Tour Astronômico no Atacama: tudo que você quer saber

🕑 4 minutos de leitura
Compartilhar

O Tour Astronômico é um dos passeios mais clássicos do Deserto do Atacama. No entanto, você não precisa ser amante de astronomia para se apaixonar pelo indescritível céu do Atacama. São milhões e milhões de estrelas em uma imensidão inigualável que deixa qualquer um de queixo caído.

Por que fazer o Tour Astronômico no Atacama? 

O Deserto do Atacama está localizado longe dos grandes centros urbanos e da poluição luminosa., portanto possui uma atmosfera límpida e um clima seco (sendo considerado o deserto mais árido do mundo). Isso sem falar numa altitude que supera mais de 2000m acima do nível do mar. Com todos esses fatores juntos, o Atacama é mundialmente conhecido como o melhor lugar no planeta para se observar o céu. É o combo perfeito para levar o título de “céu mais estrelado do mundo”.

É possível ver estrelas cadentes, corpos celestes, nebulosas, planetas e a via láctea, tudo isso a olho nu! 

Onde é feito o Tour Astronômico? 

O Tour Astronômico ocorre a poucos quilômetros do centro de San Pedro de Atacama. O astrônomo escolhe um ponto sem a interferência da luz artificial da cidade. Ali, então, é montado o telescópio e inicia-se a explicação do guia e a observação, e na sequência são servidos uma bebida quente e alguns snacks. Como o passeio é feito ao ar livre, não esqueça de levar suas roupas mais quentinhas (ou seja, pacote completo: casaco, luva, touca e gorro). 

Onda fica San Pedro de Atacama? Veja aqui como chegar!

tudo-sobre-tour-astronomico-no-deserto-do-atacama (2)

Você já viu o céu por um telescópio? É incrível demais!  

É verdade que o Tour Astronômico não ocorre em dias de lua cheia? 

Algumas poucas agências não fazem o tour astronômico em noites de lua cheia, mas a Fui Gostei Trips faz! Em dias de lua cheia o tradicional Tour Astronômico toma ares de um tour lunar, onde o céu terá menos estrelas aparentes devido à luminosidade da lua.

Então qual a vantagem de fazer o tour nesses dias? Uma das grandes vantagens desse período é poder observar cada detalhe da lua, a geografia, seus vales, crateras e montanhas. E mais: nos dias de lua cheia é possível tirar uma linda foto da lua apenas com o seu o seu próprio celular através do telescópio. Fica um fotão!  

O Tour Astronômiconão ocorre em dias nublados. No entanto, esses dias são imprevisíveis já que o céu muda muito por aqui. Com os constantes ventos, as nuvens podem sumir rápido ou aparecer de repente, por exemplo (mesmo quase não havendo nuvens no deserto, já que é um lugar muito seco). Ainda que não seja tão comum, pode acontecer. Por isso orientamos que esse passeio seja feito no primeiro dia de passeios no Deserto do Atacama – por ser realizado na mesma altitude que San Pedro de Atacama, não é necessário aclimatação prévia. Então, se na noite do seu passeio o tempo estiver nublado, você terá a chance de remarcar pro dia seguinte sem perder essa oportunidade única de observar o céu no melhor lugar do mundo.

Falando nisso, aliás, você sabia que este passeio estará eternizado em 2 fotos profissionais que nós fazemos de vocês? Sim! Tiramos uma foto de você sozinho(a) e outra com a família/amigos/grupo. 

Dica Fui Gostei Trips: Use roupas coloridas para arrasar nas fotos! 

Venha viver essa experiência única! Entre em contato conosco e receba o melhor atendimento para montar um roteiro personalizado para a sua viagem ♥ 

O que é o observatório ALMA? 

O céu do Atacama é tão incrível que diversos países e organizações se juntaram para formar uma associação e investem juntos em muitas pesquisas. Com isso, foram instalados muitos telescópios poderosíssimos. O Projeto ALMA (Atacama Large Milimeter Array) estuda a radioastronomia e, para tanto, utiliza radiotelescópios, gigantescas antenas parabólicas. O ALMA, aliás, foi o primeiro no mundo a tirar uma foto de um buraco negro! Incrível, não é? 

É possível visitar o observatório ALMA? 

O ALMA sempre foi aberto a visitação. No entanto, desde o início da pandemia, as visitas estão suspensas. O observatório fica afastado do centro da cidade de San Pedro de Atacama. Quando aberto a visitação, aos sábados e domingos um ônibus do próprio observatório sai do centro da cidade com os passageiros que colocarem o seu nome na lista. Saiba que são poucas vagas, sempre muito concorridas. Geralmente as pessoas precisavam reservar com no mínimo 3 meses de antecedência.  Você pode tentar a sorte e conseguir uma vaga de última hora, mas para isso você deve estar no ponto de partida uns 45 minutos antes do embarque (que sempre era às 8h30 na esquina da Rua Tumisa com a Avenida Pedro de Valdivia).

Até o momento o observatório ALMA não retornou com as visitas. Acompanhe as informações de visitação aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *