Cerro Toco: tudo sobre o trekking neste vulcão do Atacama
Se você é amante do turismo de aventura e gosta de fazer trekking, o vulcão Cerro Toco pode ser uma excelente opção de passeio para você fazer no Deserto do Atacama.
Um pouco menos desafiador que o trekking para o vulcão Lascar, o Cerro Toco oferece uma experiência incrível aos viajantes, com vistas panorâmicas inesquecíveis e a vivência de subir um vulcão em alta altitude.
Para saber tudo sobre o trekking ao vulcão Cerro Toco, continue lendo e acompanhe!
História do vulcão Cerro Toco
O Cerro Toco é um antigo vulcão adormecido, como a maioria dos vulcões do Atacama.
Ele fica a cerca de 60 km de San Pedro de Atacama e é uma opção de passeio popular para quem curte fazer trekkings e passeios de aventura.
Geralmente, ele é a alternativa ideal para quem ainda não se sente pronto para encarar o vulcão Lascar, já que é fisicamente menos desafiador, apesar de ainda ser um passeio entre nível moderado a avançado.
Afinal, o passeio acontece em alta altitude e exige certa preparação, como uma boa aclimatação à altitude do deserto.
Características do trekking ao Cerro Toco
O passeio com a Fui Gostei Trips para este vulcão no Atacama começa às 8h e termina por volta das 16h, dependendo de vários fatores como ritmo do grupo, condições climáticas, etc.
Saindo de San Pedro de Atacama, viajaremos por cerca de 1h30 até chegar à base do vulcão. Tomaremos o mesmo tempo para retornar ao pueblo após o passeio.
Já a subida ao vulcão dura entre 2h30 a 3h, novamente, dependendo do ritmo e das condições de cada grupo. A descida, por sua vez, leva cerca de 1h30.
A trilha é considerada bem delineada e fácil de seguir por não possuir escalada técnica. Porém, esse trekking em si exige um certo preparo físico, principalmente por causa da altitude, e precisa ser feito acompanhado de um guia de montanha certificado.
Em termos de altitude, enfrentaremos uma variação entre 2.400 (de San Pedro do Atacama) e 5.600 metros de altitude (no cume da montanha).
A altitude é um fator que pesa nesse trekking. Contudo, se você tiver feito uma boa aclimatação, provavelmente conseguirá resistir aos seus efeitos.
Como são as vistas panorâmicas do Cerro Toco?
Apesar de não ser o passeio de aventura mais popular do Atacama, como o vulcão Lascar, o trekking ao Cerro Toco oferece panoramas inesquecíveis, com vistas incríveis.
A partir de seu cume, é possível visualizar as belezas do Deserto do Atacama e do deserto da Bolívia, uma vez que estaremos bem próximo da fronteira entre Chile e Bolívia.
Algumas vistas panorâmicas do Cerro Toco são:
- Laguna Verde (Bolívia);
- Laguna Blanca (Bolívia)
- Salar do Atacama;
- Vulcões Licancabur e Juriques;
- Antenas do Projeto ALMA;
- Cordilheira dos Andes.
É um passeio desafiador?
Como mencionamos, o trekking ao Cerro Toco é mais tranquilo em nível de dificuldade quando comparamos com outros trekkings da região.
Entretanto, isso não significa que é uma trilha simples. O passeio tem um nível moderado de dificuldade, além das condições climáticas que podem ser extremas em algumas épocas do ano e da altitude que dificulta todo o processo.
Contudo, com os equipamentos adequados, uma boa aclimatação e muita calma, é possível ter uma experiência fantástica neste passeio.
Como se preparar para o trekking Cerro Toco?
Agora que você conhece mais detalhes sobre esse passeio, saiba como se preparar da melhor maneira para o trekking Cerro Toco. Confira!
Prepare-se fisicamente com antecedência
Se você ainda está planejando sua viagem para o Atacama e considera adicionar esse passeio ao seu roteiro, recomendamos que, se possível, você já comece a se preparar fisicamente para essa aventura.
Faça trilhas, caminhadas ou outras atividades físicas para preparar seu corpo para o esforço que a subida ao vulcão exige.
Faça uma boa aclimatação
Sempre ressaltamos a importância de uma boa aclimatação, não só para este, mas para todos os passeios do Atacama.
Os sintomas do mal de soroche, ou mal de altitude não são nem um pouco agradáveis e queremos que você tenha uma experiência positiva no deserto.
Assim, recomendamos que você faça passeios que vão aumentando gradualmente a altitude, até chegar na altitude enfrentada no Cerro Toco.
Não indicamos esse passeio nos seus primeiros dias no deserto. Pelo contrário, orientamos que você o faça no final da sua viagem.
Vista-se em camadas com roupas adequadas
O clima extremo de frio e secura são fatores que podem influenciar sua experiência.
Por isso, é ideal que você tenha roupas e acessórios adequados para esse passeio.
Nossa dica é se vestir em camadas, pelo menos três, de roupas quentes que possam ser retiradas e adicionadas com facilidade.
Além disso, é obrigatório ter bota de trekking para esse passeio. A trilha não é técnica, mas mesmo assim, é fundamental ter uma bota adequada.
Além disso, não esqueça da proteção solar, de levar óculos e acessórios para proteger as extremidades do seu corpo, como o pescoço, as orelhas e as mãos.
Hidrate-se bem e coma alimentos leves
A alimentação e a hidratação são cruciais para esse passeio. Então, evite alimentos pesados, como carne vermelha, e bebidas alcoólicas e mantenha-se hidratado(a) antes, durante e depois do trekking.
É fundamental levar ao menos 2 litros de água para a trilha e recomendamos também que você leve snacks energéticos para caso seja necessário.
Faça o passeio com um guia de montanha
Nossa última dica é que você faça o passeio com um guia de montanha certificado para que você tenha uma experiência segura, tranquila e obtenha suporte durante todo o caminho.
Um guia local preparado saberá o que fazer em caso de imprevistos e te ajudará em qualquer situação necessária, além de tornar sua experiência mais rica e interessante.
A Fui Gostei Trips oferece passeio para viver a experiência de trekking ao Cerro Toco e você pode contar com a gente para planejar esse passeio com praticidade, assistência e personalização. Entre em contato com a gente para reservar seu passeio de trekking ao Cerro Toco e viva uma experiência inesquecível no Deserto do Atacama!