
Viajando com crianças: documentos e regras essenciais
Quem está sempre viajando com crianças já sabe que um bom planejamento e muita paciência com os pequenos são essenciais pra proporcionar uma viagem tranquila pra toda a família.
Agora, se é sua primeira vez viajando com crianças, ou ainda não se aventurou para destinos mais distantes, e que precisam de uma maior preparação, vem com a gente que vamos te dar dicas de ouro pra esse momento.
Quais documentos são necessários para viajar com crianças?



Vamos lá, organizar a documentação dos rebentos pode parecer difícil, mas é só planejar com cuidado que tudo vai dar certo. Então muita atenção por aqui, pois organizamos direitinho tudo que você vai precisar à depender de como vai viajar com suas crianças.
Documentos para viagens com crianças pelo Brasil
Para viajar pelo Brasil, a criança vai precisar de um documento de identificação, seja certidão de nascimento, passaporte ou carteira de identidade, que pode ser apresentado como documento físico ou digital.
Agora, para crianças com menos de 12 anos de idade, são necessários alguns documentos adicionais de acordo com a necessidade. Se liga:
- Acompanhadas de parentes próximos: as crianças podem viajar com parentes de até terceiro grau sem a necessidade de autorização dos responsáveis, pra isso basta apresentar a certidão de nascimento;
- Viajando com outro adulto: Agora, se o adulto acompanhante não tem parentesco próprio, os responsáveis precisam redigir uma autorização e reconhecer a firma no cartório para habilitar a viagem;
- Viajando desacompanhadas: mas se a criança for viajar desacompanhada, além da autorização e do documento de identificação, vai ser necessária uma autorização da Vara da Infância e da Juventude.
Documentos para viagens internacionais com crianças
A documentação para crianças em viagens para fora do Brasil pode parecer um bicho-de-sete-cabeças, mas na verdade é bem simples se partirmos do seguinte princípio: viagens internacionais para menores de 18 anos devem passar pela autorização de todos os responsáveis legais. Assim fica mais fácil de entender cada situação.
Pra viajar com todos os responsáveis legais é bem simples: você só vai precisar comprovar a filiação da criança ou adolescente por meio do passaporte. Agora, para viajar com apenas um dos responsáveis legais, você vai precisar também de uma autorização dos demais responsáveis de acordo com a Resolução Nº 131 de 26/05/2011.
Se o menor de 18 anos estiver viajando desacompanhado dos seus responsáveis, ambos vão precisar autorizar a viagem de acordo com a resolução que já citamos por aqui, mas nesse caso uma autorização extra, emitida pelo juiz da comarca onde você reside, pode ser necessária em alguns casos:
- Criança menor de 12 anos viajando totalmente desacompanhada;
- Caso um dos progenitores não consiga dar a autorização por doença, viagem ou paradeiro ignorado; ou
- Quando a criança ou adolescente, nascido em território nacional, viajar na companhia de uma pessoa estrangeira.
Com essas dicas o bicho-papão da burocracia virou um gatinho, né? Mas não se esqueça de confirmar essas informações com antecedência nos órgãos responsáveis, ok? Essas regras então sempre mudando, então não custa consultar.
Mas se você quiser curtir destinos da Fui e Gostei Trips, a boa notícia é que nenhum deles exige passaporte para brasileiros! Então que tal dar uma olhada nos nossos destinos que são adequados para crianças?
Dicas para viajar com crianças
Agora que você já reuniu toda a documentação para a viagem com as crianças, é hora de planejar como vai ser o trajeto, que pode ser tranquilo ou dar muito trabalho, por isso separamos essas dicas para que a sua viagem seja um sucesso, confere aí:
- Faça uma lista: pra não deixar nada pra trás e não esquecer nenhuma tarefa, organize tudo em uma lista, vai ser sucesso;
- Programe paradas estratégicas: sabe aquela parada pra ir ao banheiro? Escolha locais com atrações para os pequenos, seja um espaço aberta com vista, ou um estabelecimento com espaço para brincar;
- Mantenha os rebentos ocupados: planeje atividades durante o trajeto para entreter as crianças, como brincadeiras, jogos e filmes de viagem;
- Se prepare para emergências: tenha em mãos um ki de primeiros socorros e contatos importantes em caso de acidentes e imprevistos;
- Cuide bem da alimentação: tenha sempre em mãos lanches práticos e saudáveis, como frutas e barras de cereal, mas cuidado com os doces, eles podem levar a picos de aividade seguidos de queda, arapalhando a dinâmica da viagem;
- Planeje os destinos com cuidado: Algumas viagens podem não ser adequadas para crianças, então procure destinos recomendados que englobem atividades com os pequenos e ao mesmo tempo sejam atrativos para os adultos.
Seguindo essas dicas e com um bom planejamento, sua viagem será tranquila e confortável, e as crianças vão poder curtir o trajeto sem nenhum impreviso e com muita diversão.
Erros comuns para evitar viajando com crianças
Embora o planejamento possa minimizar muitos problemas, alguns erros ao se viajar com crianças são comuns e podem ser evitados muito facilmente.
Documentos viajando com crianças
Esquecer ou não conferir os documentos antes da viagem é um erro bem comum, que pode causar grandes transtornos, mas é bem fácil de se evitar. Reserve um tempo para organizar toda a documentação necessária e mantenha-a em um local seguro e de fácil acesso.
Planejamento Inadequado em viagem com crianças
Não planejar atividades ou esquecer itens essenciais pode transformar uma viagem tranquila em um caos. Certifique-se de que você tem tudo o que precisa para atender às necessidades da criança durante o trajeto.
Ignorar Regras viajando com crianças
Cada país e companhia aérea pode ter regras específicas. Ignorar essas exigências pode resultar em atrasos ou até deixar sua família de fora do voô. Informe-se com antecedência sobre todas as condições e se prepare.
Enfim, seja sua primeira vez viajando com crianças ou não, esse tipo de atividade exige planejamento e atenção aos detalhes, mas com organização e preparo adequados, a experiência pode ser incrivelmente recompensadora.
Lembre-se de verificar os documentos, respeitar as regras e planejar atividades que mantenham os pequenos entretidos durante o trajeto. Assim, você garantirá uma viagem tranquila, segura e cheia de boas lembranças para toda a família.
Planeje sua próxima viagem em família com a Fui Gostei Trips e viva momentos inesquecíveis ao lado dos seus pequenos! Clique aqui para saber mais ou fale com um de nossos especialistas pelo link abaixo.