
Por que os viajantes estão trocando Europa por Andes em 2025?
O turismo internacional está passando por muitas mudanças nos últimos anos. Com o fim da pandemia em 2022, o fluxo anual de turistas pelo mundo vem aumentando significativamente. Isso se traduz em um aumento de receita e diversificação de locais, transformando inclusive viagens alternativas nos destinos principais de uma parte desses turistas. Isso explica por que viajar para os Andes em 2025 tem se tornado uma tendência.
Seja pelas suas paisagens de tirar o fôlego, destinos de aventura, ou pela cultura ancestral e em movimento do lugar, os Andes têm conquistado cada vez mais o coração dos turistas internacionais, se tornando mais que uma alternativa à Europa. Neste artigo vamos te explicar um pouco os motivos dessas movimentações recentes. Quem sabe você também não fica com vontade de mudar de rota, não é mesmo?
O que está por trás dessa mudança recente?



Existem uma série de motivações socioeconômicas que explicam por que viajar para os Andes em 2025 tem se tornado tendência. Por aqui, vamos citar algumas que explicam esse cenário de uma forma mais completa. Os Andes sempre foram uma das alternativas à Europa que mais chamaram atenção de viajantes mais experientes, mas hoje tem se tornado destino final de novos e antigos viajantes curiosos e decididos.
Custo-benefício de viagens internacionais
Observar o cenário econômico é sempre muito importante para entender fenômenos desse tipo. Temos visto mudanças significativas na economia internacional, muito por conta do fortalecimento de economias como a China, que provoca um desbalanceamento de gigantes europeus e dos EUA no monopólio da economia, os obrigando a proteger e fortalecer suas moedas.
Para turistas, principalmente os brasileiros, o saldo é claro: moedas valorizadas geram um custo de viagem num geral muito mais elevado, afastando uma parcela de viajantes dos destinos tradicionais, principalmente os países Europeus.
Maior busca por experiências autênticas
Mas não é só a economia que explica essas mudanças. A popularização de destinos mais autênticos deu um novo foco aos turistas internacionais. Festivais, viagens de aventura, astroturismo e eventos esportivos também têm mobilizado os turistas, desviando o foco do chamado turismo tradicional.
Viajantes encontram nos Andes, então, uma oportunidade de explorar destinos diferenciados, como o roteiro Deserto do Atacama + Salar Uyuni, perfeito para quem busca aventura, paisagens únicas e astroturismo em uma só viagem. Santiago, no Chile, com seus festivais, música ancestral e vida pulsante também tem atraído os mais diversos tipos de turistas. Inclusive dá pra fazer isso tudo em uma única viagem.
Redescoberta da América Latina e valorização do turismo regional
O perfil do turista internacional está mudando, e isso se reflete diretamente na escolha de destinos de viagem. O turismo regional, valorização de experiências culturais únicas e com responsabilidade ambiental estão no radar dos viajantes como nunca, o que representa uma grande oportunidade para o mercado da América Latina.
Os tesouros naturais, a cultura viva e pulsante e a gastronomia única de países da América Latina, junto ao foco cada vez maior em sustentabilidade no turismo local estão no foco do turismo internacional, e quem se preparar para aproveitar esse momento vai viver experiências incríveis e exclusivas.
Por que viajar para os Andes em 2025 está em alta?
O perfil atual dos turistas internacionais vem mudando drasticamente nos últimos anos. A busca por experiências únicas e autênticas tem sido o maior motor dessa mudança. Sendo assim, se torna inevitável uma tendência de procura maior por destinos, como é o caso dos Andes antes menos tradicionais, mas que vêm conquistando um seleto público de viajantes, e essa conquista não é à toa.
Paisagens dos Andes
Os Andes ocupam boa parte do território da América Latina, passando por países como Peru, Bolívia e Chile, e além de guardar uma tradição milenar, é lar de belezas naturais que só se encontram por lá.
Lagos de sal, Gêiseres, vulcões, e o céu mais limpo do mundo são só algumas das paisagens cinematográficas que os Andes oferecem, sem contar na variedade de fauna e flora nativos do local. Se a busca por destinos mais autênticos definem o novo perfil do turista internacional, os Andes são parada obrigatória.
Cultura viva e ancestral: povos indígenas, tradições e gastronomia autêntica
Os Andes foi lar de um dos mais vastos impérios da história da humanidade. A região foi povoada principalmente pelos Incas, que desenvolveram uma sociedade complexa, com sistemas de trocas econômicas, hierarquias sociais e um arcabouço cultural riquíssimo e até hoje preservado pelos povos que habitam a região.
Então há de se imaginar a riqueza cultural que o local transborda, não é mesmo? Na região dos Andes a história é viva e você pode visitar construções antigas, museus, e até mesmo vivenciar experiências milenares por meio de festivais sazonais que acontecem na região. Mas fica uma dica: o melhor jeito de aproveitar tudo isso é fazendo um mochilão pela América do Sul junto com a Fui e Gostei Trips!
Custo-benefício e impacto nas comunidades locais
Outra faceta envolvida na mudança de perfil do viajante internacional é a valorização das comunidades locais. O turismo socialmente responsável preza pela sustentabilidade, que inclui a manutenção de costumes regionais. Essas são questões intimamente ligadas à forma como o turismo opera na região, integrando a comunidade local às experiências turísticas.
Além disso, o custo-benefício de uma viagem para os Andes se torna um atrativo ainda maior. Isso coloca o destino como mais que uma alternativa à Europa, mas como o local de desejo para milhões de turistas internacionais.
Comparativos de experiência
Enquanto a Islândia encanta com suas paisagens geladas, o Salar de Uyuni, na Bolívia, oferece uma experiência surreal. O maior espelho natural do mundo, onde o céu e a terra se confundem no horizonte. Além da paisagem única, o deserto de sal andino permite vivências culturais profundas, como a conexão com comunidades locais e histórias ancestrais.
Já o Deserto do Atacama, no Chile, supera Marrocos em diversidade. De vales lunares a gêiseres fumegantes, o cenário é mais extremo e menos turístico, ideal para quem busca aventura autêntica sem multidões.
Quando o assunto é história e mistério, Machu Picchu rivaliza – e até supera – as cidades medievais europeias. Enquanto vilarejos como Bruges ou Rothenburg transportam você ao passado, a cidadela inca oferece uma jornada espiritual, cercada por montanhas sagradas e narrativas de um império perdido. A combinação de trekking desafiador, como a Trilha Inca, com a riqueza arqueológica, cria uma experiência mais intensa que um simples passeio por ruas de pedra.
Os Andes condensam aventura, cultura e emoção em doses raras. São paisagens mais dramáticas, culturas vivas e menos exploradas, e a adrenalina de explorar destinos que ainda guardam ar de descoberta. Enquanto a Europa encanta com sua tradição consolidada, a cordilheira sul-americana oferece uma viagem que vai além do visual: é uma imersão selvagem e inesquecível.
Viaje para os Andes em 2025 com a FGT
O combo de mistério e aventuras te aguarda na sua viagem para os Andes, e nós podemos te ajudar nessa. Com uma enorme extensão territorial e uma grande variedade de atividades, nada melhor que uma agência que te acompanha em todos os passos da sua viagem dos sonhos.
Na FGT temos pacotes para todos os bolsos e gostos, abrangendo passeios indescritíveis e experiências únicas. Em 2025 os Andes deixaram de ser apenas uma segunda opção, e se tornaram a viagem dos sonhos daqueles que buscam por aventuras transformadoras.
Quer descobrir por que viajar para os Andes em 2025 é o novo sonho dos turistas? Fale com a Fui Gostei Trips e viva uma experiência que vai muito além do que você imagina!