Deserto do Atacama e Salar de Uyuni: quantos dias preciso?

🕑 6 minutos de leitura
Compartilhar

O Deserto do Atacama e o Salar Uyuni são dois incríveis destinos na América do Sul que atraem muitos turistas. Para quem deseja visitar os dois locais em uma única viagem, uma das dúvidas comuns é sobre quantos dias são necessários para conhecer cada lugar. 

Se essa também é a sua dúvida, continue a leitura, porque vamos respondê-la e te ajudar a planejar uma viagem inesquecível, trazendo algumas sugestões de roteiro.

O que você precisa saber antes de ir

Antes de ir, é importante saber que não há voos do Brasil direto para o Deserto do Atacama. O aeroporto que te permite chegar mais próximo é o da cidade de Calama e será preciso fazer escala em Santiago, depois, ir de Santiago a Calama e, por fim, ir até San Pedro de Atacama.

Além dessas questões sobre a viagem, você também precisa considerar a época do ano em que vai viajar. 

Qual a melhor época do ano para visitar o Deserto do Atacama e o Salar de Uyuni?

Para que seja possível fazer os passeios que você tanto almeja, é importante avaliar as estações do ano. No verão, por exemplo, normalmente ocorrem chuvas no Deserto e alguns passeios podem ser cancelados por isso. 

Apesar disso, essa também é a época em que você tem maior chance de encontrar o Salar de Uyuni espelhado. Portanto, vai depender muito dos seus planos. 

Você pode saber mais sobre o clima na região acessando nossos artigos: Qual a melhor época para viajar ao Deserto do Atacama? e Salar de Uyuni: quando ir para ter a melhor experiência da sua vida!

Quantos dias preciso?

Uma viagem que permita explorar bem os destinos e todos os passeios disponíveis no Deserto do Atacama e Salar de Uyuni comumente tem por volta de 10 dias. Assim, dá para conhecer vários pontos turísticos com mais calma e sem muita pressa. Você pode dividi-los, por exemplo, separando 6 dias para o Deserto do Atacama e 4 dias para o Salar de Uyuni, a depender dos passeios que quer fazer.

Mas, se você tem algo em torno de apenas 6 a 7 dias disponíveis, saiba que também é possível aproveitar a viagem escolhendo os passeios que mais te atraem ou que são mais conhecidos. 

Um ponto importante a se considerar é que, na região do Deserto do Atacama e Salar de Uyuni, a altitude varia de 2.500m a cerca de 4.800m, muito diferente do que estamos acostumados no Brasil. Então, para garantir uma boa viagem, confira nossas dicas sobre aclimatação no Deserto e tente montar seu roteiro deixando os tours de maior altitude para os últimos dias, dessa forma você sofrerá menos com a altitude. 

Roteiros sugeridos para explorar o Deserto do Atacama e Salar de Uyuni

Em primeiro lugar, saiba que não existe um roteiro perfeito para explorar o Deserto do Atacama e o Salar de Uyuni. Na verdade, tudo vai depender do seu próprio desejo de visitar determinados locais e do seu tempo e orçamento disponível para isso.

Para te ajudar no planejamento, trouxemos duas sugestões de roteiro, uma mais curta e outra mais longa, mas lembre-se que você pode alterá-los conforme sua disponibilidade, necessidade e vontade, substituindo os passeios por aqueles que você mais quer conhecer. 

Roteiro curto: 7 dias

Para um roteiro mais curto, uma boa sugestão é a seguinte: 

1º Dia:

  • Valle do Arcoiris + Valle de la Luna ou Vallecito

2º Dia:

3º Dia:

  • Geyser el Tatio + Laguna Cejar ou Lagunas Escondidas

4º ao 7º Dia:

  • Tour completo do Salar de Uyuni com duração de 4 dias/3 noites

Roteiro de 10 dias (ideal)

Se você tem mais dias disponíveis e vai partir para uma viagem de cerca de 10 dias, pode considerar esses passeios, que serão detalhados a seguir: 

  • 1˚ Dia: Termas de Puritama + Tour Astronômico
  • 2˚ Dia: Valle do Arcoiris + Vallecito ou Valle de La Luna
  • 3˚ Dia: Piedras Rojas + Lagunas Altiplânicas
  • 4˚ Dia: Geyser El Tatio + Laguna Cejar ou Lagunas Escondidas
  • 5˚ Dia: Rota dos Salares
  • 6˚ao 9˚Dia: Tour completo do Salar de Uyuni com duração de 4 dias/3 noites
  • 10˚ Dia: Bike Tour ou Cerro Toco

1º dia: Termas de Puritama + Tour Astronômico

Como o dia de chegada é mais cansativo e, dependendo da hora que você chegar, pode nem dar tempo de fazer muita coisa, o passeio de Termas de Puritama na parte da tarde é bem relaxante e boa opção de aclimatação. Conta com oito piscinas de águas termais, com temperatura em torno de 33 graus. Para o mesmo dia, já deixe agendado o Tour Astronômico, um incrível passeio feito à noite que te permite observar o céu estrelado e surpreendente do deserto. 

San Pedro de Atacama tem o céu mais limpo do mundo, devido a uma série de fatores, e o tour oferecido pela Fui Gostei Trips, por exemplo, te leva a locais com uma menor interferência luminosa para que a experiência seja ainda mais extraordinária. 

Vale dizer que o clima nesse passeio costuma ser mais frio mesmo no verão. Então, vá preparado para isso. 

2º dia: Valle do Arcoiris + Vallecito ou Valle de La Luna

Visitando o Valle del Arcoiris você poderá ver as lindas montanhas coloridas em verde, branco e alaranjado. Aproveite também para conhecer os petroglifos (pinturas rupestres) de Yerbas Buenas, fazendo um verdadeiro tour arqueológico pela região do Atacama. 

No mesmo dia à tarde é possível conhecer o Valle de la Luna, o passeio mais clássico do Atacama. Ele passa pela Cordilheira de Sal, onde ficam as Três Marias, o Anfiteatro de Pedra, a Grande Duna e o Mirador de Kari. E termina com um pôr do sol espetacular. Outra opção é fazer o tour do Vallecito à tarde, que fica na mesma região, mas te leva para conhecer o Magic Bus atacameño.

3º dia: Piedras Rojas + Lagunas Altiplânicas

Esse é um dos tours imperdíveis pelo Deserto do Atacama que passa pelo Trópico de Capricórnio, Povoado de Socaire, Piedras Rojas, Lagunas Altiplânicas (Miscanti e Miñiques) e Laguna Chaxa.

4º dia: Geyser El Tatio + Laguna Cejar ou Lagunas Escondidas

Passando pelo Geyser el Tatio, esse passeio te levará ao terceiro maior campo geotérmico do mundo. Ele reserva temperaturas negativas em qualquer época do ano e também um verdadeiro espetáculo ao nascer do Sol – além de contar com café da manhã já incluído.

Nesse quarto dia, você pode, ainda, visitar a Laguna Cejar, Ojos de Salar e Laguna Tebinquiche, sendo a que você vai parar em uma daquelas famosas lagoas cuja concentração de sal é tão grande que é impossível seu corpo afundar. Uma sensação indescritível! Outra opção é o passeio de Lagunas Escondidas, que também conta com lagoas onde o corpo flutua devido à alta concentração de sal – mas num cenário completamente diferente com água em tonz de azul turquesa.

5º dia: Rota dos Salares

A Rota dos Salares é um passeio na região do Deserto do Atacama com a fauna e flora mais ricas da região. Você poderá visitar: Monge de la Pacana, a Laguna Diamante, Salar de Pujsa, Salar de Quisquiro e Salar de Águas Calientes.

6˚ ao 9˚ Dia: Salar de Uyuni

Os próximos 3 dias serão distribuídos para o passeio pelo Salar de Uyuni, que geralmente dura 4 dias/3 noites. E o melhor é que esse passeio visita bem mais que “apenas”o maior deserto de sal do mundo! Entre as atrações previstas, por exemplo, estão: Laguna Blanca, Laguna Verde, Laguna Colorada, Cânion Anaconda, Laguna Negra, Deserto de Dali, Itália Perdida, Cemitério dos Trens, Isla Incahuasi, Monumento das Bandeiras.  

roteiro salar de uyuni

10˚ Dia: Bike Tour ou Cerro Toco

Agora que você já está muito bem aclimatado, que tal fazer um passeio de aventura? Nossas sugestões são o passeio de bike, que percorre cerca de 18km até a Garganta del Diablo, ou o Cerro Toco, um trekking de montanha que chega a 5.604m de altitude.  

Portanto, para fechar a viagem pelo deserto com chave de ouro!

Laguna Colorada. Imagem de Fui Gostei Trips

Dica final: Explore o Deserto do Atacama e Salar de Uyuni com a Fui Gostei Trips

A Fui Gostei Trips é uma agência brasileira especializada em passeios no Deserto do Atacama e Salar de Uyuni e te dará todo o apoio e suporte necessários para você fazer uma viagem com segurança e aproveitar ao máximo seus dias pela região.

Então que tal entrar em contato, conferir nossos passeios disponíveis e solicitar um orçamento? É só clicar aqui e vamos fazer do seu roteiro o melhor possível!

2 respostas para “Deserto do Atacama e Salar de Uyuni: quantos dias preciso?”

  1. […] uma única oportunidade de conhecer o Chile e quer criar um roteiro que contemple Santiago, Atacama e Salar de Uyuni (Bolívia) em uma viagem […]

  2. […] além do deserto do Atacama, da Cordilheira dos Andes ou da neve, o vinho é um dos principais símbolos do imaginário […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *