Mochilão na América do Sul: roteiro Peru, Bolívia e Chile

🕑 6 minutos de leitura
Compartilhar

Quando falamos em mochilão na América do Sul, o roteiro Peru, Bolívia e Chile é uma das opções mais populares entre os viajantes. 

Na maioria das vezes, os viajantes buscam conhecer alguns dos destinos mais incríveis desses países, como o Deserto do Atacama, o Salar de Uyuni e Machu Picchu

Porém, na hora de se planejar surgem muitas dúvidas de como fazer essa rota tanto por terra, quanto por vias aéreas e as opções para otimizar seu tempo e seus custos durante a viagem.

Fique por aqui para descobrir todas essas informações e planejar a melhor rota para os destinos queridinhos da América do Sul. Acompanhe!

Por que fazer um mochilão na América do Sul?

Se você ainda tem dúvidas sobre fazer ou não um mochilão na América do Sul, mais especificamente, no Peru, na Bolívia e no Chile, aqui estão algumas boas razões para explorar essa parte do continente americano:

  • Culturas autênticas;
  • Destinos e paisagens fascinantes;
  • Culinária e gastronomia únicas;
  • Destinos relativamente baratos;
  • Muita história no meio do caminho.

O que é o Altiplano Andino?

O trio Chile, Bolívia e Peru fica em uma região da América do Sul chamada de Altiplano Andino, que compreende também o norte da Argentina e o Equador. 

Cercados pela Cordilheira dos Andes – que é a maior cadeia montanhosa do mundo, o Altiplano Andino é uma das regiões mais bonitas do continente.

Nesta região, que tem como forte característica sua altitude elevada, é possível encontrar desde paisagens desérticas e áridas, à vulcões ativos e adormecidos, lagoas altiplânicas, salares, formações rochosas, montanhas nevadas, além de muitas ruínas que remontam à civilizações antigas pré-colombianas. 

Em resumo, é uma região cheia de encantos, autenticidade cultural, povos originários, locais interessantes, gastronomia incrível e muita história.

Roteiro Peru, Bolívia e Chile: qual é a melhor rota de viagem?

Pessoas fazendo um trekking em uma montanha
Foto de Eric Sanman

Para montar um roteiro pelo Peru, Bolívia e Chile, principalmente se você está viajando no estilo mochilão, é fundamental pensar estrategicamente nas rotas que você fará.

Essa é uma dúvida comum de nossos clientes e leitores, por isso, resolvemos facilitar para vocês. 

Neste sentido,é preciso considerar o tipo de roteiro que você fará: circular ou linear.  Um roteiro circular vai e volta pelo menos destino. Já um roteiro linear significa chegar em um destino e voltar por outro. 

Cada estilo influencia os custos da viagem. Por exemplo, em um roteiro circular, você poderá mudar a rota e conhecer mais lugares no retorno da sua viagem. 

Já em um roteiro linear, você pode reduzir seus custos, já que não precisará retornar ao ponto de partida.

Em suma, tudo dependerá da sua disponibilidade, das suas prioridades de viagem e claro, das suas preferências. Independente do tipo de roteiro, aqui estão algumas opções de rotas que você pode optar fazer:

Peru, Bolívia e Chile: rota por vias aéreas

Saindo do Brasil, para chegar em um dos três destinos, você provavelmente optará por ir por vias aéreas. Para os três países, geralmente são operados voos com escalas.

Nesse quesito, uma boa recomendação é partir diretamente para o Chile, já que o país opera companhias low cost que ajudam a reduzir os custos.

Neste roteiro, você se destinará à Calama, que é onde está o aeroporto mais próximo de San Pedro de Atacama – cidade base para os passeios no deserto mais árido do mundo. 

Por isso, para chegar em Calama saindo do Brasil, é preciso fazer uma escala em Santiago. Você pode aproveitar para ficar uns dias na capital chilena e fazer alguns passeios por Santiago.

Outra opção é voar para Lima ou Cusco, no Peru, e começar sua rota por lá. Nesta alternativa, você vai poder começar pelo Peru, passando pela Bolívia e cruzar para o Atacama, no Chile.

As duas opções oferecem benefícios. Por exemplo, começar pelo Chile oferece o benefício de encontrar voos mais em conta com companhias low cost. 

Por outro lado, começar pelo Peru, pode baratear sua viagem na travessia Salar de Uyuni – Deserto do Atacama, uma vez que geralmente é mais barato começar o passeio pela Bolívia do que pelo Chile.

Peru, Bolívia e Chile: rota por vias terrestres

Chegou em um dos três países? Hora de pensar nos deslocamentos entre eles! Lembrando que escolher as cidades vai depender de quanto tempo disponível você tem. 

A locomoção entre os países do Altiplano Andino é majoritariamente feita por terra por diversas razões: é mais fácil, é mais econômico, é mais flexível e conta com mais opções de rotas.

Se você tiver tempo, pode adicionar cidades ao seu roteiro, repensar as rotas durante o caminho e aproveitar da melhor forma possível. 

Se você for começar pelo Peru, por exemplo, em Lima, uma dica é seguir descendo e explorar cidades como Cusco e Águas Calientes (pueblo de Machu Picchu), Vale Sagrado, Huacachina, Arequipa e Puno (Lago Titicaca) e depois cruzar por terra para a Bolívia. 

Ao cruzar para a Bolívia, você chegará a Copacabana e poderá ver o lado boliviano do Lago Titicaca. 

Depois, poderá seguir para cidades como La Paz, Sucre e Uyuni, onde fará o passeio para o Salar de Uyuni e a travessia para o Chile.

No Chile, você terá o Deserto do Atacama inteiro para explorar e se aventurar, além de poder adicionar Santiago e cidades próximas como Valparaíso e Vinã del Mar ao seu roteiro. 

Esse roteiro pode ser feito inversamente, começando por Santiago com destino ao Atacama, cruzando para a Bolívia e depois para o Peru. 

Lembrando que essas rotas podem ser feitas de ônibus e trem (em alguns trechos, como Machu Picchu), te ajudando a economizar bastante com transporte.

Se você planeja fazer um roteiro circular, poderá adicionar alguma outra cidade no seu trajeto, ou se não conseguiu visitar todas na ida, pode fazer na volta. 

Porém, caso planeje começar em um país e terminar em outro, é bom planejar melhor os destinos para não deixar nenhum lugar de fora do seu roteiro.

Dicas para o seu mochilão na América do Sul

Foto de Eddie Kiszka

Agora que você já conheceu as melhores rotas e como fazê-las no seu mochilão na América do Sul, confira algumas dicas para tornar sua experiência ainda mais valiosa:

Faça a aclimatação correta

Uma das características mais marcantes desse roteiro no Altiplano Andino é a altitude elevada. 

Você estará frequentemente em locais com altitude em torno de 3.000 metros, sendo indispensável fazer uma boa aclimatação.

Uma dica é começar pelos destinos com menor altitude e ir gradualmente aumentando para evitar o Mal de Altitude (Soroche) e curtir ao máximo seu mochilão.

Pegue ônibus noturnos

Outra dica valiosa é, sempre que possível, optar por ônibus noturnos. Os deslocamentos terrestres geralmente são longos e exaustivos. 

Assim, ao optar por ônibus noturnos, você economiza com hospedagens e não perde seus dias se deslocando de um lugar a outro.

Seja flexível

Na América do Sul tem sempre muita coisa acontecendo e provavelmente você encontrará alguns imprevistos no seu caminho. 

Por isso, manter-se flexível a possíveis mudanças é indispensável para evitar frustrações. 

Isso não quer dizer que você não precise de um mínimo de planejamento, pelo contrário, é preciso saber bem seus limites e capacidades para poder manejar o imprevisível. 

Faça reservas com antecedência

Por último, vale lembrar que o roteiro Peru, Bolívia e Chile é um dos mais buscados por viajantes na América do Sul. 

Assim, é fundamental fazer reservas em alguns destinos com certa antecedência, como por exemplo, para Machu Picchu ou alguns passeios no Atacama, principalmente se você for em um período de alta temporada. 

A boa notícia é que se você ainda não sabe nem por onde começar a se planejar para seu mochilão na América do Sul, a Fui Gostei Trips é a solução que você busca. Oferecemos diversos passeios personalizados para o Chile, Bolívia e Peru, facilitando seu roteiro de viagem pelo Altiplano Andino e enriquecendo sua experiência com uma agência que pensa nas suas necessidades.

Entre em contato com a gente, conheça nosso catálogo, receba uma atendimento carinhoso e saiba como podemos te ajudar na sua experiência!

botão de CTA para o Whatsapp

One thought on “Mochilão na América do Sul: roteiro Peru, Bolívia e Chile

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *