Qual a melhor época para viajar ao Deserto do Atacama?

🕑 5 minutos de leitura
Compartilhar

Está planejando uma viagem ao Deserto do Atacama e ainda não decidiu qual é a melhor época para viajar? Neste post vamos te contar sobre o clima do Deserto em todas as estações.

Verão – Dezembro, Janeiro e Fevereiro

Esses são os meses de alta temporada em San Pedro de Atacama.  

As temperaturas durante o dia podem chegar a 29°, entretanto, a sensação térmica é muito maior. Devido à altitude, o sol castiga de verdade.

Não se engane achando que o clima seco, árido e quente vai permanecer o dia todo, contudo. Como todo deserto, as temperaturas caem à noite e no Atacama não é diferente, podendo chegar a 10º, então não esqueça de levar um casaco se for viajar nessa época. 

Neste período acontece um fenômeno chamado: Inverno Altiplânico. É a temporada em que pode ocorrer chuvas no Deserto. Geralmente essas chuvas são na segunda quinzena de janeiro – mas atenção: não é uma regra. Pode vir antes, pode vir depois, pode ser por um período curto, pode se prolongar mais. A natureza é soberana e nós nos adptamos.

Devido à chuva, alguns passeios podem vir a serem cancelados, então se prepare para possíveis mudanças no seu roteiro, viu? Tendo isso em mente, sua viagem será muito melhor aproveitada. E não se preocupe tanto: além de ter muitas opções do que ver no deserto, nós cuidaremos do seu roteiro para que você possa aproveitar bem o seus dias no Atacama.

qual-a-melhor-epoca-para-viajar-ao-deserto-do-atacama (1)
Laguna Cejar

Outono – Março, Abril e Maio

As meias estações são as melhores épocas para conhecer o Deserto do Atacama, pois geralmente o tempo fica firme, poucas nuvens no céu e temperaturas mais amenas. Dificilmente você terá problemas com neve ou chuva nesse período. 

Durante o dia a temperatura pode variar entre 17° e 25°, e as madrugadas podem bater facilmente 2°. 

Este é um período de baixa temporada, dessa forma, você vai encontrar a cidade um pouco mais vazia e com preços melhores (mas atenção: nos feriados brasileiros pode ficar mais cheio, viu!). 

Nesses meses a vegetação das Termas de Puritama, as famosas Colas de Zorro, ficam incríveis! Olha só nessa foto aqui embaixo como são lindas.

Dica Fui Gostei Trips: Para quem for conhecer o Salar do Uyuni na Bolívia, MARÇO é o melhor mês para pegar o salar espelhado

qual-a-melhor-epoca-para-viajar-ao-deserto-do-atacama (1)
Termas de Puritama

Inverno – Junho, Julho e Agosto

Nos meses de inverno a temperatura fica na casa dos 15 a 20° durante o dia, sendo bem agradável. Na hora que o sol se põe, no entanto, a temperatura despenca. Na madrugada e início da manhã é possível que esteja 0° ou menos.

Julho e Agosto são alta temporada, isso significa: cidade cheia e com os preços mais elevados. Setembro já é considerado baixa temporada (mas atenção: 18/09 é o maior feriado chileno e os bons hotéis esgotam rápido e as passagens ficam mais caras). 

É importante salientarmos que nos meses de Junho, Julho, Agosto e início de Setembro tem grande chance de passeios cancelados devido ao mau tempo. Passeios em altitude, como Lagunas Altiplânicas, Geyser del Tatio e Rota dos Salares, podem ter a estrada de acesso fechada devido à quantidade de neve. E o trekkings para os vulcões também costumam ser adiados até que melhore o acesso até eles. Além disso, o tour do Salar de Uyuni pode precisar ser realizado através de uma fronteira diferente e mais distante, e isso implicar nos custos do passeio.

Se mesmo sabendo desses contratempos, você decidir viajar para o Atacama no Inverno, saiba que encontrará lindas paisagens com a cordilheira nevada. Vá de mente e coração abertos para as mudanças que certamente serão necessárias para acomodar o seu roteiro às condições climáticas do momento e tenha a certeza de que, uma vez que você esteja consciente dos imprevistos pelo caminho, sua viagem para o Atacama poderá ser incrível e inesquecível. Por isso é imprescindível ter uma boa agência, como a Fui Gostei Trips, assessorando no que precisar e passando informações confiáveis.

Faz muito frio no Inverno no Deserto do Atacama?

Ah! Claro! Não podemos deixar de mencionar que, se você estiver no Deserto do Atacama nessa época, prepare seus melhores casacos – facilmente você pegará temperaturas negativas. Leia aqui como preparar a sua mala para viajar para o Atacama.

No entanto, aqui vai uma notícia boa: não são todos os passeios que são gelados, e você pode até mesmo usar roupas mais frescas durante o dia nos passeios de menor altitude, como Valle de la Luna, Vallecito, Lagunas Escondidas ou Laguna Cejar. Mas, vai pela gente, tenha sempre um bom casaco com você seja onde for.

qual-a-melhor-epoca-para-viajar-ao-deserto-do-atacama (2)
Geyser Blanco

Primavera – Setembro, Outubro e Novembro

Assim como o outono, a primavera também é uma ótima época para você conhecer o Deserto do Atacama.  

Ou seja, as temperaturas variam entre 17° e 25° durante o dia, e as madrugadas ficam em torno dos 2°. Isso significa que com a temperatura mais amena dificilmente passeios são cancelados por mau tempo. Sendo assim, a chance de pegar dias com o céu incrível é alta

Outras vantagens: é época de baixa temporada, os preços de acomodação e passagem aérea diminuem, assim como a circulação de turistas na cidade.  

Em Setembro e Outubro pode ocorrer um fenômeno chamado: Deserto Florido. Se nunca ouviu falar desse milagre da natureza, leia mais nesse artigo.

Ah, e a melhor época para ver Flamingos é entre Outubro a Março, viu?

qual-a-melhor-epoca-para-viajar-ao-deserto-do-atacama (3)
Bike Tour

Venha viver essa experiência única! Entre em contato conosco e receba o melhor atendimento para montar um roteiro personalizado para a sua viagem ♥ 

2 respostas para “Qual a melhor época para viajar ao Deserto do Atacama?”

  1. ivanir maria de oliveira disse:

    Obrigada pelas suas dicas estava planejando de 15 a 26 de setembro mas sabendo do feriado e das mudanças do clima vou depois do dia 18 de setembro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *