Como são as casas na Bolívia – e por que não têm reboco?

🕑 5 minutos de leitura
Compartilhar

Quer entender como são as casas na Bolívia e por que é tão comum que não tenha reboco do lado de fora dos edifícios bolivianos? 

Para um turista que chega ao país pela primeira vez, se deparar com a falta de acabamento das casas bolivianas pode ser contrastante, já que muitas pessoas esperam encontrar hotéis com fachadas bem finalizadas.

Entretanto, diversos fatores influenciam essa característica tão marcante na cultura e na arquitetura da Bolívia. 

Neste artigo, buscamos esclarecer e pontuar algumas explicações possíveis, destacando razões para que as casas bolivianas não tenham reboco. Acompanhe! 

Custos de construção

Um dos fatores que contribui para a falta de reboco nas casas bolivianas são os custos relacionados à construção. 

Finalizar uma construção pode ser economicamente custoso, principalmente no que se refere aos materiais necessários e aos custos de mão de obra.

Muitas pessoas preferem priorizar outros gastos mais importantes ou não querem investir nos custos de acabamento das propriedades, já que a casa sem reboco não deixa de ser funcional.

Assim, é comum encontrar muitas construções paradas justamente pelos custos associados à finalização de propriedades.

Fatores culturais

Em algumas regiões da Bolívia, a construção de casas sem reboco pode estar atrelada a fatores culturais, conservando estilos arquitetônicos considerados tradicionais.

Isso pode acontecer principalmente em regiões rurais, onde o aspecto das casas bolivianas sem reboco são socialmente aceitos pelas comunidades locais.

Diante disso, a população muitas vezes nem considera o reboco nas casas como algo necessário.

Impostos e taxas de construção

Há um entendimento comum em diversos lugares da Bolívia de que as casas sem reboco ou inacabadas pagam menos impostos do que aquelas finalizadas. 

Isso faz com que a população opte por manter as propriedades o máximo possível em um status de “obras” para evitar o pagamento de taxas mais significativas e diminuir a carga tributária associada à construção de casas.

Entretanto, o prefeito de La Paz recentemente divulgou que esse tipo de prática é um mito urbano e que a cidade começaria a aumentar os impostos para casas inacabadas.

Essa medida visa estimular a finalização das casas, principalmente em ambientes urbanos e eliminar este tipo de crença amplamente difundida.

Condições climáticas

As condições climáticas também afetam o aspecto de como são as casas na Bolívia.

Por exemplo, no Altiplano Andino, onde ocorre o passeio para o Salar de Uyuni, o clima é extremamente seco, tornando desnecessária a aplicação de reboco nas casas.

Isso ocorre porque esse tipo de acabamento serve para impedir a umidade dentro das casas.

Assim, muitas pessoas escolhem não investir neste tipo de obra, já que as construções podem resistir por mais tempo sem a necessidade deste tipo de acabamento.

Problemas de planejamento urbano

A Bolívia é um país em desenvolvimento, com limitações no planejamento urbano de algumas regiões, esse fator faz com que a construção informal se torne mais frequente e que a população não siga as regras e padrões de segurança e qualidade esperados pelo governo. 

Adicionalmente, os custos de acabamento e reboco não são uma prioridade para parte da população, contribuindo para a falta de finalização das casas.

Além disso, também há o problema de crescimento urbano acelerado, que faz com que as construções sejam mal planejadas e, consequentemente, inacabadas, resultando na falta de reboco.

Como a falta de reboco nas casas bolivianas afeta sua viagem?

Se você chegou até este artigo, provavelmente se preocupa em saber se a maneira como são as casas na Bolívia afeta sua viagem pelo país de alguma forma, certo?

O que podemos te dizer é que você não precisa se preocupar com isso, pois, a falta de reboco não quer dizer que você não terá conforto e qualidade na sua estadia!

Por exemplo, no passeio ao Salar de Uyuni, as hospedagens são totalmente confortáveis e acolhedoras, mesmo que algumas acomodações não contem com reboco em suas estruturas.

Na Bolívia, em geral, você encontrará acomodações para todos os tipos de orçamento, desde as mais econômicas, até as mais luxuosas. Assim, tudo dependerá também do quanto você está disposto a investir para ter mais conforto, como seria em qualquer outro destino.

O povo boliviano é muito acolhedor e recebe visitantes com muito afeto e respeito, e no final, isso é o que importa para uma boa experiência. Em suma, buscar entender que as diferenças culturais existirão em todos os lugares é fundamental. 

Assim como, é indispensável entender que enquanto visitantes estrangeiros, precisamos nos abrir ao novo, nos dispor a conhecê-lo e respeitá-lo em sua essência, sem preconceitos.

Conclusão

Agora você já sabe como são as casas na Bolívia, sua arquitetura e influências, e as principais razões que levam à falta de reboco nas construções bolivianas.

Lembrando que essa característica não afetará em nada a sua experiência pelo país.  Por isso, não tenha medo de embarcar nesta aventura por esse país autêntico e culturalmente rico.

E se você precisa de ajuda para organizar e conhecer um dos destinos mais incríveis da Bolívia – o Salar de Uyuni –, a Fui Gostei Trips pode te ajudar neste processo, organizando seu passeio de maneira personalizada.

Ficou alguma dúvida? Você pode solicitar um roteiro personalizado para a Bolívia, que atenda seus desejos e interesses. 

Garantimos um atendimento carinhoso, em português, do começo ao fim da sua viagem. Seja para uma aventura inesquecível, uma escapada relaxante, estamos aqui para transformar seu sonho em realidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *