Deserto de Atacama + Salar de Uyuni: o roteiro perfeito.

🕑 9 minutos de leitura
Compartilhar

Devido à proximidade e à facilidade de logística entre as regiões do Deserto de Atacama e Salar de Uyuni, é comum reuni-los em um único roteiro.

E a pergunta “Quantos dias devo ficar no Deserto de Atacama?” sempre surge. Geralmente esta é a primeira pergunta feita por quem decide conhecer o norte do Chile.

Portanto, trazemos abaixo as impressões de alguns clientes e sugestões de passeios imperdíveis para um roteiro de 10 dias, em que é possível visitar as inúmeras atrações de San Pedro de Atacama e ainda dar um pulinho na Bolívia. 

Ruta 23, San Pedro de Atacama, Chile

Dois países em uma viagem inesquecível pelo Deserto de Atacama e Salar de Uyuni

Não há roteiro certo ou errado!

As opções são variadas e os viajantes podem criar itinerários personalizados de acordo com seu orçamento e disponibilidade, mas costumamos recomendar 10 dias para conhecer tudo sem pressa e sem deixar as principais atrações de fora. 

Tenha em mente que a região fica em uma altitude que varia de 2.500m a 4.300, algo bem diferente da que estamos acostumados no Brasil e, para facilitar a aclimatação, a escolha dos passeios deve ser feita deixando os tours de maior altitude para os últimos dias.

Lembre-se também de que a maior parte dos passeios acontece em um período específico e, assim, é possível colocar mais de um tour no mesmo dia. 

Por isso, ter o auxílio de uma agência especializada é importante já neste momento da viagem quando planeja melhor roteiro para o Deserto de Atacama e Salar de Uyuni. 

  • 1˚ DIA – Chegada + Tour Astronômico
  • 2˚ DIA – Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas
  • 3˚ DIA – Trekking Guatin e Termas de Puritama + Valle de La Luna e Valle de la Muerte
  • 4˚ DIA – Geyser El Tatio + Laguna Cejar
  • 5˚ DIA – Rota dos Salares – antigo Salar de Tara
  • 6˚ DIA – Vulcão Lascar
  • 7˚ DIA – Uyuni
  • 8˚ DIA – Uyuni
  • 9˚ DIA – Uyuni
  • 10˚ DIA – Uyuni + retorno

Dia 1

Chegada + Tour Astronômico (21:00 – 23:00)

Prepare-se para ver muitas estrelas cadentes!

Neste primeiro dia, você chegará em San Pedro na parte da tarde.

Aproveite para se instalar no hotel com calma, descobrir algum restaurante legal na cidade para seu almoço de estreia e dê umas voltinhas na Calle Caracoles, no centro da cidade.

É o dia de entender como seu corpo vai reagir na mudança de altitude. 

Ao fim do dia, Tour Astronômico, um clássico de boas vindas, onde você poderá ver dezenas de constelações e até a via láctea em um dos céus mais limpos do mundo.

Se a olho nu aquele céu já é fascinante, imagine ver tudo através dos telescópios enquanto aprende mais sobre os planetas, galáxias e estrelas. 

Dia 2 

Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas (07:00 – 16:00)

A Laguna Miscanti é uma das paradas do tour

Este passeio tem diversas paradas interessantes e fotografáveis.

Sabe aquela foto ao lado do Trópico de Capricórnio que todo viajante tem? Ela foi tirada neste tour a caminho de Piedras Rojas.

Se você não tem uma foto dessa, você não foi ao Atacama

Foi o meu primeiro passeio no Atacama e quando a ficha caiu: “caramba, estou mesmo aqui!!”.

Ele tem de tudo um pouco, história sobre os incas, lagunas, uma fauna riquíssima com vicuñas e pássaros diversos, flamingos, muito flamingos na Lagoa Chaxa, localizada no Salar do Atacama e que, para mim, é um dos highlights deste tour. 

“O passeio mais maravilhoso do deserto. Além das lagunas lindas, o caminho todo é recheado de paisagens de tirar o fôlego! Como te superar Atacama???”

– Nájila Brito

Dia 3

Trekking Guatin e Termas de Puritama (07:00 – 13:00) + Valle de La Luna e Valle de la Muerte (15:00 – 21:00)

Passeio termina nas Termas de Puritama

Este trekking é um dos meus passeios favoritos no Atacama, uma verdadeira aula de história.

Ali é possível entender a importância que a região de Guatin tem em um ambiente tão árido: rica em água e vegetação, é um valioso oásis.

Uma curiosidade contada pelo guia é que são pouquíssimas as espécies de vegetação no Atacama, mas absolutamente todas têm uma função, seja para alimentação ou para cura de enfermidades. Nesta trilha é possível aprender sobre todas elas e até comer algumas.

Além da vegetação, aprendemos sobre as pedras, os animais, as águas sulfurosas e tantas outras informações bacanas.

Tudo isto enquanto fazíamos uma trilha de 7km ao lado de cactos gigantes, o tempo passa e você nem percebe.

Ao final do trekking, chegamos nas Termas de Puritama, um prêmio de consolação daqueles para um corpo cansado. 

“Essa trilha é maravilhosa! e refrescar-se nas Termas, pós trilha…é perfeito!”

– Gustavo Leal de Souza

O Valle de La Luna é um outro tour clássico e que dá para fazer no mesmo dia.

Valle de la Luna e sua paisagem marciana

É um passeio tranquilo e garanto que você vai estar bem relaxado depois das termas. Além de ter uma aparência diferente de tudo que você já viu, proporciona um pôr do sol único.

“Quando eu fui ao Atacama, inclui o Vale da Lua apenas por ser um passeio clássico, pois pelas fotos os outros passeios pareciam ser mais bonitos. Eu me surpreendi muito! As fotos não mostram nem metade da beleza desse passeio, vale muito a pena!!”

– Alessandra Freitas

Dia 4 

Geyser El Tatio (05:00- 12:00) + Laguna Cejar (16:00 – 20:30)

Que tal ver o sol nascendo dentre os Geysers?

Saímos cedinho em direção ao terceiro maior campo geotérmico do mundo para tomar um café da manhã lá enquanto assistimos o sol nascer.

Devido ao horário e à altitude, cerca de 4.300m, é um dos passeios mais congelantes, mesmo no verão.

Os Geysers por si só já dão um show, mas ainda é possível entrar numa piscina de água termal. Não precisa nem dizer, mas nadar em uma água quentinha aquecida por atividades vulcânicas é uma experiência única. 

“Esse passeio é incrível!!! Pegamos uma temperatura absurdamente baixa, mas vale super a pena”

– Luiz Souza
Pode tentar, mas você não vai conseguir mergulhar na Laguna Cejar

À tarde, é a vez da Laguna Cejar, conhecida por ser mais salgada que o mar morto.

Suas águas são compostas por uma alta concentração de sal (30%) e por isso não conseguimos afundar, apenas boiar.

Outra parada é na Laguna Tebinquinche, que muitos dizem lembrar o Salar de Uyuni, mas com o diferencial de ter os vulcões Licancabur e Juriques de fundo. Pense em uma vista maravilhosa!!

Dia 5

Rota dos Salares – antigo Salar de Tara (08:00 – 16:00)

El Indio, o guardião de Pachamama

Um dos lugares com a energia mais especial do Atacama. 

Dentre as paradas, está o Monjes de la Pacana, um sítio localizado dentro da Reserva Nacional Los Flamencos e que possui diversas formações geológicas inusitadas. 

Estas pedras são de origem vulcânica e tem formatos que se assemelham a monges guardiões. O principal deles é realmente impressionante, parece mesmo uma divindade inca!

Aliás, no local é onde os antigos povos andinos do Chile, Peru e Bolívia se encontravam para festividades sagradas e culto aos deuses. A energia ali é mágica. 

Além disto, este tour nos leva a lugares com fauna muito variada e foi nele o meu primeiro encontro com uma Zorro Culpeo, aquela raposa andina.

Foi na Rota dos Salares também a primeira vez que vi neve no Atacama! Consegue imaginar? Neve no deserto mais árido do mundo em pleno verão. Inesquecível!!!

Você vai retornar cedo a San Pedro do Atacama, assim poderá se preparar para o trekking do dia seguinte, que começa na madrugada.

E não se esqueça, nada de álcool nesta noite!   

Dia 6 

Vulcão Lascar (05:00 – 16:00)

Chegar na cratera do Vulcão Lascar é um desafio

Mais uma atração que tem espaço garantido na minha lista de favoritos!

Subir um vulcão é uma experiência única e desafiadora. Dá um frio na barriga só de lembrar a vista lá de cima.

Devido à altitude e ao grande esforço físico, recomendo que este seja seu último passeio no Atacama. Ao retornar, vale festejar, mas também descanse e organize as malas, pois no dia seguinte vai colocar o pé na estrada!

Dia 7 

Salar de Uyuni 

É dia de cruzar a fronteira em direção a Uyuni!

Mas sabia que o Salar é apenas parte do passeio? Chegaremos lá só no terceiro dia, então segura a ansiedade! Antes disto, vamos passar por diversas paisagens e conhecer mais sobre a história andina, mas agora na versão boliviana.

Neste primeiro dia, saímos cedinho do hotel em uma van com vários viajantes e chegamos na fronteira da Bolívia por volta das 8h.

Antes de tudo, ali na fronteira mesmo, trocamos para um carro 4×4 e somos divididos em grupos de até 6 pessoas, conhecemos nosso guia (que segundo as leis locais deve ser um boliviano) e tomamos café da manhã.

Na Laguna Colorada é possível ver diversos animais de perto

Já na Bolívia, teremos várias paradas, mas o destaque fica por conta das Termas de Polques e a Laguna Colorada, um lago salgado com área de 60km² e cheio de vida: flamingos, llamas, alpacas. 

Dia 8 

Salar de Uyuni

No segundo dia do tour, passamos por diversos lugares com formações rochosas bem características da Bolívia.

A parada que mais gostei foi a Laguna Catal, que também tem uma rica flora e fauna. A caminhada pelos bofedales em meio a llamas, patos e outras aves traz uma paz imensa.

Me marcou muito ali o som da natureza e poder observar os animais em seu habitat.

Laguna Catal é uma área com bofedales e muita vida

À noite, a hospedagem é em um Hotel de Sal, preparação perfeita para o que vem no dia seguinte.

Sério, o hotel é feito de blocos de sal e é simplesmente lindo!!! 

Dia 9 

Salar de Uyuni

Eu achava que os dias anteriores passariam devagar por querer muito chegar ao Salar de Uyuni, mas pelo contrário, cada aventura até aqui foi muito singular e uma grata surpresa.

Chegar finalmente ao Salar foi um misto de alegria (estava realmente esperando por isso!) e tristeza (queria dizer que a viagem estava chegando ao fim). 

Ver o sol nascendo no meio do maior Deserto de Sal do mundo!

Acordamos às 5h30, mais ou menos, e seguimos em busca do nascer do sol perfeito em pleno Salar do Uyuni.

Fiquei muito emocionada ali, como pode a natureza criar algo tão perfeito?

Isla Incahuasi, um refúgio no meio do Salar

Após rodar um pouco mais pelo Salar, onde pudemos ver locais dele seco e também espelhado, chegamos à Isla Incahuasi, uma ilha de cactos gigantes que se formou naturalmente no meio daquele mar de sal.

Falando nisso, na Bolívia você vai ter a oportunidade de experimentar cervejas artesanais feitas de matéria prima local, como Cactos, Quinoa e até cerveja de Coca. A que mais gostei foi a de quinoa, fica a dica!

“O Salar foi um sonho que realizei com minha família este ano antes da pandemia e foi extraordinário! É emocionante lembrar de tudo que vi e vivi nesse lugar exuberante.”

Daniele Uesley

Dia 10

Uyuni + Partida

No último dia do roteiro Deserto de Atacama + Salar de Uyuni, realizamos basicamente o trajeto de volta e travessia da Bolívia para o Chile, sem paradas, apenas para baño inca.

Chegamos em San Pedro na hora do almoço e você terá a tarde livre para se despedir da cidade mais charmosa do Norte do Chile.  

São muitas as paradas feitas ao longo de 3 dias na Bolívia

Gostou das nossas sugestões de roteiro Deserto do Atacama e Salar de Uyuni?

Além destes passeios clássicos, temos opções para os mais aventureiros como Sandboard, Vôo de Balão, Bike Tour e até um Downhill no Cerro Toco.

Entre em contato com nossa equipe para criação de um roteiro totalmente personalizado!

21 respostas para “Deserto de Atacama + Salar de Uyuni: o roteiro perfeito.”

  1. Lívia disse:

    Olá! Irei para São Pedro e pretendo fazer o passeio de 04 dias no Salar de Uyuni. Quais passeios vocês recomendam no Atacama para quem vai fazer o Salar? Questiono, pois, pelas fotos, vi que muitas paisagens no Salar de Uyuni se parecem com vários passeios no Atacama. Obrigada!

    • admfgtrips disse:

      Oi, Livia!
      Estou pedindo a uma pessoa de nossa equipe para entrar em contato com você para ajudar no seu roteiro personalizado, tá!

  2. Catharine De Vita Graves disse:

    Olá, boa tarde!

    Irei com meu namorado para San Pedro de Atacama no dia 04/04/24 e retornaremos dia 12/04/24, gostaríamos de fazer alguns pontos no deserto do Atacama, principalmente o tour astronômico, e também alguns pontos no Deserto de Uyuni. Poderiam me enviar um orçamento?
    Obrigada

    • admfgtrips disse:

      Oi, Catharine! Um prazer ajudar na viagem de vocês. Estou solicitando a uma pessoa de nossa equipe para entrar em contato com você!

  3. […] viajar para o país, escolher uma agência de turismo especializada no Chile e em destinos como Deserto do Atacama, Santiago e redondezas, e Salar do Uyuni, na fronteira entre Chile e Bolívia, para montar roteiros […]

  4. […] uma agência de viagens especializada em tours para o Atacama e Salar de Uyuni e temos propriedade e conhecimento sobre o que é realmente necessário levar para esse […]

  5. Edgar Barros da Silva disse:

    Que relato bacana. Estou pesquisando lugares para minhas férias de outubro e com certeza está entre os roteiros favorito. Gostaria de mais informações.

    Muito obrigado.

    • admfgtrips disse:

      Oi, Edgar! Um prazer ajudar na sua viagem, uma pessoa de nossa equipe vai entrar em contato com você por e-mail. Não deixe de conferir seu Spam!

  6. Alexander Pereira Monteiro disse:

    Gostei muito desse roteiro!! Poder unir o Atacama com Salar de Uyuni em um unico roteiro será perfeito. Por favor, se puder me enviar um orçamento para uma viagem de dez dias no mes de julho ficarei grato.

  7. Claudimeire disse:

    Qual a melhor época p fazer esse passeio deserto de Atacama e Salar de uyuni

  8. Luis Carlos disse:

    Poderia enviar um orçamento para esse roteiro padrão dec10 dias ?

  9. Luis Carlos disse:

    Poderia enviar um orçamento para esse roteiro de 10 dias ?

  10. Thailla disse:

    Ola!! Tambem vou fazer esse passeio e queria fazer Calama > Uyuni em 2 dias e uma noite… acha possivel?

    • admfgtrips disse:

      Oi, Thaila! O tour pro Uyuni sai de San Pedro de Atacama, e a opção mais curta é de 3 dias / 2 noites devido às grandes distâncias entre ambos destinos

  11. Caroline Souza disse:

    Queria informações sobre o deserto do Atacama e o salar Uyuni em julho.

  12. Lucimara disse:

    Boa tarde. Gostaria de informações sobre o deserto do Atacama com Salar Uyuni

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *