Salar de Uyuni Tour: o guia absolutamente completo

🕑 19 minutos de leitura
Compartilhar

Se você está planejando uma viagem para o maior deserto de sal do mundo, é essencial entender como acontece o Salar de Uyuni Tour. 

Esse passeio oferece uma experiência singular aos viajantes que querem conhecer esse pedacinho da Bolívia. 

E se você, assim como eu, é um daqueles viajantes que amam planejar as aventuras, pesquisar sobre a história, melhores roteiros, como otimizar tempo, custos e transformar essas experiências em algo inesquecível, você parou no artigo certo. 

Passei meses me preparando para fazer o tour Salar de Uyuni + Atacama e pesquisei muito sobre as opções para garantir a experiência que tanto sonhava. 

Depois de ter realizado esse sonho, compartilho aqui tudo que você precisa saber para ter essa experiência em um guia absolutamente completo sobre o Salar de Uyuni. Acompanhe!

O que é o tour ao Salar de Uyuni?

pessoas no salar de uyuni tour, na bolívia

O Salar de Uyuni, localizado na Bolívia, é considerado o maior deserto de sal do mundo. Esse destino representa uma verdadeira imersão e contato direto com a natureza desértica da América do Sul, em lugares ainda pouco acessíveis.

Nesse tour, não se conhece apenas a imensidão branca de sal, que em algumas partes do ano, forma até um espelho d’água dando a impressão de estar em um sonho. 

No passeio, também conhecemos a fauna e a flora típicas do deserto, lagunas altiplânicas, gêiseres e paisagens de tirar o fôlego, literalmente (alô altitude!).

Assim, independentemente se você optar pelo tour Clássico, Semi VIP ou VIP, a experiência inesquecível é garantida no pacote.

Entretanto, muitos viajantes ainda têm dúvidas, muito válidas, sobre esse passeio, uma vez que há muitos relatos de experiências que são diferentes e acabam confundindo quem está se planejando. 

Por isso, preparamos esse guia completíssimo sobre o Salar de Uyuni Tour, para que, de uma vez por todas, você possa esclarecer seus questionamentos e finalmente marcar a tão esperada viagem.

Qual o preço do tour do Salar de Uyuni? O que inclui?

Vamos começar pelo preço do passeio. Vai depender de cada agência, mas a partir de 240 USD você consegue fazer o tour ao Salar de Uyuni sem os famosos perrengues. 

Que fique claro que esta região da Bolívia é muito simples e nem o tour VIP poderá te oferecer algumas comodidades porque os pontos turísticos são os mesmos independente da categoria do tour (o que muda são as acomodações onde os grupos dormem). 

Os passeios clássicos promovidos pela Fui Gostei Trips incluem:

  • Refeições (café da manhã, almoço e jantar);
  • Hospedagem em quartos e banheiros compartilhados ou privados em casa de família;
  • Transporte em carro 4×4 para até 6 pessoas e motorista boliviano. Dependendo do tipo de tour que você escolher, poderá compartilhar ou não o transporte;
  • Paradas nos pontos de interesse do passeio (falaremos mais adiante sobre cada um deles).
quarto com cinco camas de solteiro

Esse é um exemplo do quarto mais simples das categorias oferecidas, e ainda assim é muito aconchegante.

Na categoria “Clássica”, você pode contratar um upgrade para ter quarto e banheiro privado. 

Preciso contratar o passeio com antecedência?

A nossa recomendação é sempre contratar um passeio com certa antecedência. Afinal, há alguns fatores, como a possível lotação dos carros, que podem atrapalhar seu planejamento caso você deixe para reservar em cima da hora. 

Além disso, assim você consegue fazer uma mala mais estratégica e se preparar melhor. 

Se não der para fechar quando ainda estiver no Brasil, as agências aceitam reservas com pelo menos dois dias de antecedência.

Qual o tempo de duração do tour? De onde saio e para onde vou?

Geralmente, os passeios oferecem opções de 4 dias e 3 noites, ou de 3 dias e 2 noites.

Além disso, é possível escolher qual será sua rota de partida e chegada. Você pode selecionar seu ponto de partida e retorno entre San Pedro do Atacama e Uyuni.

Para oferecer ainda mais flexibilidade ao seu roteiro, a Fui Gostei Trips oferece  opções de rotas entre:

  • San Pedro até Uyuni com retorno a San Pedro (em 4 dias ou expresso de 3 dias);
  • Uyuni até San Pedro com retorno ao Uyuni (em 4 dias);
  • San Pedro ao Uyuni (3 dias);
  • Uyuni a San Pedro (3 dias);
  • Uyuni ao Uyuni (3 dias).

Como se preparar e o que levar para o Salar de Uyuni Tour?

O roteiro ao Salar de Uyuni tem entre 3.600m a quase 5.000m de altitude. Por isso, é recomendado que você faça uma correta aclimatação antes de adentrar o deserto. 

Por exemplo, caso você esteja saindo de San Pedro de Atacama, recomenda-se que você faça o tour a partir do seu terceiro dia de aclimatação.

Outro fator importante é a temperatura. Independente da época do ano, em alguns locais faz bastante frio, com mínima de 0˚C na temporada chuvosa e -10˚C na temporada seca.

Então, é imprescindível levar roupas de frio e montar uma mala estratégica para comportar as mudanças climáticas. 

Uma ótima dica é vestir-se em camadas para adequar-se mais facilmente a estas mudanças.

Alguns itens básicos para uma viagem pelo deserto, são:

  • Óculos de sol, protetor solar e labial, hidratante corporal;
  • Rinosoro ou vaselina, o clima é muito seco e é bom hidratar o nariz também;
  • Papel higiênico ou lenço umedecido. Um rolo é suficiente;
  • Sacola para coletar o lixo com você e descartá-lo corretamente. Como não há banheiro nas paradas, muita gente joga o lixo na natureza e isso é inaceitável;
  • Toalha e um chinelo para banho;
  • Roupas e acessórios de frio, como luvas, corta-vento, cachecóis ou protetores de pescoço, toucas, roupas térmicas, etc.;
  • Roupa de banho e toalha (recomendamos aquelas de microfibra) para uma das paradas, que é em uma piscina de águas termais;
  • Remédios básicos e para sintomas de mal de altitude (soroche) caso você sinta alguma coisa, como dor de cabeça e enjôo (não vale Dramin!);
  • Garrafa de água;
  • Livro, baralho, playlists de música, entre outras coisas para se distrair. Serão 4 dias desconectados do mundo virtual;
  • Snacks para quando surgir a fome e ainda não for horário das refeições principais. Opte por alimentos de fácil digestão, pois esse processo em altitude não é fácil. 

Como é a travessia na fronteira entre Chile e Bolívia?

fronteira entre chile e bolívia, com montanhas no panorama ao fundo

A imigração entre Chile e Bolívia é bem tranquila e os guias explicarão como funciona conforme for acontecendo.

Mas em geral, os documentos solicitados são:

  • RG ou passaporte;
  • Tarjeta Única Migratória do PDI (aquele papel que você recebeu na imigração ao entrar no Chile);
  • Formulário de imigração boliviana (já preenchido) entregue pelo seu guia quando ainda estava na van.
  • CIVP (Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia), a famosa vacina da febre amarela

Uma van te levará desde o seu hotel em San Pedro de Atacama até a fronteira com a Bolívia, e depois de passar esta parte do Chile, o grupo de viagem será dividido em carros 4×4, em grupos de até 6 pessoas

Ali você conhecerá o guia que os acompanhará pelos próximos dias e tomará um café da manhã, na fronteira mesmo. 

Na Bolívia o processo é super tranquilo também. Teoricamente não pode-se entrar no país com frutas nem folha de Coca (usadas para a altitude), mas eu tinha na mochila e não foi um problema, ninguém sequer checou. 

Como são os carros do tour Salar de Uyuni?

Os carros do tour são 4×4, bem conservados e confortáveis. Os dois bancos do fundo são mais apertados.

Por isso, vale conversar com o grupo para revezar sempre. Assim todo mundo tem a chance de ficar mais confortável em outros assentos.

Como praticamente não há estradas asfaltadas, é muito comum os pneus furarem. Mas os guias são super rápidos para resolver isto e dificilmente será um problema.

Uma curiosidade é que não há postos de combustível por ali, então haverá uns galões de gasolina/diesel em cima do carro. 

Em cima do carro também vão as malas de todos, amarradas e embaladinhas para não pegar poeira e nem chuva. 

Se você escolheu a categoria clássica, o carro poderá ter pessoas desconhecidas para completar a lotação. Se o seu pacote for o Semi VIP ou VIP, os carros são privados apenas para as pessoas que contrataram o tour.

Como são as hospedagens durante o tour do Salar de Uyuni?

Saber onde você vai dormir no Salar de Uyuni Tour, dependerá da categoria de passeio que você contratou. 

Pacote Clássico

Quem contrata o pacote clássico do tour ao Salar de Uyuni fica em hospedagens mais simples do que as outras categorias, mas que ainda assim, oferece conforto, limpeza e organização. 

Na opção mais básica, você dividirá tanto os quartos quanto os banheiros. Mas há também a possibilidade de pedir um upgrade para quarto e banheiro privado (eu escolhi essa opção).

Mesmo sendo a mais simples, achei a hospedagem melhor do que o hotel em que fiquei no Atacama, por exemplo. 

Estas pousadas não possuem calefação, mas o banho é bem quente e as camas são cheias de cobertores cheirosinhos. 

Pacote Conforto 

quarto de hotel com uma cama e uma mesa de canto
Quarto semi-vip

No pacote Conforto, o viajante fica em uma hospedagem de nível superior ao clássico (ainda sem calefação, mas são lugares mais bacanas, no estilo das pousadas brasileiras). Aqui os quartos e banheiros privados já estão inclusos. 

Pacote VIP

Já quem contratou o pacote VIP, ficará hospedado nos melhores hotéis da região, em quartos luxuosos, com calefação e vistas maravilhosas. 

quarto de hotel com piscina, cama e uma vista para o deserto
Quarto Vip

Atenção: as hospedagens podem não ser exatamente como as das fotos, pois depende da disponibilidade dos locais em cada temporada. Mas a agência se compromete a manter quartos com os mesmos padrões e comodidades.

Preciso levar saco de dormir?

Uma dúvida muito frequente, mas que é uma grande fake news. A resposta é não. Não leve seu saco de dormir para passear, como eu fiz. 

As camas das hospedagens possuem diversos cobertores e  se você estiver com muito frio mesmo assim, pode pedir um saco de dormir para o guia.  

É verdade que não dá para tomar banho?

Não é verdade. Pelo menos não no tour ao Salar de Uyuni da Fui Gostei Trips. Até as pousadas mais simples oferecem banho quente.

quarto de hotel com cama e banheiro
O banheiro privado da categoria clássica fica no quarto e tem uma chuveiro bem quentinho

O upgrade de banheiro privado da categoria clássica fica no quarto e tem um chuveiro bem quentinho.

Já nos pacotes Conforto e VIP, o banho quentinho em banheiros privados já estão inclusos. 

Alimentação no tour ao Salar de Uyuni: o que comemos?

Essa foi a pergunta que mais me afligia ao pensar no tour ao Salar de Uyuni. Eu lia coisas péssimas sobre a comida, tanto por não ter nada de gostoso (ou quente), tanto pelos relatos de pessoas que passavam mal por causa da comida.

Eu simplesmente levei uma MALA de comida, de tanto medo que fiquei. Mas no tour da Fui Gostei Trips não passei por problemas assim, muito pelo contrário, a comida era realmente gostosa.

mesa com pratos de comida

Juro! Eu comi o total de zero comidas da minha mala de emergência e larguei ela no meio da viagem, quando vi que não seria necessária. 

Cada dia era uma refeição diferente, todas sempre com alguma entrada, prato principal com proteína, salada, vegetais, bebida e até uma sobremesa simples. 

Uma amiga que viajou comigo é vegetariana e eles faziam pratos exclusivos para ela, sempre com muito capricho.

O café da manhã tinha alguns laticínios, pães, geléias, doce de leite, café e chás. 

O melhor pra mim foi poder conhecer a comida local. Comemos pratos típicos o tempo todo, o guia explicava o que estávamos comendo e tinha muito cuidado com tudo. 

Eu simplesmente amei cada refeição, era um momento muito especial pra mim que sou apaixonada por culinária local. 

prato com comida, garfo e faca
Carne de llama e quinoa, uma refeição típica da Bolívia

No último dia comi a maravilhosa carne de lhama, uma berinjela divina e quinoa. O pessoal da mesa ao lado não quis experimentar a lhama e eu, que não canso de passar vergonha, já pedi pra comer a deles. Zero desperdício!

Quem será meu guia?

Por lei, todos os tours ao Salar de Uyuni devem ser feitos por um motorista e uma empresa boliviana

Essa é uma iniciativa bem bacana porque assim movimentamos a economia local, além de ser mais especial quando um nativo nos explica as histórias.

Porém tenha em mente que os bolivianos são culturalmente mais reservados e falam bem menos que os chilenos, por isso não os consideramos um guia propriamente dito, apenas um motorista que pode contar histórias.

Estes motoristas são treinados e escolhidos a dedo pelas empresas parceiras da Fui Gostei Trips lá na Bolívia. 

No meu tour só tinha mulheres e me senti muito segura e respeitada. O motorista/guia era super experiente, contava histórias a cada parada e se empolgou demais nas fotos do Salar, tinha ótimas ideias.

É garantido que vou ver Salar espelhado no passeio? 

Uma dúvida frequente é sobre a possibilidade de ver o Salar de Uyuni espelhado. Escrevemos um artigo sobre quando ir ao Salar de Uyuni, onde explicamos o que você verá em cada época do ano. 

Mas, em resumo, tudo depende das chuvas que acontecem no inverno altiplânico, que na verdade acontece no verão.

De janeiro a março é quando mais chove e as chances de vê-lo espelhado são maiores. Mas não há garantias, afinal, não é algo que podemos controlar.

Contudo, honestamente, esteja ele espelhado ou não, pisar no maior deserto de sal do mundo é uma experiência única.

Quanto de dinheiro preciso levar no tour Salar de Uyuni?

Recomenda-se levar 300 BOB. Essa valor é distribuído para alguns eventos do roteiro, como:

  • 150BOB para a entrada do Parque Nacional;
  • 30BOB para entrada na Isla Incahuasi;
  • 15BOB de propina que oficiais de imigração podem pedir na saída da Bolívia (na verdade este valor é cobrado ilegalmente, mas infelizmente é algo que não temos controle).
  • 100BOB para quem quiser comprar lembrancinhas na Feira de Colchani, uma feirinha de artesanato de Uyuni. 

Você pode levar mais, dependendo de quanto quer gastar. Recomendamos trocar este dinheiro para comprar BOB antes do tour nas casas de câmbio da Rua Caracoles em San Pedro de Atacama, são todas confiáveis.

É seguro para uma mulher viajar sozinha na Bolívia?

Não posso responder sobre a Bolívia como um todo, mas me senti muito segura no tour ao Salar de Uyuni.

Claro que nós mulheres sempre (infelizmente) temos que manter uma atenção, mas me senti muito segura com o guia e em todas as hospedagens em que ficamos.

mulher em uma passagem desértica no Salar de Uyuni

Sabia que o segundo maior público que a FGT recebe são de mulheres viajando sozinhas, tamanha é a segurança que elas sentem em fazer esse percurso com a empresa?!

Como é a internet no tour ao Salar de Uyuni? 

A internet no passeio ao Salar de Uyuni não funciona. O roteiro percorrido, na maior parte do tempo, passa por lugares inóspitos. 

Por isso, é difícil encontrar conexão ou sinal, mesmo que você consiga comprar um chip boliviano.  

Na minha experiência, no terceiro dia paramos em um barzinho com wifi que custava cerca de 20 BOB. Achei bem caro e não funcionava direito. Mal consegui mandar mensagem de texto, então economizar esse dinheiro vale mais a pena. 

Mas afinal, quando vou ver o Salar de Uyuni no tour?

Se você sair de San Pedro, verá o amanhecer do sol no Salar de Uyuni no terceiro dia. Se sair de Uyuni, verá o sol se pôr no salar já no primeiro dia

Durante os outros dias, o tour passa por diversos lugares interessantes do deserto que vamos falar a seguir. 

Além disso, há opções de tour Clássico, Semi VIP e VIP, o que pode alterar um pouco também as paradas. Enfim, os roteiros são inúmeros, mas a essência é a mesma. 

Qual é o roteiro feito no Salar de Uyuni Tour? Quais são as paradas?

O Salar de Uyuni Tour é repleto de paradas interessantes, que tornam a experiência muito especial e única para cada viajante. 

A maioria das pessoas pensa somente em visitar o deserto de sal, mas a verdade é que o tour ao Salar de Uyuni inclui paradas realmente surpreendentes do começo ao fim.

Os passeios oferecem opções de vários pontos de partida, mas os locais visitados são praticamente os mesmos, mudando apenas a ordem das paradas. 

Na minha experiência, fiz o trajeto saindo de San Pedro de Atacama, no tour de 4 dias e 3 noites, que é o mais longo. 

A seguir, confira como são as paradas e o que você visitará a cada dia neste tour!

Primeiro dia do Salar de Uyuni Tour

Neste primeiro dia, começamos o passeio fazendo a travessia na fronteira entre Chile e Bolívia, como explicado anteriormente. 

Em seguida, adentramos na famosa Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa. 

Essa mistura de lugares desérticos e fauna diversa sempre me deixa extasiada e talvez isso explique porque o REA é um dos principais parques da Bolívia. 

Ele é a casa de mais de 100 espécies de animais, então prepare-se para ver diversas aves, mamíferos e até répteis. 

Lagoa Branca e Lagoa Verde 

Lagoa verde - bolívia

Estas duas lagunas de sal ficam na fronteira entre os dois países, aos pés dos vulcões Licancabur e Juriques. Os minerais presentes em cada uma diferenciam suas cores. 

A Laguna Blanca tem quase 11km² e maior presença de sal em suas águas, que abrigam flamingos e outras aves, além de muitas vicuñas. 

Já a Laguna Verde é menorzinha, com metade do tamanho e uma alta concentração de arsênio e chumbo, ou seja, é uma água tóxica que não possui vida. 

Porém, ela tem uma vista melhor dos vulcões e é tão encantadora quanto a vizinha Laguna Blanca.

Deserto de Dalí

Ao sair das lagunas e ir em direção ao próximo ponto, dirigimos pelo extenso Deserto de Dalí, que tem este nome por lembrar quadros de Salvador Dalí.

As montanhas têm cores em degradê e as rochas vulcânicas possuem formatos bem surrealistas, é um cenário diferente do que vemos nos Desertos do Chile. Rápida parada para fotos, e seguimos. 

Águas Termais de Polques

termas de polques, salar de uyuni

Esta piscina com água termal de temperatura entre 30˚e 35˚C é uma atração aguardada por muitos viajantes. 

Além de ser uma experiência única nadar com essa vista magnífica, as águas termais possuem propriedades benéficas para a saúde e deixam a pele super hidratada. 

Geyser Sol de la Mañana

geyser sol de la mañana, salar de uyuni

Eu já expliquei aqui um pouquinho sobre como funcionam os gêiseres e o quanto este é um fenômeno raro. 

O Sol de la Mañana fica a quase 5.000m de altitude e é bem frio. Apesar disso, a temperatura das águas ali pode passar dos 80˚C.  

Sempre me encanta ver campos geotermais com seus caldeirões de lama ferventes, fumarolas com cheiro de enxofre e explosões de água e vapor, saindo de uma terra tão viva por dentro.

É isso, ver um geyser me faz lembrar que existe vida latente debaixo dos nossos pés, e essa sensação é inesquecível.

Lagoa Colorada 

Pra mim, o auge do primeiro dia! A Laguna Colorada é um importante centro de reprodução de flamingos e é simplesmente surreal. 

Como se ver várias espécies de flamingos de pertinho já não fosse o suficiente, o local costuma ter lhamas, vicuñas, alpacas e outros animais da fauna desértica. 

Eu sei que dá vontade de sair igual louco tirando foto de tudo, mas é um daqueles passeios que vale a pena sentar e observar a vida animal, ouvir com atenção os cantos dos flamingos. 

Localizada a 4.278m de altitude, a Laguna Colorada é gigante! Uma de suas margens se estende por 35 km e ao todo são pouco mais de 60 km² de superfície.

Não coincidentemente a cor das suas águas é a mesma dos flamingos, ela é rica em algas e microorganismos responsáveis pela coloração das aves mais emblemáticas do altiplano andino. 

E atenção, enquanto estiver ali, procure não falar alto pois os flamingos têm uma audição extremamente frágil. Nada de deixar os bichinhos estressados!

Segundo dia do tour Salar de Uyuni

O segundo dia do tour ao Salar do Uyuni faz paradas em pontos como:

  • Valle de Rocas com diversas formações rochosas;
  • Itália Perdida;
  • Lagoa Negra;
  • Cânion Anaconda;
  • Hotel de sal.

Valle de Rocas

camelo de pedra, valle de rocas

Formações rochosas como a Taça da Copa são atrações no segundo dia de tour pela BolíviaNeste dia, adentramos uma região da Bolívia com intensa atividade vulcânica e por isso rochas vermelhas formadas por lavas se tornam uma grande atração.

Esta região também é habitada por vizcachas, um roedor andino que mais parece o cruzamento de coelho com chinchila. 

Fique de olho nas pedras, as vizcachas têm a cor bem parecida e acabam se camuflando ali.

É possível subir em algumas pedras durante as paradas, mas sempre pergunte ao seu motorista quais são permitidas. 

As vistas lá de cima compensam o pequeno esforço físico em altitude. 

Lagoa Negra

lagoa negra, salar de uyuni tour

No meio de tanta pedra e deserto, esta laguna surge como oásis, reunindo fauna e flora em ricos bofedales, um ecossistema tipicamente andino muito rico em água. 

A laguna Catal, conhecida também como Laguna Negra ou, ainda, Laguna Escondida, foi para mim o destaque do segundo dia de tour ao Salar de Uyuni. É a casa de muitas lhamas. 

Por ser um paraíso bem reservado entre paredões gigantes de pedras, este bofedal é onde os animais se reproduzem e por isso prepare o coração para ver muitos filhotinhos de lhama e de aves diversas. 

Você ficará pertinho destes animais, mas lembre-se que não deve tocá-los, respeite a natureza mesmo quando ela parecer mais acessível!

Cânion Anaconda

Como o nome sugere, no meio do Canyon passa um rio em formato de cobra. Há ainda uma espécie de passarela, por onde podemos nos aproximar de um mirante com vista maravilhosa. Nos dias de vento, é bom ter atenção redobrada, o lugar é muito alto mesmo.

Hotel de Sal

hotel de sal, salar de uyuni bolívia

Esta não é bem uma atração, mas poderia ser. Gente, não é todo dia que vemos e dormimos em um hotel feito inteiramente de sal.

Além da sua estrutura ser toda feita em tijolos de sal, há também mesas e cadeiras no interior dele ostentando a matéria prima queridinha da região. 

É engraçado chegar lá e ver pessoas lambendo paredes para confirmar se é sal mesmo.

Como chegamos cedo neste hotel, rolou uma jogatina intensa de UNO e até vinho chileno, uma cortesia que está incluída na refeição desta noite. 

Terceiro dia do tour ao Salar de Uyuni

O terceiro dia é marcado pela principal atração do passeio: o Salar de Uyuni. Além de outras paradas incríveis pela região, como:

  • Monumento Dakar e Bandeiras;
  • Museu de Sal;
  • Isla Incahuasi;
  • Cemitério de Trens
  • Feira artesanal de Colchani.

Salar de Uyuni

salar de uyuni, bolívia

Chegou o grande dia! Eu sempre lia que o Salar de Uyuni tem quase 11 mil km², mas foi apenas quando entramos nele que me dei conta de sua imensidão

A nível de comparação, ele é maior que a cidade de Manaus, que Sydney, na Austrália, ou que o Líbano inteiro.

Eu poderia tentar descrever a sensação de pisar ali, mas me lembrei do trecho de uma matéria do Globo Repórter que resume bem o sentimento:

“Não tem pássaros, não tem árvores e não tem nenhum tipo de vegetação. Não tem nada, mas é um nada simplesmente lindo. E quando se olha para o horizonte, onde o céu encontra o sal, o homem se sente pequeno diante dessa imensidão que impressiona.”

Isla Incahuasi

isla incahuasi

No meio deste mar de sal, há a Isla Incahuasi, que funciona como um mirante natural. Ali, além de mais de 6 mil cactos, há muita vida e um pequeno museu que mostra a vida dos incas centenas de anos atrás.

Aliás, o nome da ilha vem daí, Incahuasi quer dizer “casa dos incas” e funcionava como abrigo para aqueles que encaravam a travessia de dias a pé pelo Salar de Uyuni. 

Monumento Dakar e Bandeiras

monumento dakar, uyuni

Antes de ir para o próximo ponto, uma parada rápida no monumento do Rally Dakar, que é todo feito de sal e tem 5m de altura. 

Ao lado dele, também está o museu todo feito de sal, que inclusive tem até algumas esculturas de sal. 

Por fim, há o Monumento das Bandeiras, com bandeiras do mundo todo enfiadas em uma grande estrela de, adivinhem, sal.

Feira artesanal de Colchani

Depois do almoço na cidade de Uyuni, em que comemos uma carne de lhama deliciosa com quinoa, seguimos para o povoado de Colchani, e passamos algumas horas passeando na feirinha. 

Lá é possível comprar diversos artesanatos feitos de sal, cacto, pelo de lhama e diversas matérias primas bolivianas. 

É muito legal e tem um preço bem justo. Comprei vários presentes para mim mesma, mas é uma ótima oportunidade para comprar lembrancinhas para a família também. 

Cemitério de trens

cemitério de trens, salar de uyuni tour

Já bem próximo da cidade de Uyuni, a última parada é ótima para fotos. O cemitério de trens são diversas locomotivas abandonadas em que é possível subir, entrar, e o que mais a imaginação permitir.

Mas o que mais gostei ali foi do barzinho em frente, onde se pode tomar cervejas artesanais bolivianas, a garrafa custava uns 15 BOB. Eu experimentei a de quinoa, de coca e de cacto. 

Vários carros pararam ali ao fim do dia e foi um momento do tour em que encontramos turistas de vários lugares. Rolou uma interação legal, todo mundo dançando, bebendo e papeando. Ótimo fim de passeio. 

Quarto dia do Salar de Uyuni Tour

Este dia é basicamente o retorno para San Pedro de Atacama. Então, não há paradas em pontos turísticos, e somente a volta pro Chile. 

Isso é, se você, assim como eu, escolher o tour de 4 dias com saída e destino Atacama. O tour chega no Chile por volta das 12h e assim você tem a tarde toda livre. 

Conclusão

Pessoas em um carro no Salar de Uyuni Tour

Fala sério, demos uma lavada no Google com esse guia do Salar de Uyuni Tour, não é?!

Você sabia que o Tour ao Salar de Uyuni passava por tantos lugares assim? Agora você já conhece os principais detalhes para planejar sua viagem e tem um panorama geral do que encontrará no tour. 

Se quiser conhecer as outras opções de trajeto, tirar dúvidas mais específicas e fazer uma cotação de passeio, entre em contato com a equipe da Fui Gostei Trips e escolha a opção que se encaixa melhor no seu roteiro!

2 respostas para “Salar de Uyuni Tour: o guia absolutamente completo”

  1. […] Leia também: Salar de Uyuni Tour: o guia absolutamente completo […]

  2. […] Uma dúvida muito frequente entre nossos clientes é sobre o funcionamento da internet no Atacama e no Salar de Uyuni.  […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *