Viajar e trabalhar: como planejar um roteiro de viagem para o nômade digital

🕑 6 minutos de leitura
Compartilhar

O conceito nômade digital trata-se de um profissional que trabalha de forma remota em qualquer lugar do mundo, dentro do seu roteiro está a habilidade de conciliar viagem e trabalho. Isso é, ele não precisa se deslocar até a empresa para exercer sua função. 

Inclusive, nos últimos anos houve um crescimento de nômades digitais em todo o mundo, de acordo com a pesquisa realizada pela Fragomen, 35 milhões de pessoas já trabalham por meio da modalidade em todo o mundo. 

Neste artigo vamos contar quais os benefícios e desafios de como é possível conciliar rotina de trabalho, responsabilidade, liberdade e a autonomia de planejar um roteiro de viagem nesse estilo nômade mesmo trabalhando. 

Como ser um nômade digital

Além da coragem em encarar o mundo, é necessário se desprender de um certo conforto, mas isso não é algo ruim ou que a experiência não valha a pena, é só uma questão de adaptação para trabalhar em um ambiente diferente do comum.

Nesse sentido, existem sites e aplicativos que dão suporte e incentivam esse formato de trabalho para quem decidiu viver esse estilo de vida diferente. 

  • O WorkMode é um site gratuito que mostra locais para trabalhar perto de você.  Você encontra coworkings, cafeterias, bibliotecas e outros com a estrutura mínima para trabalhar.
  • O SeatSurfing é uma comunidade nômade em que os usuários encontram pessoas para trabalhar em conjunto. Nele é possível que você encontre outros nômades em cafés, escritórios, coworkings que estejam em qualquer lugar. 
  • O NomadWallet é um app para registrar gastos de viagem e organizar suas finanças enquanto viaja.
  • O Culture Trip é um site para inspirar suas viagens ao redor mundo. É uma startup global que atua em viagens, mídia e entretenimento.

Reforçando, para ser um nômade digital, é fundamental que a boa conectividade seja primordial e inegociável, Afinal, é impossível realizar a maioria dos trabalhos online sem uma internet de qualidade.


nomade-digital-trabalho-viagem-roteiro-america-sul-.
Como ser um nômade digital em qualquer lugar do mundo

E por falar de conectividade, uma pesquisa feita pela Speedtest sobre velocidade de internet no mundo, destaca o Chile, com uma velocidade média de 197,59 Mpbs (megabytes por segundo). 

Esses números colocam o país em primeiro lugar entre os pesquisados na América Latina e também com a primeira posição a nível mundial.

Na comparação de países da América do Sul para nômades digitais, Chile e Brasil lideram em termos de velocidade e estabilidade.

Leia também: Roteiro de 4 dias em Santiago no verão

Quais roteiros fazer na América do Sul sendo nômade digital

Agora que você já está ciente quais são os quesitos indispensáveis para levar uma vida nômade, é hora de escolher um destino do qual irá trabalhar e claro, curtir e viver a cultura local como um nativo. 

Chile

Com sua infraestrutura moderna e paisagens diversas, o Chile é mais um dos países da América do Sul para nômades digitais.

  • Vantagens: Infraestrutura de ponta e uma diversidade geográfica sem igual.
  • Desafios: O custo de vida em algumas áreas pode ser mais elevado comparado a outros países sul-americanos.

Wonderland Café e Coworking - Santigo do Chile
Wonderland Café e Coworking – Santigo do Chile

Aliás, Santiago também proporciona uma combinação de vida urbana moderna que ao mesmo tempo oferece fácil acesso a montanhas e vinícolas.

Peru

É unânime dizer que o país é rico em história e cultura, além de ser um destino fascinante para nômades digitais, é excelente para quem busca uma experiência única.

Vantagens: Patrimônio histórico impressionante e culinária renomada.

Desafios: Altitudes elevadas em algumas cidades podem requerer período de aclimatação.

A capital Lima conta com uma cena gastronômica mundialmente famosa e acesso ao Oceano Pacífico.

Selina-Cusco-Plaza-de-Armas-nomade-roteiro-viagem
Hotel em Cusco – Selina Plaza das Armas

Em Cusco há diversos locais para hospedagem destinado a nômades digitais que querem aproveitar a cidade enquanto trabalham. 

Ainda que você estiver sozinho é possível curtir alguns passeios da Fui Gostei Trips, veja esse artigo essa experiência para Cusco e Machu Picchu

Leia: Deserto do Atacama e Salar de Uyuni: quantos dias preciso?

Como conciliar trabalho, vida pessoal e viagem

Dentre a flexibilidade, é válido lembrar do fuso horário, uma vez que se você precisa cumprir uma carga horária, como participar de reuniões, alinhar decisões entre os pares e os chefes, é preciso que você esteja conectado em tempo real.

 Como exemplo, se a empresa que você presta serviço está localizada no Brasil, e se a sua localidade atual for em outro continente, vai ser preciso que você esteja acordado enquanto todos da sua localidade dormem. 

Sobretudo, a organização e a gestão de tempo será um ótimo colega de profissão, afinal, você não está de férias, mas também não está preso em uma sala gelada de escritório. 

Assim como os colaboradores da Fui Gostei Trips, em que todos trabalham remotamente em diversos lugares do Brasil e do mundo, conciliam trabalho e lazer. 

Contudo, construir um roteiro de práticas funcionais faz parte da vida de um nômade digital, isso permite que as responsabilidades e obrigações sejam mais leves. 

Uma dica para deixar uma rotina de trabalho sem sobrecargas é criar hábitos diários como: 

  • Crie uma rotina: de exercícios físicos, até mesmo alongamentos e caminhada
  • Escolha comidas saudáveis: Uma comidinha caseira ajuda a não sofrer tanto com as mudanças no cardápio.
  • Priorize o sono e comodidade: Prefira acomodações confortáveis, na qual você vai garantir uma mesa ergonômica para trabalhar e cama confortável.
  • Saiba separar hora de trabalhar hora de descansar: Estabeleça horários específicos para o trabalho e o lazer. Isso evita esgotamento e garante uma mente saudável entre os dois mundos, trabalho e vida pessoal.

E o mais importante, nunca planeje seu roteiro sem contratar um seguro viagem. Existem planos destinados a nômades digitais que oferecem cobertura global e acesso a uma rede de prestadores de serviços médicos.

Coworkings em Santiago para incluir no seu roteiro de viagem 

Quais benefícios a vida nômade digital proporciona

De forma geral, a sensação que uma viagem proporciona é sem dúvidas uma bagagem de experiências e boas lembranças. 

Conhecer um novo lugar, uma cultura diferente, uma culinária e fazer parte daquele momento por um determinado período é um pertencimento que te faz sentir vivo e realizado. 

Nesse sentido, desbravar o mundo como nômade digital, com o notebook em mãos é sem dúvidas um complemento para o desenvolvimento pessoal e claro profissional

Por vezes, ter acesso a diferentes ambientes, ter contato com outros modelos de profissões e negócios é uma maneira de enxergar novas oportunidades profissionais, como networkings, idiomas e conhecimento de forma geral. 

networkings-viagem-roteiro-coworking-nomade-digital-fui-gostei
Oportunidade de networking na sua viagem como nômade digital

Ter a autonomia de exercer uma profissão que não depende de um lugar físico é sem dúvidas uma liberdade geográfica que nem todos terão acesso. 

Aliás, algumas profissões podem perfeitamente ser executadas em qualquer lugar no mundo como exemplo: 

  • Aulas particulares 
  • Atendimento ao cliente
  • Tradutor
  • Design gráfico
  • Escritor
  • Consultor de vendas 
  • Desenvolvedor de aplicativos

Cada uma delas requer o seu nível de profissionalismo e dedicação.

Além disso, é até possível que a sua vivência ao redor do mundo seja um complemento para enriquecer o seu curriculo no seu dia a dia profissional e no seu roteiro de viagem como nômade digital.

Conclusão

Para concluir, explorar novas culturas, elaborar um roteiro de viagem que se adeque a rotina de nômade digital, muitas vezes é o que faz brilhar os olhos de muitas pessoas.

Entender o que faz sentido na sua rotina, adaptar horários, organizar a agenda profissional e pessoal, colocar na ponta do lápis onde vale a pena investir mais dinheiro, também é parte do roteiro e da vicência de quem escolheu por uma vida mais livre.

Por fim, se você tem o desejo e a oportunidade de trabalhar como nômade digital em qualquer lugar do mundo e em paralelo aproveitar para conhecer lugares incríveis na América do Sul, entre em contato conosco!!

botão de CTA para o Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *