custo-benefício, com pratos para diferentes bolsos e paladares. Aqui você ainda vai encontrar refeições típicas, mas com um requinte do chef.

Inkazuela – Na Plazoleta de las Nazarenas, perto do Museo de Arte Precolombino, você vai encontrar esse lugar de nome curioso. No cardápio, além de culinária peruana, existem as “fusion”, misturas de comidas peruanas com pratos internacionais. As apresentações são lindas, o cardápio é variado, incluindo até opções vegetarianas.

Mr. Cuy – Perto da Plaza de Armas, o Mr. Cuy leva a fama de ter um prato típico, o cuy, preparado de maneira tradicional. O Cuy é o porquinho da Índia, que lá no Peru é preparado de diferentes formas. Aqui você poderá provar essa e outras iguarias do país, como carne de alpaca, por um bom custo-benefício. Eles também servem menu do dia um pouco mais caro que os mercados citados, mas espere também comidas mais requintadas também.

Chicha – Na frente da Plaza Reconcijo, o Chicha é outro queridinho de Cusco. Aqui eles valorizam os ingredientes da culinária peruana, mas dão uma pitada de gastronomia contemporânea. Os pratos autênticos peruanos ganham um novo sabor com a criatividade do chef. A casa colonial, com uma linda decoração, deixando o ambiente agradável. Aconselhamos a reservar ou chegar cedo para não pegar muita fila.

Kusykay – O Kusykay surpreende pela variadade de pratos, bem servidos, e com uma apresentação sofisticada. As refeições saborosas, fazem uma mistura de temperos surpreendente. Não se preocupe, aqui você encontrará os típicos peruanos com uma releitura diferente. Aqui as bebidas também chamam a atenção, como o KusyKay Sour, um pisco sour com um tipo de cupuaçu peruano. 

Onde comer em Cusco alta gastronomia | $$$

Essa última são os restaurantes mais requintadas em Cusco. Aqui você vai ter uma experiência gastronômica diferente de qualquer outra, com pratos típicos elaborados com técnicas únicas e uma apresentação digna de uma obra de arte. Os preços acompanham a experiência e vão ser mais caros do que os demais. Inclusive, por ser uma experiência única, faça uma reserva ou chegue com antecedência para não perder a oportunidade.

Morena Peruvian Kitchen – Esse é um dos restaurantes mais refinados de Cusco, e um dos mais disputados também. A decoração é muito charmosa, com uma vista privilegiada para a Plaza de Armas iluminada. As técnicas para preparar os pratos fazem com que você tenha explosões de sabores, ora suaves, ora intensos, na medida. O ambiente é agradável, bem iluminado, e com algumas músicas latinas ao fundo.

Limo – A localização privilegiada do Limo, também na Plaza de Armas, é apenas um detalhe. Os pratos mostram a fusão da culinária japonesa e peruana pelas mãos da Doutora Nikkei. Cada refeição no sofisticado cardápio é uma mistura de sabores que leva a gastronomia a outro patamar.

Cicciolina – Como o nome já diz, esse é um restaurante um pouco mais distante dos típicos pratos peruanos. Com massas italianas, molhos suculentos, o Cicciolina apresente uma culinária diferente para quem quer variar o cardápio na viagem. As porções são mais modestas, mas o sabor é delicioso.

Restaurantes veganos em Cusco

Se você é vegetariano ou vegano, agora vamos apresentar uma pequena seleção de restaurantes para você se esbaldar. A culinária típica peruana não é tão conhecida por ter tantas opções vegetarianas, mas aposte sempre numa bela e reforçada sopa de quinoa ou papa a la huancaína (algumas vem ovo).

Vida Vegan Bistro – O primeiro restaurante é o Vida Vegan Bistro, com refeições bem servidas e com qualidade. A boa variedade de comida vai desde pizzas, hamburguers, saladas, sopas, e pratos principais reforçados. Alguns deles são releituras veganas de típicas comidas peruanas.

El Encuentro – Com nome tão aconchegante quanto o ambiente, o menu do El Encontro oferece café da manhã, almoço e jantar. Um pouco escondido das ruas movimentadas e agitadas, ele oferece pratos nutritivos, diversos, e bem servidos.

Chia Vegan Restaurant – Esse é um dos points veganos de Cusco no bairro de San Blas, chegando a conquistar o coração até dos que comem carne. A comida fresca e saborosa refaz os pratos peruanos como as causas limeñas e ceviches veganas, e até mesmo tacos.  

Green Point Vegan Restaurant – Por fim, também no Bairro de San Blas, perto da Plaza principal, tem o Green Point. Os pratos veganos aqui são um pouco mais sofisticados, com apresentações pensadas no detalhe para encher os olhos antes de encher a barriga. Aliás, aproveite que está por lá e prove as kombuchas da casa.

Cafeterias em Cusco

Enfim, muitos viajantes gostam de tomar um café entre uma caminhada e outra. Pensando nisso, separamos também três cafeterias para que você possa conhecer um pouco do café peruano e seus diferentes preparos.

JC’s Cafe Cusco – Essa cafeteria tem tantas opções deliciosas de café da manhã que você vai querer voltar dia após dia para provar os outros pratos. E não apenas café da manhã, mas almoço e janta também, no estilo cafeteria com lanches, hambúrguer, e até refeições principais, lasanhas e sopas. Tudo bem servido e por um preço justo.

Organika Bakery & Coffee –  Apesar de ter refeições para almoço e janta, o forte deles é a padaria e cafeteria. Aqui oferecem também diferentes brunchs a preços razoáveis, acompanhado de uma música agradável, ambiente acolhedor, detalhes rústicos, e um gatinho dengoso chamado Tubaron. 

Florencia y Fortunata Café – O ambiente do Florencia y Fortunata Café vai te fazer relaxar com a acolhedora e simples decoração. Melhor ainda acompanhado das generosas refeições e deliciosos cafés. Além disso, é um negócio feito por mulheres que apoia mulheres, que compram os cafés produzidos por mulheres locais.

botão de CTA para o Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *