Os melhores vinhos chilenos, tipos de uvas e dicas para escolher

🕑 5 minutos de leitura
Compartilhar

Está indo para o Chile e quer saber quais são os melhores vinhos chilenos para comprar no país?

O Chile é mundialmente conhecido por seus incríveis vinhos. Ao visitá-lo, fazer um passeio para uma vinícola para conhecer um pouco sobre viticultura do país é quase uma parada obrigatória.

Mas muitas pessoas não sabem como distinguir e escolher os vinhos entre as diferentes opções. 

Por isso, criamos este guia sobre as principais uvas cultivadas no Chile, dicas para escolher um vinho e as melhores opções atualmente. Acompanhe! 

Tipos de uva cultivadas no Chile

O Chile tem o clima e uma localização geográfica ideal para o cultivo de vários tipos de uva, fazendo com que o país seja um dos maiores produtores de vinho do mundo. 

A diversidade de climas no país permite que o Chile cultive uma grande variedade de uvas em diversas regiões. Algumas das uvas mais populares são:

  • Carménère;
  • Cabernet Sauvignon;
  • Merlot;
  • Syrah;
  • Sauvignon Blanc;
  • Chardonnay.

Conheça mais sobre as uvas cultivadas no Chile!

Carménère

Originalmente de Bordeaux, na França, mas que se adapta muito bem ao clima do Chile, a uva carménère é cultivada majoritariamente nas regiões do Vale do Maipo e Colchagua. 

A produção resulta em vinhos tintos de alta qualidade com taninos macios, notas de frutas vermelhas e muitas vezes, um toque terroso. 

Cabernet Sauvignon

Uma das uvas mais conhecidas no mundo, Cabernet Sauvignon também é cultivada no Chile em diversas regiões como Aconcágua, Colchagua e Maipo. 

Produz um vinho encorpado, com notas de frutas negras, como amoras, chocolate e outras especiarias. Além disso, possui um grande potencial de envelhecimento.

É possível encontrar os vinhos Cabernet Sauvignon por todo o Chile, mas principalmente nas regiões citadas, você encontrará vinhos excelentes. 

Merlot

Merlot também é uma uva mundialmente conhecida e originada de Bordeaux, na França. É comumente encontrada em regiões como Vale do Maule, Maipo e Casablanca.

A uva Merlot produz vinhos tintos com taninos mais suaves e notas de frutas maduras como ameixas e cerejas. É um vinho mais fácil de beber do que um Cabernet Sauvignon, por exemplo.

Syrah

A uva Syrah, ou Shiraz origina-se de Rhône, na França, mas a produção chilena de vinhos tintos com essa uva também tem se destacado no mercado dos vinhos.

Regiões como Elqui, Vale de Colchagua e Vale do Maipo são grandes produtoras de vinho Syrah, que geralmente são bem encorpados, com notas de frutas negras, e especiarias como pimenta e chocolate.

Sauvignon Blanc

Sauvignon Blanc é uma uva branca muito conhecida no Chile. Os vinhos produzidos a partir dela tem características como alta acidez, frescor e aromas intensos. 

Essa uva possui notas de frutas cítricas e tropicais, como maracujá e grama fresca. A uva Sauvignon Blanc é comumente cultivada em regiões como Casablanca, Leyda e San Antonio, além da costa de Colchagua. 

Chardonnay

Chardonnay é outra uva branca, uma das mais populares, que produz vinhos tanto mais frescos, quanto mais encorpados. 

Em sua composição geralmente encontram-se notas de frutas brancas como peras e maçã verde, além de baunilha. É comumente cultivada em regiões como Casablanca e Aconcágua.

4 dicas para escolher os melhores vinhos chilenos

Para quem não está familiarizado com o universo da enologia, saber escolher vinhos pode ser um desafio, principalmente quando há uma variedade de opções de alta qualidade.

Assim, aqui vão algumas dicas para te ajudar neste processo!

Considere seu gosto

Antes de tudo, levar seu gosto em consideração é fundamental para fazer um filtro entre as opções. 

Se você não conhece os tipos de uvas e vinhos que gosta, fazer degustações pode te ajudar a descobrir aquilo que te agrada mais. 

Existem vários passeios com visitas às vinícolas ao redor de Santiago, que oferecem a experiência de degustação de diversos vinhos produzidos no Chile. 

Essa pode ser uma boa maneira de conhecer os melhores vinhos chilenos e descobrir aqueles que você mais gosta.

Conheça mais sobre as regiões

Como mencionado, o Chile possui várias regiões de produção de vinho. As diferenças no clima e na localização influenciam diretamente no cultivo das uvas. 

Por exemplo, regiões mais frescas, como o Vale de Casablanca, são muito propícias à produção de vinhos de uvas brancas, como Chardonnay e Sauvignon Blanc. 

Desse modo, conhecer mais sobre as regiões e os tipos de uva produzidos pode te ajudar a ter mais clareza de quais vinhos são ideais para você.

Defina um orçamento

O mundo dos vinhos é muito versátil. Você pode encontrar vinhos de diversos preços, desde os mais baratos até os mais caros. Por isso, pode ser mais difícil fazer uma seleção sem um orçamento definido.

Assim, ter uma ideia de quanto você está disposto a gastar em vinhos chilenos é essencial para fazer escolhas mais conscientes. Para isso, defina uma faixa de preço e busque as melhores opções dentro dela.

Peça ajuda de especialistas

Não há nada melhor do que ter ajuda de especialistas em vinho para te ajudar na sua escolha. Nos passeios para as vinícolas, por exemplo, você encontrará especialistas que explicarão detalhes sobre o cultivo de uvas e a produção de vinhos.

Então, aproveite que você estará em um país considerado como um dos maiores produtores de vinho do mundo para tirar suas dúvidas e buscar ajuda para escolher os melhores vinhos chilenos.

Quais são os melhores vinhos chilenos?

Você já deve ter percebido que o Chile conta com uma variedade enorme de vinhos de alta qualidade. 

De acordo com vários portais do mundo dos vinhos, os melhores vinhos chilenos atualmente são:

  • Don Melchior 2020 – Vinícola Concha y Toro
  • Medalla Real Gran Reserva 2018 – Vinícola Santa Rita
  • Carmín de Peumo Carmenere 2020 – Vinícola Concha y Toro 
  • Viñedo Chadwick 2020 – Vinícola Chadwick
  • Seña 2020 – Vinícola Seña.

Esses são apenas alguns exemplos que refletem o maior nível de qualidade de vinhos do Chile. Mas é possível encontrar opções de alta qualidade e mais acessíveis. Por exemplo:

  • Vinho Santa Helena Reservado Merlot – Vinícola Santa Helena.
  • Concha y Toro Reservado Cabernet Sauvignon – Vinícola Concha y Toro;
  • Vinho Branco Gato Negro Chardonnay – Vinícola San Pedro.
  • Vinho Undurraga U Merlot – Vinícola Undurraga. 

Conclusão

Já deu pra perceber que o mundo dos vinhos é um paraíso à parte que merece ser explorado da forma certa, não é mesmo? 

Agora você já conhece as principais uvas cultivadas no Chile e alguns dos melhores vinhos chilenos atualmente. Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para você. 
E se você quiser ter uma experiência completa de imersão no mundo dos vinhos, entre em contato com a Fui Gostei Trips e conheça nossos passeios para algumas das melhores vinícolas no Chile!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *