Como chegar em Uyuni saindo de outras cidades da Bolívia?

🕑 6 minutos de leitura
Compartilhar

Se você está planejando uma viagem para o Salar de Uyuni e quer saber como chegar em Uyuni saindo de outras cidades da Bolívia para começar seu tour, esse artigo vai te ajudar.

Destacamos as principais opções de transporte na Bolívia que podem servir para te ajudar a chegar ao Uyuni, dependendo de onde você esteja no país.

Acompanhe o artigo e confira dicas para viajar por outras cidades da Bolívia até o Uyuni!

Principais opções de transporte na Bolívia

Asa de um avião no ar em um céu com nuvens
Imagem de Fuzz por Pixabay

Para se locomover na Bolívia a partir de outras cidades até chegar em Uyuni, existem vários meios de transporte disponíveis para diferentes estilos de viagem. 

Você pode optar por ônibus para viajar de maneira mais econômica, ou aviões para chegar mais rápido e confortavelmente ao seu destino.

Outra opção são os transfers privados ou em grupos para uma experiência mais exclusiva.

Dica: sempre recomendamos o site Rome2Rio para pesquisar horários, média de preços e nome das companhias que fazem o trajeto que você quer!

Confira mais detalhes sobre as opções nos tópicos abaixo!

Ônibus ou ônibus combinado com trem

Os ônibus são a opção mais econômica e popular para viajar na Bolívia. O país conta com várias empresas de ônibus, e apesar das estradas serem ainda precárias em alguns trechos, é a opção mais usada tanto por turistas quanto por locais. 

Contudo, é também o meio de transporte mais demorado, mais desconfortável e menos seguro para viajar pela Bolívia.

No país, existem os ônibus noturnos que operam os trajetos em várias cidades, como o trecho popular La Paz – Uyuni, que dura entre 10 e 12 horas, saindo à noite e chegando de manhã cedo.

Há também a opção de dividir o trajeto entre ônibus e trem. Nesse caso, uma opção popular é pegar um ônibus até Oruro e um trem até o Uyuni. 

A viagem em ônibus convencional dura de 3 a 4 horas até Oruro e de trem de lá até o Uyuni, dura entre 6 e 7 horas.

Avião

Outra maneira popular de se locomover na Bolívia para chegar até o Uyuni são os aviões

Essa é uma das opções mais caras quando comparamos com a distância percorrida, mas também é a mais confortável, rápida e segura.

Existem várias opções de rotas e as principais companhias aéreas da Bolívia são a Boliviana de Aviación (BoA) e Amaszonas.

Os voos saindo de La Paz geralmente são diretos, e por isso, mais rápidos. Há também a opção de sair de outras cidades, como Santa Cruz de La Sierra – porta de entrada de muitos brasileiros que vão à Bolívia – mas que normalmente custam mais e nem sempre são voos diretos. 

Transfer

Também há a opção de contratar transfers em grupo, privados ou pacotes de viagens com agências que oferecem esse serviço.

Essa alternativa é mais confortável e segura, mas também é custosa e pode não valer a pena para alguns viajantes.

Assim, cabe avaliar se faz sentido para sua viagem escolher esse trajeto. Alguns clientes nos perguntam se oferecemos transfer de outras cidades da Bolívia até o Uyuni, mas nós não dispomos deste serviço.

Qual é o aeroporto mais próximo de Uyuni?

O aeroporto mais próximo de Uyuni é o Aeroporto Internacional A Joya Andina – Uyuni (UYU). 

Ele fica a uma curta distância da cidade-base para quem vai fazer o tour ao Salar (cerca de 4 km) e é uma opção para quem não quer perder muito tempo em deslocamento na Bolívia.

Nesse aeroporto, os voos mais comuns que chegam são de La Paz, com duração de cerca de 1h entre uma cidade e outra.

Principais cidades de partida para chegar em Uyuni

Para saber como chegar em Uyuni é preciso entender também quais são as cidades que oferecem trajetos e rotas para esse destino na Bolívia.

Felizmente, é possível chegar em Uyuni a partir de várias cidades na Bolívia. Confira as principais opções!

La Paz

Como mencionado, La Paz é a rota mais popular para quem está visitando a Bolívia e deseja chegar à cidade para fazer o tour ao Salar de Uyuni. 

Sendo uma das capitais da Bolívia, La Paz oferece opções de voos, ônibus noturnos e convencionais e transportes privados para chegar até Uyuni, sendo uma opção completa para os viajantes.

Sucre

Sucre é a outra capital da Bolívia (sim, o país é um dos poucos no mundo que conta com duas capitais) e também é possível chegar em Uyuni a partir de lá. 

A cidade tem um aeroporto que oferece voos até Uyuni, porém, é muito menos frequente do que saindo de La Paz, além de geralmente contar com escalas longas e exaustivas e preços elevados.

Sendo assim, se você for sair de Sucre, provavelmente os ônibus são a melhor alternativa.

Potosí

Potosí é outra rota turística da Bolívia e uma cidade relativamente próxima ao Uyuni, sendo um ponto de partida popular para quem quer conhecer o deserto do Uyuni.

De lá, é possível fazer trechos em ônibus até o Uyuni, em um trajeto que dura de 4 a 6 horas, sendo uma das mais rápidas opções. 

Uma boa alternativa para não fazer viagens muito longas é quebrar sua viagem em Potosí e de lá partir para Uyuni.

Santa Cruz de La Sierra

Se você está voando do Brasil para a Bolívia via Santa Cruz de La Sierra, uma maneira de chegar em Uyuni é a partir de lá.

A cidade é um destino popular na Bolívia, mas não é a melhor opção para ir de ônibus, por exemplo, já que o percurso dura entre 15 e 20 horas. 

Contudo, se você estiver disposto(a), é sim possível viajar por terra a partir de Santa Cruz de La Sierra para o Uyuni.

Villazón

Villazón é uma cidade de fronteira. Não é uma rota de turismo popular, mas se você for cruzar a fronteira entre Argentina e Bolívia, Villazon é a cidade do lado boliviano que você chegará.

De lá, é possível pegar um ônibus até Uyuni, em um trajeto que dura cerca de 8 horas. 

Segurança no percurso para chegar em Uyuni

Ouvimos alguns relatos de que estão acontecendo roubos no percurso entre La Paz e Uyuni, no trajeto via ônibus. 

Não sabemos se é uma prática recorrente, mas por via das dúvidas, é melhor tomar algumas precauções ou optar por diferentes meios de transporte na Bolívia, independente da sua cidade de partida.

Algumas dicas para evitar incidentes como roubos e furtos nos deslocamentos na Bolívia, são:

  • Manter seus pertences de valor próximos a você a todo tempo. Por exemplo, ao fazer paradas, não desça do ônibus e deixe sua mochila ou mala desacompanhada;
  • Em ônibus noturnos, quando você for dormir, tente manter seus pertences juntos ao seu corpo, pois em caso de tentativa de furtos, você sentirá alguém tentando mexer na sua bagagem;
  • Manter a atenção redobrada em locais cheios de gente, como rodoviárias e aeroportos, pois os ladrões se aproveitam das multidões para realizar furtos sem serem percebidos;
  • Comunicar a um familiar ou amigo sobre sua viagem, atualizando-os sempre que possível para garantir que alguém sempre saiba seu paradeiro.

E se a sua dúvida é sobre segurança no tour do Salar de Uyuni, você não precisa se preocupar. Essa região desértica da Bolívia passa por pequenos povoados que dependem bastante do turismo como uma de suas principais atividades econômicas. São rotas seguras em que não há qualquer relato de violência ou assalto para quem faz viagem em carros de agências de turismo.

Conclusão

Agora você já sabe como chegar em Uyuni saindo de outras cidades da Bolívia, os principais meios de transporte na Bolívia e algumas rotas possíveis para chegar ao tão popular Salar do Uyuni e poderá planejar sua viagem com mais tranquilidade e facilidade.

E se você precisa de uma agência parceira no seu passeio para o Salar, a Fui Gostei Trips está aqui para te ajudar! Temos passeio para visitar o salar tanto saindo de Uyuni, na Bolívia, como de San Pedro de Atacama, no Chile.

Para conhecer nossos tours, receber um atendimento personalizado e montar um roteiro ideal para você, entre em contato com nossa equipe!

2 respostas para “Como chegar em Uyuni saindo de outras cidades da Bolívia?”

  1. Thamires Dos Santos Lima disse:

    Olá. Estou querendo realizar uma viagem para a Bolívia para conhecer o Salar. Pretendo ir e voltar pela Bolívia. Sabem me informar quantos dias leva para voltar pós os 3 da expedição?

    • admfgtrips disse:

      Oi, Thamires! Nesse caso são 3 dias no total. Estou pedindo a uma pessoa de nossa equipe para te escrever e ajudar no que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *