8 dicas essenciais de como viajar sozinha

🕑 7 minutos de leitura
Compartilhar

Quer aprender como viajar sozinha, em segurança e desfrutando de tudo que o mundo tem a oferecer? Este artigo é para você, mulher viajante!

Atualmente, vemos muitos exemplos de mulheres que viajam sozinhas e compartilham suas jornadas de autoconhecimento, descobertas e conexão com outras pessoas e culturas. 

Mas até conseguirem chegar lá, o que foi preciso fazer? Como começaram esse percurso e, mais importante, como se organizar para viajar sola se isso é o que você busca?

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, preparamos esse conteúdo para ajudar e inspirar mais mulheres a viajarem sozinhas e se aventurarem por aí, mas claro, com responsabilidade!

Então, continue acompanhando esse artigo para saber como viajar sozinha com dicas fundamentais para quem está começando!

Por que começar a viajar sozinha?

As razões para começar a viajar sozinha podem ser muitas e certamente são muito particulares para cada mulher.

Então, tentar caber em uma caixinha para respondê-la não faz muito sentido. Nossa dica é tentar entender de onde vem o ímpeto de começar a viajar e investigá-lo para descobrir sua raiz.

Compreender seu desejo de viajar te trará clareza durante o percurso e te sustentará no seu propósito ao longo do caminho, independente de qual seja ele.

Mas uma coisa é certa, viajar sozinha é um excelente movimento de autoconhecimento e autodescoberta. Além de ser um ótimo propulsor para te tirar da sua zona de conforto.

A experiência na estrada, seja por uma semana ou por um ano, certamente te apresentará com desafios que você deverá lidar sozinha.

Nesses momentos, entender as razões que te fizeram começar será crucial para manter sua mente sã e seus pés no chão, além de te dar forças para continuar sua jornada.

Então, antes de qualquer coisa se pergunte se você realmente quer viajar sozinha e por que está se propondo a isso. Afinal, você não precisa fazer absolutamente nada que você não queira.

8 dicas para mulheres que viajam sozinhas ou querem começar  

Uma vez que você entendeu as razões para começar essa jornada, vamos às dicas para as aspirantes à viagem solo que são extremamente importantes para esse percurso.

Planejamento é a chave

Parece clichê, mas o planejamento é, sim, a chave para qualquer viagem bem sucedida. A espontaneidade da estrada é incrível, mas um planejamento, mesmo que mínimo, poupa muitas dores de cabeça!

Então, antes mesmo de você colocar a mochila nas costas, faça pesquisas sobre o destino que você pretende conhecer e colete informações como:

  • A segurança do destino;
  • As normas culturais e sociais desse lugar;
  • O cenário político do país ou região, etc.

Além disso, se possível, faça uma reserva financeira suficiente para que, em caso de emergências, você possa voltar para casa sem perrengues ou dificuldades.

Outra dica interessante é criar um orçamento mensal ou diário de gastos para ter uma noção e um controle maior das suas finanças na estrada. 

Comece aos poucos

A queixa de muitas mulheres é o medo de começar a viajar desacompanhada, principalmente quando falamos em viagens mais distantes para destinos internacionais, por exemplo.

Por isso, uma dica de como viajar sozinha é começar aos poucos e devagar, indo para destinos próximos, como uma cidade vizinha no seu estado, ou um estado vizinho ao seu. 

Você não precisa fazer tudo de vez, a menos que você queira, e neste caso, tudo bem! Mas se você ainda tem medo de sair por aí sozinha, começar por destinos próximos e viagens mais curtas é uma ótima opção.

É seguro viajar sozinha pro Peru?

Foque em fazer conexões genuínas

Depois, ao sentir mais segurança, você poderá partir para viagens mais distantes e mais longas. 

Uma das melhores coisas sobre viajar sozinha é a possibilidade de fazer conexões genuínas com pessoas que você encontrará no seu caminho. 

Sejam pessoas locais ou outros viajantes, nossa dica é para que você desfrute ao máximo das conexões genuínas da estrada. 

Temos certeza que você não se arrependerá de fazer amigos, que, mesmo que sejam na maioria das vezes passageiros, deixarão uma marca na sua jornada.

Não negligencie sua segurança

Infelizmente, ser mulher neste mundo significa correr riscos o tempo todo e em qualquer lugar, seja na sua cidade ou do outro lado do mundo. Porém, isso não pode nos impedir de viver a vida que sonhamos. 

O que podemos fazer então? Focar na nossa segurança! As mesmas ações de cuidado que você já toma no seu dia a dia, devem ser mantidas durante a viagem.

Mas lembre-se que você estará frequentemente cercada de pessoas desconhecidas, que mesmo que pareçam legais, podem oferecer algum risco. Por isso, esteja sempre atenta e presente, e siga seus instintos quando necessário.

Algumas dicas básicas de segurança para mulheres que viajam sozinhas são:

  • Mantenha seus pertences seguros a todo tempo. Evite largá-los desprotegidos por aí, mesmo que você confie muito em alguém;
  • Compartilhe com frequência informações sobre o seu paradeiro para sua rede de apoio (amigos, familiares, companheiro(a), etc.). Vai fazer uma trilha? Avise a alguém. Vai para a balada? Compartilhe sua localização.
  • Não compartilhe muitas informações pessoais com outras pessoas, limite-se a dividir apenas o que for necessário.
  • Beba com moderação. Se divertir é permitido, claro, mas perder o controle e a consciência de si em locais onde você não conhece ninguém, pode colocar em xeque a sua segurança;
  • Faça um seguro viagem para que em casos de emergência, você tenha a assistência que precisa.

Fique hospedada em hostels

Viajar sozinha não significa ficar 100% do tempo sozinha. Você pode, deve, e provavelmente irá conhecer outras pessoas. Um lugar interessante (e seguro) para fazer isso são os hostels.

Hostels são excelentes locais para conhecer gente, coletar dicas únicas sobre o destino, fazer conexões e socializar no geral. 

Então, recomendamos fortemente que você se hospede em hostels ao longo do caminho para uma experiência mais imersiva e próxima da comunidade de viajantes e locais.

Conecte-se com você mesma

Você pode e deve ter momentos sociáveis na sua viagem, mas lembre-se também de tirar um tempo para apreciar sua própria companhia, se conectar consigo mesma e desfrutar da sua solitude.

Isso garantirá uma profundidade maior na sua experiência e uma boa dose de autoconhecimento.

Deserto do Atacama é seguro para mulheres viajando sozinhas?

Você também pode registrar, da forma que mais fizer sentido para você, suas experiências, sensações, pensamentos e sentimentos para lembrar dos seus momentos de conexão consigo mesma enquanto viajante sola sempre que for preciso.

Confie na sua intuição

Intuição, instinto, Deus, destino, sexto-sentido, chame do que for, mas, se uma situação parecer suspeita, ou algo parecer estranho demais e aquela vozinha lá de longe te disser para não ir ou não fazer algo, escute-a!

Aos poucos, você vai perceber que na maioria dos casos, ela estará certa e você terá feito a escolha correta. Seus instintos estão aí para te ajudar, não hesite em escutá-los.

Mas atenção, pois essa é uma linha tênue entre saber diferenciar uma situação de risco e sentir um medo irracional que estar fazendo algo pela primeira vez (viajar sozinha) pode proporcionar.

Assim, saiba filtrar aquilo que você sente que pode ser perigoso, do que é só um medo de encarar o desconhecido. 

Inspire-se em outras mulheres viajantes solas

Se essa jornada ainda parece distante da sua realidade, busque inspirações que vão te ajudar a chegar lá mais rapidamente. 

Uma forma de fazer isso é conectando-se com outras mulheres que viajam sozinhas ou comunidades de mulheres viajantes que se apoiam. 

Siga nas redes sociais, leia blogposts, acompanhe suas jornadas no YouTube e comece a se sentir mais próxima desse universo.

Algumas dicas de mulheres que viajam sozinhas e compartilham suas jornadas, e comunidades de mulheres viajantes são:

Conclusão

Viajar sola não precisa ser um bicho de sete cabeças ou coisa de outro mundo, e agora você conferiu algumas dicas cruciais de como viajar sozinha e encarar essa jornada de muitos aprendizados, autoconhecimento e liberdade.

Esperamos que sua estrada seja cheia de realizações e que você desfrute da liberdade de ser seu próprio ser no mundo. 

Em tempo, desejamos um incrível Dia Internacional da Mulher para você e um futuro cheio de oportunidades e possibilidades incríveis. 

E se seu primeiro (ou próximo) destino for o Chile, a Bolívia ou o Peru, não deixe de conversar com nossos consultores especializados e que sempre auxiliam mulheres em suas jornadas solas pela América do Sul. Entre em contato com a gente e fale com nossa equipe! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *