Deserto do Atacama à noite: o que fazer? Como é a vida noturna?
Se você acha que só é possível aproveitar o Atacama durante o dia, neste artigo, descobrirá como é o Deserto do Atacama à noite.
Muitas pessoas se perguntam o que acontece assim que voltam dos passeios pelo deserto durante o dia.
Existe vida noturna no pueblo de San Pedro de Atacama? Quais são as possibilidades de curtir a noite no deserto mais seco do mundo?
Saiba tudo sobre o tema neste artigo e confira algumas dicas para curtir o Deserto do Atacama de noite!
Como é a noite no Atacama?
A noite no Atacama não é a mais agitada que você encontrará, mas isso não significa que não existam lugares ou atividades para aproveitar o deserto também à noite.
A vida noturna está presente no itinerário de muitos viajantes, mas no Atacama, essa realidade é um pouco diferente.
Você encontrará sim restaurantes para aproveitar uma boa refeição e até bares para tomar alguma coisa e simplesmente compartilhar o momento com outras pessoas.
Entretanto, a primeira coisa a se saber sobre o Deserto do Atacama é que lá existem algumas regras, que são na verdade leis, um tanto quanto curiosas sobre esse tema.
Por exemplo, não se pode dançar, fazer festas em casa ou na rua e nem mesmo tomar bebidas alcoólicas sem comer alguma coisa na maioria dos estabelecimentos em San Pedro de Atacama. Mas então, como é a vida noturna no pueblo?
Mesmo que essas leis existam e sejam seguidas rigorosamente, ainda assim é possível se divertir no Atacama durante a noite.
Por causa dessas proibições, surgiram as famosas festas clandestinas do Atacama.
Essas festas são feitas nos arredores do povoado, em locais afastados do centro, e são para aqueles que não querem apenas ir a um dos bares da cidade e voltar para casa por volta da meia noite.
Assim, a vida noturna no Deserto de Atacama, apesar de suas regras, ainda assim é bastante viva e animada.
O que fazer no Deserto de Atacama a noite?
San Pedro de Atacama é um pequeno povoado no norte do Chile, popular por sua tranquilidade e atmosfera desértica e mágica.
Inclusive, esse é um dos charmes de San Pedro, o povoado de cerca de 5.000 habitantes que serve de base para os turistas que vêm explorar o deserto mais seco do mundo.
Mas que tipo de atividade pode-se fazer nessa pequena cidade cheia de regras contra a diversão?
Há muitas opções de atividades, desde aproveitar a culinária local e desfrutar de uma excelente refeição em um restaurante, até caminhar pela rua principal, a Caracoles, e sentir a vibe do lugar.
Você também pode simplesmente ir a um dos bares da cidade, que apesar de fecharem relativamente cedo para os padrões brasileiros, ainda assim proporcionam uma excelente experiência atacamenha aos viajantes.
Confira mais detalhes do que fazer no Deserto de Atacama a noite!
Comer uma boa refeição em um restaurante local
Existem vários restaurantes em San Pedro de Atacama. Você encontrará restaurantes não só de comida local, como também variedades de outros lugares do mundo.
Algumas opções que recomendamos são:
- Empório Andino: fica na esquina da rua Caracoles com Domingo Atienza;
- Restaurante Asiático: localizado na rua Caracoles, 219.
- La Picada del Indio: localizado na rua Tocopilla 418
- Babalu Heladeria: fica na Caracoles, 140;
- Pizzaria El Charrua: fica na rua Tocopilla 442.
Curtir a noite em um bar do pueblo
Embora exista uma tranquilidade inata no povoado, San Pedro de Atacama é repleto de bares para curtir a noite atacamenha.
Apesar das regras, dá para se divertir bastante, mesmo que o rolê acabe relativamente cedo – por volta de meia noite os bares começam a fechar.
Entretanto há algumas opções que se estendem (um pouquinho) após o horário permitido, como é o caso do Lola, um dos bares mais populares do povoado atualmente.
Algumas opções de bares no Atacama para desfrutar da vida noturna no deserto são:
- Chelacabur: fica na Caracoles, 212;
- El Toconar: na rua Caracoles, 330;
- Barros: Licancabur esquina com Tocopilla
- Mal de Puna: fica na rua Licancabur, 154.
- Lola: fica na rua Tocanao, 441.
Fazer o tour astronômico no deserto de Atacama
Outra opção, que não necessariamente envolve curtir a noite em bares ou restaurantes, mas que também proporciona uma experiência incrível no deserto de Atacama à noite é o tour astronômico no Atacama.
Recomenda-se fortemente fazer esse passeio em qualquer roteiro para o deserto de Atacama.
Isso acontece porque o céu do deserto mais seco do mundo é considerado como um dos mais limpos para a observação de astros – é realmente uma visão privilegiada do céu e uma experiência indispensável para sua viagem.
A Fui Gostei Trips oferece esse passeio, organizando tudo para que você desfrute ao máximo dessa experiência. Confira mais detalhes sobre o nosso Tour Astronômico no Atacama!
E as festas clandestinas?
As festas clandestinas são realmente uma realidade na noite de San Pedro de Atacama.
Mas como são escondidas, não há muitas informações divulgadas a respeito delas. As informações sobre quando e onde acontecerão geralmente são divulgadas no dia ou alguns dias antes.
Isso acontece porque o objetivo é justamente não alarmar as autoridades locais sobre as festas, para que de fato possam acontecer.
Contudo, essas festas normalmente ocorrem longe do centro de San Pedro, em locais remotos e pouco frequentados, justamente para não levantar suspeitas.
E, apesar de não ter informações fixas, elas normalmente acontecem nos finais de semana.
Então, se você realmente tem vontade de vivenciar a noite no Atacama, as festas clandestinas são uma opção que pode te levar a ter uma noite memorável.
Mas lembre-se sempre: cuidado e prudência nas suas aventuras nunca é demais. Divirta-se com moderação!
Conclusão
O Deserto do Atacama à noite também é uma experiência a ser vivida quando você for visitar o deserto mais seco do mundo.
Agora você já sabe os melhores programas e atividades para aproveitar a noite atacamenha e criar momentos memoráveis na sua viagem!
E se precisa de uma agência parceira para te ajudar a programar seu roteiro pelo Atacama, a Fui Gostei Trips é a sua aliada nessa jornada.
Entre em contato com a gente e solicite um orçamento de viagem pelo Deserto do Atacama!