As 5 melhores estações de esqui no Chile saindo de Santiago

🕑 5 minutos de leitura
Compartilhar

As estações de esqui no Chile são uma das maiores atrações do país, conquistando turistas de várias partes do mundo, principalmente brasileiros, que gostam de esportes de neve. 

Está planejando uma viagem para curtir o inverno no Chile e quer saber quais são as melhores estações de esqui do país saindo de Santiago? 

Então, continue acompanhando esse artigo e confira!

Qual é a época de neve no Chile?

O Chile é um dos destinos de neve mais populares na América do Sul, o que faz a temporada de neve ser uma das épocas de alta estação no país. 

Esse período contempla os meses de inverno, que vão de junho até setembro, sendo o período mais comum para encontrar neve nas montanhas chilenas.

O período de neve pode variar bastante dentro desse intervalo e isso acontece principalmente por conta das condições climáticas de cada ano.

Assim, podem existir temporadas de neve em que as nevascas começam a partir de maio, ou outros, onde até outubro é possível fazer atividades na neve. 

No entanto, o mais comum é que a partir de junho comecem a cair as primeiras nevascas, fazendo com que julho e agosto sejam o pico da estação de inverno e até setembro ou outubro, as estações comecem a encerrar suas atividades.

Onde ficam as estações de esqui no Chile?

Placa indicativas das estações de esqui no Chile

As principais e mais populares estações de esqui no Chile são próximas à cidade de Santiago.

Por causa dessa proximidade, muitas pessoas fazem base na capital chilena e, a partir de lá, vão visitar as estações de esqui para a prática de atividades na neve.

Por exemplo, o Valle Nevado – uma das estações de esqui mais famosas do Chile, fica a cerca de 60 km de distância de Santiago.

Há também estações mais distantes, como Portillo, que está a cerca de 150 km de distância da capital chilena, mas que também é acessível a partir de Santiago. 

Quando abrem as estações de esqui no Chile?

A abertura das estações de esqui pode variar dependendo do ano e das condições climáticas. 

Há temporadas em que já se pode encontrar algumas estações abertas desde o começo de junho. Contudo, também há períodos em que apenas no final de junho ou até mesmo e julho as estações começam a abrir.

Em outras palavras, tudo depende da quantidade de neve que cai e quando começam a cair. Se há neve suficiente para começar a prática de esportes, as estações começam suas atividades mais cedo. 

Por outro lado, se ainda há pouca neve, é necessário aguardar mais nevascas para abrirem as estações.

5 estações de ski no Chile para conhecer saindo de Santiago 

Mulher praticando esportes na neve no Chile

O Chile tem mais de 15 estações de esqui espalhadas pelo país. Contudo, nos arredores de Santiago existem ótimas opções para curtir o inverno e aproveitar a neve sem precisar se deslocar muito. 

Algumas são mais indicadas para iniciantes, outras para pessoas com mais experiência na prática de esportes como esqui e snowboarding.

Além disso, há também alternativas para quem deseja fazer outras atividades para além do esqui.

Confira as principais estações de esqui no Chile para conhecer a partir de Santiago!

Valle Nevado

O Valle Nevado é uma das estações de esqui mais famosas do Chile e a maior da América do Sul, sendo bastante popular para a prática de esportes na neve.

O local fica a cerca de 60 km de distância de Santiago e oferece várias opções de atividades, além de uma infraestrutura completa para os visitantes.

O resort de neve conta com restaurantes, lojas e estabelecimentos para aluguel de roupas e equipamentos, acomodações, etc. 

Essa estação é recomendada para a prática de esportes na neve como snowboarding e esqui e recebe praticantes de esportes de todos os níveis: iniciantes, intermediários e avançados.

La Parva

La Parva é uma opção menos conhecida entre os turistas, mas que também está nas proximidades de Santiago, a cerca de 60 km de distância, assim como o Valle Nevado.

Essa estação tem um panorama incrível, oferece atividades na neve como esqui e snowboarding e tem uma atmosfera mais intimista e familiar – ideal para quem deseja conhecer uma estação de ski no Chile com menos turistas.

A estação de La Parva também conta com ótima infraestrutura de restaurantes, lojas e locais para fazer aulas de esqui e snowboarding e alugar equipamentos e roupas.

El Colorado

El Colorado é um complexo de esqui e snowboarding bastante popular entre os locais. 

A estação é a mais próxima de Santiago, a apenas 40 km de distância. Além de ser vizinha de outras estações como Farellones, Valle Nevado e La Parva.

O complexo conta com mais de 70 pistas para a prática de esportes de inverno, construídas para contemplar todos os níveis de dificuldade: iniciante, intermediário, avançado e expert.

Farellones

Farellones não é considerada apenas uma estação de esqui, mas sim um parque na neve. Isso porque o local oferece outras atividades para além do snowboarding e do esqui.

Os visitantes podem realizar atividades como tubing, trineo, tirolesa, canopy, etc., sendo ideal para crianças, famílias e pessoas iniciantes na prática de esportes na neve.

O parque de Farellones fica próximo à estação de El Colorado e a cerca de 50 km de distância de Santiago.

Portillo

Portillo é uma das estações de esqui mais antigas do Chile e também a mais distante de Santiago, a aproximadamente 150 km de distância da capital chilena.

A estação fica perto da fronteira com a Argentina e oferece uma excelente infraestrutura para a prática de esportes de neve.

É possível fazer um day trip (bate-volta) a partir de Santiago, mas essa estação também é indicada para quem quer se hospedar em um resort de neve, já que é mais distante e pode ser cansativo ir e voltar no mesmo dia. O grande diferencial de Portillo é a Laguna del Inca, que dá um charme extra à sua pista de esqui.

Conclusão

Pessoas curtindo o inverno no Chile

Há muitas estações de esqui no Chile para quem deseja curtir a neve saindo de Santiago. Agora você conhece as principais e já pode planejar sua viagem de inverno no Chile.

A Fui Gostei Trips pode ser a sua parceira nessa viagem, te ajudando a organizar passeios para as melhores estações de esqui chilenas.

Confira algumas opções de passeios organizados pela Fui Gostei Trips para estações de esqui próximas à Santiago:

Entre em contato com a Fui Gostei Trips para conferir mais informações e criar um roteiro personalizado para a sua viagem!

Uma resposta para “As 5 melhores estações de esqui no Chile saindo de Santiago”

  1. rafael silva disse:

    bom dia quais os valores para poder esquiar essas estaloes de esqui la parva ,vale nevado ,farelones el colorado
    qual o valor de cada para roupas equipamento de esqui e entrada para a estaçao de esqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *