
10 razões para investir em viagens de aventura na América do Sul
Exuberante em cultura, cores, montanhas, vales e mares, um tour pela América do Sul pode ser o seu destino quando o assunto é viagens de aventura.
Antes de mais nada, arrume sua mochila, coloque uma roupa confortável, pois iremos listar 10 razões para você embarcar em uma imersão pelos países vizinhos do Brasil.
Cada país é especial e pra lá de “Muy guapo”, apesar de vizinhos em geolocalização, cada um tem sua identidade única, e claro, vale a pena visitar um por um.
Vamos nessa?!
Razão 1: A América do Sul é pertinho
Se você está no Brasil, e planeja viajar para um dos países que fazem parte da nossa fronteira, aqui é o seu lugar. Poucas horas de avião, já é suficiente para chegar ao seu destino. Apesar disso, não é necessário grandes investimentos financeiros, nem mesmo visto ou passaporte. O que facilita ainda mais o trâmite de organização, burocracias e afins.
Não há dúvidas que cada país tem a sua particularidade, segredos e aventuras que só a América do Sul pode proporcionar para quem ama viagens, pessoas e culturas.
Seguro Viagem: Você vai precisar para sua próxima aventura
Razão 2: Vinícolas icônicas
A capital chilena é o ponto de partida para uma série de experiências únicas. Santiago é cercada por montanhas, repleta de boa gastronomia e conhecida por suas vinícolas mundialmente famosas, como a Concha y Toro. Portanto, para quem busca algo exclusivo, o tour Concha y Toro Noturno, promovido pela Fui Gostei Trips, é uma combinação perfeita de charme e sofisticação.

Razão 3: Uma aventura na neve
O Chile, sem dúvidas, é apaixonante. Não é à toa que, em 2024, durante a temporada de neve no país, houve um impressionante crescimento de 74,8% no número de visitantes brasileiros em relação ao mesmo período do ano anterior. Aliás, esse dado é confirmado pela Unidade de Estudos da Subsecretária de Turismo.
E falando em neve, a razão para conhecer a estação de esqui, é porque ele é conhecido por ser o melhor da América do Sul, e isso o torna uma parada obrigatória. Composto por 39 pistas é ideal para quem gosta de uma boa aventura, o Vale Nevado é o lugar certo para esquiar e brincar na neve.
Você vai gostar de ler: Tour panorâmico ou Farellones: Passeio na neve no Chile
O local é completo em atração, contando com spas, lojas, restaurantes e bares, além de várias atividades para crianças se divertirem na neve.

Você vai gostar de ler: Roteiro de Santiago: 4 dias no inverno
Razão 4: Contato com a natureza e paisagens exóticas
De desertos a salares, de montanhas às vinhas, a América do Sul oferece algumas das paisagens mais diversificadas do mundo. Desde as infinitas planícies salgadas do Salar de Uyuni até os cenários exuberantes do Deserto do Atacama e as vinícolas encantadoras de Santiago, cada local proporciona uma experiência visual e sensorial única.

Razão 5: Uma experiência única no maior Salar do mundo
O deslumbrante Salar de Uyuni, é uma experiência única que deveria estar na lista de qualquer viajante.
Durante o período de janeiro a março, as chuvas transformam o salar em um imenso espelho natural, criando reflexos perfeitos do céu que parecem desafiar a lógica e a gravidade. Essa época é especialmente mágica, pois permite viver a sensação de caminhar entre nuvens, além de garantir fotos espetaculares que imortalizam a beleza surreal desse destino.
Além do fenômeno do espelhamento, o Salar de Uyuni é um lugar que combina natureza, aventura e cultura, sendo o cenário perfeito para explorar as paisagens mais impressionantes da América do Sul.

Razão 6: Vale Sagrado – Uma aventura surpreendente
Se o Peru está no seu roteiro, vale colocar no trajeto, conhecer o Vale Sagrado, isso porque, a região fica a 15km de Cusco. Por sua vez, o Vale Sagrado é uma das regiões mais surpreendentes e importantes da América do Sul.
Além disso, o vale foi fundamental para o povo Inca, devido às suas terras férteis e localização estratégica ao longo do Rio Urubamba.
O que chama a atenção, é que o Vale foi cuidadosamente projetado com sistemas de irrigação, templos cerimoniais e fortalezas que foram cruciais para a expansão do império e proteção contra os invasores.

Você precisa incluir no seu passeio: Vale Sagrado dos Incas: cinco passeios feitos para você!
Razão 7: Deserto do Atacama: a noite estrelada é fascinante
O tour astronômico, sem dúvidas, é um lugar que precisa estar no roteiro de qualquer um que ama viagens e aventura. O céu do Atacama é um show à parte, consequentemente é dos céus mais apropriados no mundo para que olhemos constelações, planetas, estrelas cadentes e até satélites a olho nu.
A razão do céu ser tão fascinante, é uma junção de fatores, um deles é que o deserto está localizado longe da região urbana e da poluição, o que permite uma atmosfera límpida, o clima ser seco e estar em máxima altitude.

Anote aí: Marque seu tour astronômico conosco
Razão 8: Uma exuberante viagem para Cerro Toco
O Cerro Toco está localizado cerca de 60 km de San Pedro de Atacama, é também conhecido por ser um antigo vulcão adormecido. E para quem ama aventura, não pode ficar de fora do passeio de trekking, um tanto desafiador e quase de tirar o fôlego, claro, no bom sentido.
O passeio oferece uma experiência inesquecível aos viajantes, com vistas panorâmicas deslumbrantes e a vivência de subir um vulcão em alta altitude.
A visão do alto monte vale a pena, pois é possível avistar o Deserto do Atacama e o deserto da Bolívia, Isso porque, é bem próximo da fronteira entre Chile e Bolívia.

Leia também: Mochilão na América do Sul – Onde ir
Razão 9: Uma das 7 maravilhas – Machu Picchu
A cidade Inca é uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno e é sem dúvidas encantadora. Principalmente por preservar suas construções em pedra, simetricamente adaptadas ao terreno irregular, são um exemplo da avançada engenharia inca.
Sua história, repleta de fascínios e mistérios, é marca registrada da cultura peruana.

Você vai gostar de ler: Verão no Atacama: Passeios para curtir
Razão 10: Gastronomia rica e diversificada
Explorar a gastronomia sul-americana é mergulhar em histórias e sabores únicos.
A culinária chilena combina tradições indígenas, como as dos Mapuches, oferecendo pratos como o ensopado Cazuela, preparado com carnes, vegetais e temperos locais.
Na Bolívia, a salteña, uma empada recheada com especiarias e carnes, é um destaque irresistível.
No Peru, delícias como o ceviche e a ancestral pachamanca, cozida em um forno subterrâneo, representam a riqueza da tradição andina. Cada refeição é uma janela para a alma cultural da região, proporcionando experiências autênticas e memoráveis.

Por fim, vale considerar que experiementar um prato típico em um lugar diferente é uma aventura, afinal, pode gerar lembranças sensoriais que fazem qualquer turista querer voltar ao país tão somente por conta da culinária.
Descubra a aventura com a Fui Gostei Trips e planeje experiências inesquecíveis pela América do Sul. Fale com um de nossos consultores pelo Whatsapp: